x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 11 de 11
    Usuário Avatar de edgar
    Entrada
    21/03/2005
    Local
    curitiba/PR
    Agradecimentos: 5

Servo freio x Embreagem hidráulica

Bom a ideia é basicamente a seguinte:

No servo freio utilizamos o vacuo gerado pelo motor para ajudar a freiar o carro. Coisa basica, mas que normalmente num CJ implica na instalação de pedaleiras suspenças.

Pessoalmente não quero fazer esta alteração, pretendo deixar o mais original possivel (pelo menos externamente)

Mas estive pensando se não seria possivel adaptar antes do cilindro mestre (talvez levemente reposicionado) um cilindro hidraulico destes utilizados para a propria embreagem. Ai utilizariamos o sistema hidraulico para facilitar a frenagem.

Explico, minha filha esta tirandi carteira de motorista e precisa de um caro, mas como ela e muito "tampinha" tem dificuldade de acionar o freio

Pronto, sentem as pauladas

Edgar, não sei maiores detalhes, mas a F-4000 tem o reservatório separado do cilindro mestre.
    Talvez seja uma solução.

Usuário Avatar de Marcelo
    Entrada
    06/05/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 3
    Edgar,

O ferio original do CJ também é hidráulico - assim como uma embreagem hidráulica - tem cilindro mestre como qualquer outro veículo, e nem por isso é leve.

O servo-freio, que você mencionou, se utiliza do vácuo gerado pelo motor para facilitar o acionamento do freio. Serve justamente para isso: aproveita o vácuo gerado pelo motor facilitando o acionamento do cilindro mestre que irá, hidraulicamente, acionar os cilindros de roda. É apenas um instrumento para ajudar no esforço exercido ao acionar o pedal do freio.

Se você colocar um cilindro hidráulico de embreagem para acionar o freio você estará trocando 6 por 12.

Para a embreagem não é necessário ser servo-assistido pelo fato do acionamento da embreagem ser leve, caso contrário, não consegueríamos acionar a embreagem no sistema tradicional, por cabos, varetas etc.

Resumindo: ou você coloca um servo-freio, ou deixa do jeito que está.

[s]

Usuário
    Entrada
    29/05/2004
    Local
    Cuiabá/MT
    Agradecimentos: 0
    só complementando, hidráulico, vem da palavra hidro (água) no caso, líquido.

o freio já é hidráulico pois acionado através de líquido dentro da tubulação - aperta o embolo daqui e o líquido (fluído) dá pressão e move outro embolo de lá.

a embragem hidráulica só aproveita carona nesse princípio. o líguido só substitui o cabo. não quer dizer, necessariamente que vai ficar mais macia. pode até ficar, dependendo das diferenças dos êmbolos de acionamento e secundário.

então, o que deixa o sistema de freios macio não é o fato de ser hidráulico, mas sim o servo freio acionado a vácuo. como já se disse acima, tirar um cilindro hidráulico e pôr outro, é trocar, não 6 por 12, mas sim 6 por 12/2 (meia dúzia).

se a idéia é amaciar, seria bom (aí to de gozação) colocar um servo freio (servo embreagem) a vácuo. mas acho que o sistema poderia causar danos à embreagem, se a deixasse minimamente acionada, já que ela é bem mais macia que o sistema de freio.

espero ter ajudado.

abraços.

Usuário Avatar de Marcelo
    Entrada
    06/05/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 3
    ...não 6 por 12, mas sim 6 por 12/2 (meia dúzia).
    Rogério,

Isso!!! Obrigado pela correção!

[s]

Só me intrometendo, mas é uma curiosidade, a Kombi tem servo freio ou o acionamento do freio dela não é assistido? Já que ela também utiliza pedaleira no chão não seria possível adaptar o conjunto dela no jeep e manter os pedais originais?

Falei muita merd@?

[]s

Usuário Avatar de edgar
    Entrada
    21/03/2005
    Local
    curitiba/PR
    DougBRSP, tai uma lembrança interessante, a kombi usa servo freio, e ali na frente não tem muito espaço ! Vou dar uma olhada na auto-peças moco é o servo-freio/cilindro-mestre da kombi, ai sim ficaria como eu quero, com servo freio e com pedaleira original

Mais alguma sugestão ?

[ ] s

Vc tá pensando em um sistema duplo? ou seja, um cilindro empurrando outro cilindro (dois "hidráulicos"???) Pòde até ser que funcione, mas...

Antes de mais nada, experimente trocar os burrinhos de todas as rodas, assim como o cilindro mestre e tubulações e lonas...aou seja tudo novo (os reparos). com lonas novas... se o carro tiver os pneus próximo aos originais, te garanto que não vai precisar de nada disso !!! Até uma "tampinha" freia ele numa boa...lembrando que o pedal colocado no piso, no caso de ser sem servofreio, tem uma ergonomia melhor..pois vc literalmente "sobe " em cima dele pra frear !

Usuário Avatar de edgar
    Entrada
    21/03/2005
    Local
    curitiba/PR
    Stephan, tá certo, agora que pensei bem, de qualquer maneira, antes de botar o servo, teria que revisar tudo, ai ja aproveito e troco agraxa dos rolamentos....vai que tem algum vazando graxa !
    Meus pneus são 6.50 x 16 bem dentuços e borrachudos. Realmente ja faz algum tempo que não olho as lonas...ótima observação ! Vou começar pelo começo para ficar bem feito

Realmente a minha ideia inicial era colocar dois cilindros hidraulicos um empurrando o outro, acredito que aumentaria a força, mas lendo os topicos sobre embreagem hidraulica fiquei na duvida se ficaria realmente confiavel.

[ ] s

Usuário
    Entrada
    29/05/2004
    Local
    Cuiabá/MT
    Agradecimentos: 0
    Edgar,

esse sistema duplo, talvez não seja indicado. é mais coisa pra dar problemas.

Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Agradecimento: 1
    Caros amigos e, Edgar!

A algum tempo, pude observar em um Palio, cujo o dono possuia um problema musculas (atrofia) em uma das pernas, que a embreagem funcionava com um sistema de vácuo, usando o modelo de servo do próprio carro.
    O veículo tinha o pedal de embreagem, no qual uma pessoa comum usaria normalmente; Porém o proprietário utilizava de um sensor na bola do cambio, que por sua vez acionava um solenóide que trabalhava com pressão negativa e, então o servo acionava a embreagem por meio de cabo.
    Esse sistema é bem interessante.

Atenciosamente.

Kim

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem