Finalmente consegui comprar meu guincho. Agora fiquei com uma duvida:
Um amigo confeccionou uma mesa pro guincho em aluminio naval(nao sei se foi de 4 ou de 6mm) e a duvida é se o aluminio aguenta o tranco ou vai abrir o bico!?
Na verdade ele fez logo 2, uma em aluminio e outra em ferro. Gostei do aluminio porque ficou com aprox. 50% do peso da de ferro, alem de nao enferrujar.
Rafael, isso vai depender...depende do aluminio e do peso do carro do seu amigo...se é um Jimny ou uma defender 110. enfim mas agredito que o aço seja mais confiavél. ná dúvida manda cromar ou pintar, que pode ficar melhor dependendo da viatura. O pior seria ter uma mesa de aluminio e ver ela partir no meio do mato quando vc mais precisar!
pense da seguinte forma, o aluminio naval tem 1/3 do peso do aço, e pode ter até 70% da resistência mecânica, outro ponto interessante é o preço, mais dr 4x mais caro.
Agora pergunto, o carro é para competição, precisa mesmo reduzir peso? 1kg em um veículo de 1ton vai fazer diferença?
Se a preocupação é ferrugem, faça a peça em aço, depois leve para uma zincagem profunda, ou pinte em epoxi depois de jatea-la, vai durar muito, tanto quanto o chassis do jeep. E sai bem mais barato que o aluminio, e muito mais confiável (sem ter um projeto bem calculado)
6mm (1/4") a maioria do pessoal por aqui não usa pra guinchos de 8000lbs e falo de aço... É pouco pra alumínio...
Pode ser exagero, mas segurança nunca é demais. Se for pra land e se for um guincho de 10.000>, aço é a pedida e uns 8mm ficaria ótimo. É pra nunca mais se preocupar. Caso um dia use patesca, dê uns trancos e tal, vai ser mais difícil de dar problema.
faz em aço e manda galvanizar a fogo, é feita por imerssão da peça em um tanque de zinco liquido. em toda a cidade tem !
este é o tratamento dado nos postes de aço que seguram placas nas rodovias. Muito melhor que pintura, não risca e dura facil uns 20 anos.
Ou faz em inox.....quanto ao peso, tambem não me parece significativo em realção ao conjunto
Acabei optando pela mesa feita em chapa de aço. A de aluminio naval de 1/4 vai ficar pra um projeto futuro. Pois vamos fazer uns reforços estruturais e entao testaremos.
Decidi pintar com Hammerite a de aço e deixar a galvanização para depois do nosso passeio anual a ilha do Marajo, que vai ser agora no carnaval.