x
Convex Datacenter
Página 11 de 12 PrimeiroPrimeiro ... 23456789101112 ÚltimoÚltimo
Resultados 121 a 132 de 137

Hybrid View

  • #1
    Usuário
    Entrada
    19/03/2018
    Local
    Uberlândia/MG
    Idade
    41
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0



    Citação Postado originalmente por Fred Miranda Ver Post
    E em relação à fumaça? Aumentou?
    Não percebi nenhum aumento de fumaça, mas o programador disse que é comum ocorrer. O que estou estranhando é que o carro ficou bem solto, perdeu muito do freio motor e sem alteração no escapamento. O controle de frenagem já quase não entra mais e o freio segura bem menos. Tem que reaprender a dirigir, senão fica perigoso. Mas estou satisfeito, até porque os BF tinham pesado bastante o carro.

  • #2
    Usuário
    Entrada
    24/04/2018
    Local
    Goiania/GO
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Imperador! Ver Post
    Boa noite amigos,

    Esse tópico é pra esclarecer as principais dúvidas sobre reprogramação e "chipagem" de veículos. De início, esclareço que:

    a) Não estou ganhando nada pra isso, nem trabalho em qualquer empresa do ramo. Tudo que você venha a decidir fazer, faça por sua conta e risco e procure a empresa que melhor lhe parecer.
    b) Não me responsabilizo pelas informações aqui contidas. Sou um mero usuário de picapes. Quem tem que dar garantias é o fornecedor e a empresa que fizer o serviço e não eu.
    c) Vou tentar esclarecer as principais dúvidas no que se relaciona a carros diesel. Lembrando que a reprogramação só se aplica a veiculos common rail (em geral, os fabricados a partir de 2005).
    d) Farei a explicação nos termos mais leigos possíveis. Tanto por minha limitação (a.k.a "ignorância), quanto pra facilitar compreensão.


    Dúvida 1: qual a diferença entre chipar e reprogramar? É a mesma coisa?

    Resposta -> Não, são coisas diferentes. Como o nome diz, "chipar" é colocar um aparelho na flauta do rail emulando informações de alguns sensores do veículo, fazendo com que a pressão de injeção na flauta e nos bicos seja diferencida. Aumentada a pressão, aumenta-se a potência. A regra é clara, mais diesel mais potência. Já reprogramar se trata de um procedimento mais "refinado", onde o programador modifica inteiramente os parâmetros do veículo diretamente na central de injeção eletrônica do veículo. Dessa forma, enquanto que "chipar" você só tem acesso a algumas informações disponíveis na flauta do rail, a reprogramação tem acesso a virtualmente todos os dados e sensores do veículo. É por essa razão que em geral se consegue resultados melhores fazendo reprogramação.

    Dúvida 2: perde garantia?
    Resposta -> É preciso deixar claro que SIM!! Qualquer procedimento que seja realizado nesse tipo, é fundamento para a montadora negar garantia do veículo. Porém devemos ter em mente duas coisas: 1) para negar garantia pela reprogramação, o problema tem que estar relacionado ao serviço (ou seja, não pode negar problema de suspensão!); 2) mesmo o chip, que você tem a vantagem de retirar sempre que precisar deixar o carro na concessionária, deixa dados gravados na ECU e portanto pode ser detectado. Ou seja, apesar da chance ser mais remota de ser detectado utilizado o chip, também é possível essa detecção através de arquivos de log. Ou seja, no fim das contas, qualquer que seja o método utilizado, verificada a modificação dos padrões originais do veículo, a montadora tem meios para negar a garantia.

    Dúvida 3: Aumenta potência? Quanto aumenta?
    Resposta -> Sim, a potência é aumentada e o torque também. O quanto vai ser alterado vai depender do chip usado ou da reprogramação. Geralmente as preparadoras possuem duas opções básicas de ajuste (chamadas vulgarmente de Stage I e Stage II) e os chips tem várias versões que provocam diferentes.

    Dúvida 4: Reduz consumo?
    Resposta -> Isso é questionável. Reduzir o consumo é uma questão que depende muito mais do motorista que qualquer programação. Imagine o seguinte: você precisa utilizar 50% do pedal do acelerador pra manter o veículo a 100km/h... se você reprogramar, devido a maior quantidade de diesel disponível, só precisará utilizar de 30 a 35% do pedal. Logo, menos acionamento do pedal, menor consumo. O que costuma acontecer, porém, é o dono do veículo se empolgar com a potência extra e atolar o pé. E aí a lógica também entra na conta... mais pedal, mais diesel, mais consumo.

    Dúvida 5: Reduz ou aumenta durabilidade do motor?
    Resposta -> Essa realmente é uma pergunta que ninguém pode dizer com toda certeza. Se por um lado, se utilizado como se utilizava o veículo antes de fazer o serviço, certamente o motor se esforçará menos; se utilizado mais ao limite, se esforçará mais. Ainda assim, não é uma ciência exata. Tem muitas variáveis.

    Dúvida 6: Vou sentir a força do motor mais cedo, reprogramando?
    Resposta -> Vai depender do tipo de programação e da curva de potência e torque que vai ser utilizada. Em geral, os programadores trabalham pra que o torque máximo venha em menor rpm possível e a potência máxima esteja disponível por mais tempo. Porém a engenharia tem limitações que vão desde a física até os componentes do motor e questões de desgaste inesperado.

    Dúvida 7: Quero fazer pra retirar o DPF do meu veículo. Posso chipar?
    Resposta -> Infelizmente não. Até onde eu saiba não existe chip que faça DPF Delete. Somente reprogramando. E além da reprogramação você terá outro custo que é remover o DPF do veículo, pois se deixar como vem original há de se provocar entupição do mesmo. O serviço básico oferecido pelas programadoras retiram o "miolo" do DPF pra evitar esse tipo de problema. Mas que fique claro, esse procedimento invalida a garantia.

    Dúvida 8: Preciso alterar a documentação do carro?
    Resposta -> Não. O serviço tanto de chipagem como reprogramação são imperceptíveis a qualquer fiscalização (exceto vistoria), de forma que nessa parte é tranquilo.

    Dúvida 9: Minha cidade tem vistoria anual. Posso reprogramar?
    Resposta -> Poder pode. Mas muito provavelmente o carro será reprovado. Aí você tem três opções: a) reprogramar e deixar o DPF; b) reprogamar, tirar o DPF e anualmente colocá-lo para fazer a vistoria; c) deixar original.

    Dúvida 10: Qual o custo desse serviço?
    Resposta -> O serviço de reprogramação custa de R$ 2.000 a R$ 4.000 em média, a depender do programador e da programação realizada. Ressalte-se que o serviço de escape não está normalmente incluído neste valor.

    Bem amigos, em resumo acredito que essas sejam as principais dúvidas. Costumo receber muitas MPs de colegas foristas questionando sobre esses procedimentos, por isso resolvi iniciar esse tópico. Não há dúvida que a reprogramação pode resolver inúmeras problemas que um carro possa ter, porém a de se estar disposto a saber que outros podem surgir. Não é uma ciência exata.

    Não adianta vir questionar o tópico com comentários do tipo "reprogramar pra quê? Pra andar a 200km/h?". Essa não é minha intenção e nunca reprogramei com esse objetivo. A reprogramação pode ser até uma ferramenta de segurança, garantindo ultrapassagens mais fáceis e seguras. Se infelizmente alguns querem reprogramar pra estourar os velocímetros de seus carros, só posso rezar para não encontrar com eles nas estradas da vida. Mas pra esses, até a potência original dos carros já é demais.

    Não sou o dono da verdade, vamos discutir os aspectos mais polêmicos e outras dúvidas que forem surgindo.

    Aqui embaixo vou colocar alguns videos pra ajudar a entender alguns conceitos empregados, como reprogramação, curva de potência e torque, etc...









    Se eu reprogramar meu carro, é possivel depois tirar o programa e deixa-lo original novamente? Se sim, é possivel que se descubra?

  • #3
    Usuário
    Entrada
    18/06/2017
    Local
    FORTALEZA/CE
    Idade
    52
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Boa tarde,
    Alguém já usou esses Chips da Race Power Chip? No mercado livre informam que são plug and play e só vi comentários elogiosos. Tenho uma l200 GLS 2010 e estou querendo melhorar um pouco seu desempenho, mas com uso comedido.

  • #4
    Usuário
    Entrada
    24/01/2018
    Local
    Pirenopolis/GO
    Idade
    33
    Posts
    8
    Agradecimentos: 0
    Pretendo reprogramar a minha frontier 2.8 ano 2006 ,já tenho ele dez anos e quero da um uq nela ,aproveitar q motor é turbina tá zero,alguém conhece alguém q tem uma reprogramação é quais são os resultados

  • #5
    Usuário
    Entrada
    27/07/2007
    Idade
    43
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0
    Boa noite a todos. Fiz uma reprogramação em uma Frontier 2013 Atack, eliminando EGR e DPF, já peguei o carro sem o DPF e mandei fazer a reprogramação. Porém, o carro apresenta o código P016B, já fiz todos os procedimentos relativos a esse código, e não consegui sanar o defeito. As vezes passa até 10 dias sem acender a luz da injeção, e depois volta o problema. Entra sempre em modo de proteção. Por último, mandei fazer o teste de vazamento de pressão, e foi eliminado um vazamento na mesa do coletor, passamos o Scanner mas novamente voltou o problema. Peço aos colegas que me deem uma luz do que eu possa fazer, já que venho sofrendo a 8 meses com esse defeito, e já passou por 3 oficinas.

  • #6
    Usuário
    Entrada
    07/04/2018
    Local
    Nova Friburgo/RJ
    Idade
    45
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por dias_adriano Ver Post
    Decidi remapear meu carro, pois viajo bastante e a potência extra em ultrapassagens ajuda e muito, mas no caso do meu carro, eu não sabia mas eu já precisava remapear ou então trocar o DPF. O DPF do meu carro estava entupido já, e mesmo após o remapeamento o carro não demonstrava melhora significativa na performance, eu questionei com o representante da SFI aqui na minha cidade, pois não tinha percebido melhora significativa no meu carro, e fomos averiguar qual poderia ser o motivo disso, e foi quando chegamos a remoção do DPF. Depois disso o carro, ficou excelente, potência extra, motor trabalhando livre, melhorou o consumo, meu carro fazia apenas 8,3 Km/l na cidade, e 8,7 na estrada com velocidade entre 120~130, agora após a reprogramação chegou a marcar 10,5Km/l na cidade e após uma viagem que fiz o computador de bordo está acusando 9,9Km/l velocidade entre 120~140.
    Agora sou obrigado a concordar com os colegas foristas quando dizem que só o que penso é: Porque eu não fiz isso antes? rsrsrs
    dias_adriano, como está o consumo hoje na bomba? pq a minha dá uma diferença de 1,5lts entre o computador e a bomba

  • #7
    Usuário
    Entrada
    08/11/2014
    Local
    andradina/SP
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0
    Bom dia pessoal

    A poucos dias adquiri uma Ranger 3.2 CS 2013, cujo dono anterior disse já ter sido chipada porem foi retirado e hoje está “original”...
    Tive muitos transtornos com ela por um bico travado que me rendeu a compra de um motor novo. (O ex dono arcou com o prejuízo).
    Me surgiu a dúvida se ela realmente está com a programação original, pelo fato dela não ter mais o DPF, pois tenho medo dela me dar outra surpresa... Eis a questão:

    Ranger uma vez reprogramada com retirada de DPF, somente será possível remap original com a compra de outro DPF? Não tem outra saída?

  • #8
    Usuário Avatar de jeb
    Entrada
    16/02/2011
    Local
    São Carlos/SP
    Posts
    685
    Agradecimentos: 10
    Pessoal

    Conforme apontado aqui por diversos colegas, há sempre algum ganho em potência/torque e/ou consumo (mais ou menos).

    Porém, pouco se discute quanto à durabilidade do motor e de suas peças. Alguém já teve a experiência de rodar mais de 100.000km com o motor reprogramado/remapeado?

    J.
    Ford Ranger XLS 4x4 AT 2019
    Ex: Renegade Diesel Sport 4x4 2015 (agora com a chefa)
    EX: Toyota RAV4 4x4 2007 - Ex: Ford Explorer V6 4x4 1998

  • #9
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    56
    Posts
    2,058
    Agradecimentos: 58
    Afetar ou não a durabilidade é uma consequência da forma que for utilizado o aumento da potência.
    Tem gente que faz a reprogramação apenas para ter mais agilidade e segurança nas ultrapassagens. Nesses casos, o tempo que que estará utilizando a potência extra representa muito pouco em relação à km total rodada e, por isso, a redução da durabilidade, se houver, será imperceptível.
    Por outro lado, tem que aumente a potência para participar de competições e nesse caso a adicional de cavalos estará sendo usado em praticamente 100% da KM rodada e a redução da vida útil será drástica.
    Entre esses 2 extremos, há uma infinidade de possibilidades.
    Inclusive um veiculo chipado usado de forma moderada pode durar muito mais que um original cujo motor é sempre exigido ao máximo.
    Conclusão: não há uma relação direta entre aumento de potência e redução da durabilidade. O que faz reduzir a vida útil é o quanto se usa (ou abusa) a potência. Se for chipado, a possibilidade (e a tentação) de abusar será maior.



    Citação Postado originalmente por jeb Ver Post
    Pessoal

    Conforme apontado aqui por diversos colegas, há sempre algum ganho em potência/torque e/ou consumo (mais ou menos).

    Porém, pouco se discute quanto à durabilidade do motor e de suas peças. Alguém já teve a experiência de rodar mais de 100.000km com o motor reprogramado/remapeado?

    J.
    4X4 Brasil

  • #10
    Usuário
    Entrada
    20/06/2019
    Local
    JAGUARI/RS
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    Bom dia. Sou novo por aqui, tenho uma ranger 3.2 2014. Ela esta com aproximadamente 150000 km. Estou pensando em fazer o remap com a prado powerchips, tive alguns problemas com a regeneração filtro de particulas e tudo mais. Vou fazer um escapamento novo pra não picar o original. Gostaria de saber se alguém ja fez com esta empresa e se poderia me dizer como foi? Resultados sobre rendimento e tudo mais, sou do RS e vou fazer com um representante dela aqui.

  • #11
    Usuário Avatar de Miranda_MG
    Entrada
    13/01/2014
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    48
    Posts
    2,060
    Agradecimentos: 62
    Bom dia, William.

    Eu não conheço a Prado e talvez nem tenha ouvido falar. O "talvez" é porque pode até ser que alguém tenha mencionado nos grupos de WhatsApp, mas se aconteceu foi muito pouco perto das outras.

    Aproveitando para lhe oferecer mais opções, boas referências em reprogramação na minha experiência e no que vejo nos grupos são SFI, BDM e Reiko. Não que as outras não sirvam, mas há muitos aventureiros nessa área e você precisa tomar certo cuidado. A Strike é um exemplo. Pelo menos para as Rangers, houve uma época em que a reprogramação deles não funcionava bem. PARECE-me que revisaram tudo e agora não há mais relatos negativos.

    Recentemente, um conhecido que trabalha com isso relatou que uma Ranger (modelo mais recente) já teve 3 turbinas danificadas/perdidas por causa de reprogramação inadequada. E isso em um intervalo muito pequeno de uso. Então, há de se tomar muito cuidado.

    No seu lugar, eu optaria por uma reprogramação mais leve, sem grandes aumentos de potência ou até mesmo nenhum, fazendo apenas a retirada do DPF e fechamento da EGR. Sua Ranger, com 150 mil km, já pode apresentar desgaste natural em algumas peças e uma reprogramação pesada e/ou mal feita pode acentuar esse desgaste e potencializar uma quebra. De qualquer forma, é apenas uma sugestão.

    Abraço,

    Miranda

    Citação Postado originalmente por williamdm Ver Post
    Bom dia. Sou novo por aqui, tenho uma ranger 3.2 2014. Ela esta com aproximadamente 150000 km. Estou pensando em fazer o remap com a prado powerchips, tive alguns problemas com a regeneração filtro de particulas e tudo mais. Vou fazer um escapamento novo pra não picar o original. Gostaria de saber se alguém ja fez com esta empresa e se poderia me dizer como foi? Resultados sobre rendimento e tudo mais, sou do RS e vou fazer com um representante dela aqui.
    Ranger 3.2 Limited ~ Reprogramada
    Tiguan 2.0 - Original

  • #12
    Desativado
    Entrada
    13/12/2007
    Idade
    72
    Posts
    6,145
    Agradecimentos: 94
    Citação Postado originalmente por Miranda_MG Ver Post
    Bom dia, William.

    Eu não conheço a Prado e talvez nem tenha ouvido falar. O "talvez" é porque pode até ser que alguém tenha mencionado nos grupos de WhatsApp, mas se aconteceu foi muito pouco perto das outras.

    Aproveitando para lhe oferecer mais opções, boas referências em reprogramação na minha experiência e no que vejo nos grupos são SFI, BDM e Reiko. Não que as outras não sirvam, mas há muitos aventureiros nessa área e você precisa tomar certo cuidado. A Strike é um exemplo. Pelo menos para as Rangers, houve uma época em que a reprogramação deles não funcionava bem. PARECE-me que revisaram tudo e agora não há mais relatos negativos.

    Recentemente, um conhecido que trabalha com isso relatou que uma Ranger (modelo mais recente) já teve 3 turbinas danificadas/perdidas por causa de reprogramação inadequada. E isso em um intervalo muito pequeno de uso. Então, há de se tomar muito cuidado.

    No seu lugar, eu optaria por uma reprogramação mais leve, sem grandes aumentos de potência ou até mesmo nenhum, fazendo apenas a retirada do DPF e fechamento da EGR. Sua Ranger, com 150 mil km, já pode apresentar desgaste natural em algumas peças e uma reprogramação pesada e/ou mal feita pode acentuar esse desgaste e potencializar uma quebra. De qualquer forma, é apenas uma sugestão.

    Abraço,

    Miranda
    Concordo com o Miranda. Eu fiz com SFI Chips e recomendo. São profissionais e competentes. Devido à km, eu também faria uma preparação moderada e colocaria o pedal Eurobooster, que a SFI tb instala, para diminuir o lag. Abs

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Reprogramação de veiculos 4x4
      Por lucas_jeep no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 07/12/2019, 02:05
    2. Triton l200 reprogramação ou chip de potência
      Por ricardoramalho no fórum Mitsubishi
      Respostas: 107
      Última resposta: 14/12/2015, 20:16
    3. Chip ou reprogramação da ECU - Triton 3.2D
      Por fernandol no fórum Mitsubishi
      Respostas: 18
      Última resposta: 22/12/2014, 23:17
    4. Duvidas e informações sobre chip de potencia da Hilux Flex.
      Por wendel Jose Cardoso no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 0
      Última resposta: 07/12/2014, 18:16
    5. reprogramação do chip para aumento de potencia.
      Por agnaldo braz no fórum Mitsubishi
      Respostas: 3
      Última resposta: 11/05/2013, 18:03

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade