Em algumas partes ali está correto
Controle de estabilidade:a função dele é evitar o carro rodar (aquela saidinha de traseira ou de dianteira). Ex: entro em uma curva meio rápido e o asfalto estava sujo ou por outro motivo falto aderência. O sistema devolve o carro a sua trajetoria daí ele pode freiar alguma roda ou aliviar a aceleração.
Controle de tração:A função dele é igualar a rotação de todas as rodas, e n somente da outra roda que traciona. Ex: está andando com duas rodas no asfalto e duas no acostamento (geralmente tem terra e detritos) se você acelerasse forte nesta situação, normalmente o carro iria começar a patinar a roda que estava na terra. O controle de tração vai funcionar freando a roda que estava na terra. Assim ela n vai patinar. O cont de tração funciona aplicando o freio ou diminuindo a potência do motor (ele reduz a aceleração) geralmente ele reduz primeiro a aceleracao e dps o freio.
Os dois sistemas funcionam sempre juntos.
Porém em uma situacao de fora de estrada, esses dois sistemas prejudicam muito o fora de estrada. Já que tu quer patinar as rodas ou dar uma rodadas rs.
O ideal é desligar estes sistemas, porém o sistema n se desliga 100%, geralmente ele desliga 70% do sistema e 30% ainda fica funcionando(pra evitar a situação de ter esquecido desligado e dar algum acidente).
Mas n pense que estes sistemas são ruins, se eles n te salvaram ainda de algum susto, acredite, um dia eles vão. Experiência própria rs. Um dia estava testando um carro, um Fusion AWD, e estava em uma rodovia a uns 100kmh e bem na curva um caminhão deixo cair muita terra (aquela vermelha que virá um barro marvado quando molhado ) e começou a chuver forte. Quando eu entrei na curva e vi aquele rio de lama eu já gelei, só diminui um pouco a aceleração e fui rs. O painel começo a piscar, deu pra escutar as pinças travando e destravando, a rotação comeco a subir e a descer sozinha. Porém o carro seguio perfeitamente a trajetoria. Aquele dia me escapei de ver os airbag funcionando rsrs.
Infelizmente o sistema n vai funcionar como um bloqueio, ele vai te atrapalhar bastante no fora de estrada :/.
Então experimenta voltar lá com o controle de tração desligado e veja o que mudo.