Vou lhe dizer se vc andou todo este tempo sem água no radiador tenho quase certeza que seu cabeçote disse Adeus, estou acabando de sair de uma situação muito parecida com a sua e por meses fiquei procurando vazamentos e não encontrei, pressurizei, apertei braçadeiras, fitas térmicas e nada de parar, no final era o cabeçote e lhe digo, dificilmente ficará bom depois da retifica, se o desbaste for maior que 0,50 esquece, compra outro, alias, eu não mando retificar mais, se precisar compro outro ou vendo do jeito que está (avisando dos reparos necessários, claro), por mais que façam testes e mais testes a taxação aumento muito e tome água para fora.
O mostrador do painel não iria lhe dar a leitura correta, porque ele lê a temperatura da água e como não tinha água no sistema ele lia só o vapor, instala um leitor de mercúrio (eu tenho um no cabeçote) ou o racetronic que o pessoal usa miuito aqui e sempre no cabeçote, leitor na parte de baixo ou só na água não compensa e o original quando der sinal de vida é porque foi embora faz tempo.
Tem certeza que você tem vaso de expansão ou reservatório anexo ao radiador? Se for reservatório basta prender um pano seco na saída do respiro e andar um poco verá que a água sai por ali quando você atingi um RPM maior (o meu descobri assim).
Quanto perder mais água com o ar quente ligado, deve ser porque o seu radiador de aquecimento (fica atrás do painel) está vazando, ou a mangueira que liga nele, isto acontece muito, troque a mangueira se continuar a vazar é o radiador, ou vc o isola ou o troca, veja que embaixo dos carpetes atrás do painel deve estar molhado.
Quanto ao diesel S10 e S500, bom, esse assunto é tabu aqui, procure no fórum que tem muita coisa e é melhor seguir a "crença" que lhe agrada mais.