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  • #1
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    Gas natural, Prejudica o motor?




    OI galeira.
    Ouvi dizer que o gas natural deixa o motor muito ressecado e sem lubrificaçao e que com o tempo o motor vai começando a dar problemas.
    por exemplo, pegar um motor 4.3 V6 e colocar gas, ele vai dar problema com facilidade?
    Isso realmente é verdade, ou nao prejudica em nada?
    Grande abraço!

  • #2
    realmente o gaz é seco......tem que andar todo dia na gasolina um pouco, quando saio de casa rodo uns km na gasoza....e antes de chegar em casa tbem......para nao ressecar mangueiras, e todas as pecas da linha de combust.

    Meu motor comecou a fazer barulho de tucho apos o GNV, nao sei se foi por causa dele.......uns falam que nao...uns falam que sim......tem gente que colocou e nao aconteceu nada......

    valeu ?

  • #3
    Esse tópico vai dar briga...Tô até vendo......é melhor garantir a minha pipoca....

    A verdade é o GNV é um combustível seco e os motores não forão projetados para esse tipo de combústível, talvés o Tetra-fuel da Fiat já, mas não sei....

    O ponto é, quem instala GNV no seu carro tem que ser consciente de certas questões, como o Guto colocou bem....o GNV requer mais cuidados com filtro, velas, cabos, etc....e também no modo de dirigir.....
    ...se vc tiver noção disso tudo e saber usar bem, terá boas vantagens e não correrá nenhum risco de desgaste prematuro.

    Meu vizinho tem uma picape C-20 que roda pra cima e pra baixo com GNV, pois é empreiteiro. Ele me disse que o motor dele (igual ao do Opala 6 cil.) já deve ter mais de 200 mil Km só de GNV....e não sei não, mas acho que o cara não é muito desses cuidados que falamos aqui....

    Abs.

  • #4
    Citação Postado originalmente por gutoxj98 Ver Post
    realmente o gaz é seco......tem que andar todo dia na gasolina um pouco, quando saio de casa rodo uns km na gasoza....e antes de chegar em casa tbem......para nao ressecar mangueiras, e todas as pecas da linha de combust.
    Guto,

    De tempos em tempos tem mesmo que rodar na gasolina, mas você mesmo deu a reposta exata pra isso: evitar problemas com a GASOLINA, que se ficar sem uso por longo período pode se degradar e causar problemas na bomba, carburador (ou injetores) etc., e isso não tem nada a ver com o gás, cujo percurso é outro.

    Em motores que trabalham exclusivamente com gás não existe este problema, pode checar isso com qualquer dono de empilhadeira ou gerador que faça uso de GNV ou até GLP.

    Sds,
    Sukys

  • #5
    Lá vem o velho papo do GNV seco !!

    O GNV é um fluido assim como a gasolina, ambos podem assumir o estado líquido, gasoso e ainda sólido. Isto dependerá da temperatura e pressão !

    Qd a gasolina é pulverizada pelos bicos, em que estado ela encontra-se ?

    O motor necessita de lubrificação em suas partes móveis, quem encarrega-se desta lubrificação é o óleo lubrificante e não o combustível !!

    Boa lama,
    Toyota Escorpião de Aço 2.8 TD,SPOA +3", Snorkel, Trepador 35", Work 12.000, Procomp ES9000, ProC 15x10, LSD, PX, M Crawler 4,70:0, Jumelo revólver !

  • #6
    Antes de ter um carro c/ GNV fiz uma pesquisa c/ taxistas, q são os q têm mais experiência c/ GNV. Só elogios. Ouvi vários relatos de motores c/ mais de 300.000 km s/ problemas.

    Uma dúvida:
    E a temperatura de combustão do GNV x Gasolina? Alguma influência?

    Abs,

  • #7
    Citação Postado originalmente por Arbass Ver Post
    Uma dúvida:
    E a temperatura de combustão do GNV x Gasolina? Alguma influência?
    Claro que tem !!....por incrível que possa parecer o GNV tem um ponto de ignição maior que o da Gasolina e maior que o do GLP. Pra vc ter uma idéia, dependendo do ambiente (claro) vc não consegue inflamar o Gás Natural com uma chama do cigarro, ao contrário do GLP e da gasolina....por isso é uma gás muito seguro. Isso em linha gerais....por que se colocar essa teoria aqui o Samuka começa a brigar comigo....

    A questão é, o ponto de ignição de qualquer gás, depende muito da pressão....como o GNV é comprimido na câmara de combustão, a temperatura acaba tendo pouca influência, mas nos motores já previamente aquecidos o rendimento melhora, assim como na gasolina tbém, mas por uma acomodação das folgas do motor e lubrificação que são melhoradas reduzindo o atrito interno e por conseqüência o rendimento....

    Existe uma curva Pressão/ponto de ignição dos gases que mostram que em taxas de compressão do motor ainda maiores (como nos motores 100% àlcool com taxas de 12 até 15:1) o rendimento é muito maior. Pela curva, o melhor rendimento do GNV se daria em compressões da ordem de 22:1, é mole....

    Ou seja, que tem um motor a álcool ou com o cabeçote rebaixado, em tese se dará melhor com o GNV.

    Abs.

  • #8
    Não vou entrar nas questões políticas do GNV, pois não acho que seja a intenção do tópico, mas o GNV só não se torna o combustível do momento justamente por estas razões políticas.

    Citação Postado originalmente por Sukys Ver Post
    Em motores que trabalham exclusivamente com gás não existe este problema, pode checar isso com qualquer dono de empilhadeira ou gerador que faça uso de GNV ou até GLP.
    Havia me esuqecido desse detalhe mesmo. Tem uma empilhadeira aqui no trabalho Hyster da década de 60 com motor 6 cil BF-161, sim, igual ao do Jeep. Esse motor que era fabricado em Taubaté.....essa empilhadeira, sofre o dia inteiro, dia após dia....e só trabalha com GLP (Ultragás ainda).....estou aqui a 15 anos, e esse motor (que não é nenhum exemplo de projeto mecânico) nunca teve que ser retificado e o nível de ruído compatível com um motor em bom estado.....Todos ainda trocam o óleo a cada X km, verificam a água, filtros, cabos, etc....imaginem o cuidado que os caras que usam essa empilhadeira aqui tem....ZERO.....se muito trocam o óleo uma vez por ano e olhe lá.....

    Abs.

  • #9
    Gostaria de saber qual a influência da temperatura de queima do gnv em um motor a gasolina. Sei que o gnv tem temperatura muito superior de queima que a gasolina (quase o dobro).

    Digo isso porque os motores a álcool sempre foram conhecidos por serem mais "parrudos" que os a gasolina. Não digo isso pela taxa e sim pela resistência do conjunto a temperatura de trabalho.

    Outra coisa: GNV não é GLP. São gases, assim como o bundano (gás proveniente do orifício anal), mas não são iguais.

  • #10
    Usuário Avatar de Enrique Javier Romay
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    Citação Postado originalmente por samukanvas Ver Post
    Outra coisa: GNV não é GLP. São gases, assim como o bundano (gás proveniente do orifício anal), mas não são iguais.
    Você esta certo, o GLP e muito parecido na composição aos gases que voce faz referencia, a compocição do GNV são gases mais leves (menor quantidade de carbonetos na composição) Meta , Etano, já os compostos do GLP são mais pesados, Propano, Butano.....

    Sds.....

  • #11
    Usuário Avatar de Ricardo MMirim
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    Citação Postado originalmente por Leo - Beethoven Ver Post
    Não vou entrar nas questões políticas do GNV, pois não acho que seja a intenção do tópico, mas o GNV só não se torna o combustível do momento justamente por estas razões políticas.



    Havia me esuqecido desse detalhe mesmo. Tem uma empilhadeira aqui no trabalho Hyster da década de 60 com motor 6 cil BF-161, sim, igual ao do Jeep. Esse motor que era fabricado em Taubaté.....essa empilhadeira, sofre o dia inteiro, dia após dia....e só trabalha com GLP (Ultragás ainda).....estou aqui a 15 anos, e esse motor (que não é nenhum exemplo de projeto mecânico) nunca teve que ser retificado e o nível de ruído compatível com um motor em bom estado.....Todos ainda trocam o óleo a cada X km, verificam a água, filtros, cabos, etc....imaginem o cuidado que os caras que usam essa empilhadeira aqui tem....ZERO.....se muito trocam o óleo uma vez por ano e olhe lá.....

    Abs.
    Existe uma característica nos fluídos e a mistura ar+combustível é um fluído, que é a "lubricidade" e comparando gasolina, etanol e GNV, com certeza o GNV é o pior de todos.
    Com esta característica todos os componentes do motor por onde passa o fluído (ar+combustível) devem ser apropriados por esta baixa lubricidade e sendo assim componentes do motor como guias de válvulas, sedes de válvulas e as válvulas os seus materiais devem ter elementos para garantir a sua lubricidade como o estanho, fosfato e cromo são exemplos de soluções utilizados.
    Com isto os carros flex existentes hoje tem estes componentes principalmente modificados em relação aos somente movidos à gasolina para garantir ausência problemas futuros problemas como perda de compressão por fuga na vedação das válvulas devido a elevado desgaste principalmente nas sedes.
    Assim sendo o GNV é prejudicial SIM em motores projetados à gasolina ao longo prazo.
    Espero ter ajudado.

  • #12
    Ricardo,

    Qualquer fluído tem características lubrificantes, água inclusa, gasolina idem, álcool a mesma coisa, e cada qual com seus índices de diminuição de atrito.
    Até aí, boa, só que no caso em questão temos que considerar o estado em que o combustível se encontra, a proporção, e a temperatura.
    Seja álcool, gasolina ou gás, o dito entra no motor em estado GASOSO, miscigenado em ar e em proporção geralmente próxima à estequiométrica, caso contrário não existe chance de inflamação.
    Oras, um combustível em suspensão, com uma relação de 9~12~16 partes por um, que permanece com suas propriedades por um período na casa do milisegundo, que chance tem de lubrificar alguma coisa?
    E mesmo que tenha, o calor gerado no ciclo de explosão, onde boa parte deste calor permanesce no ciclo de exaustão, manda pro saco qualquer vestígio de capacidade lubrificante. Ou seja, mesmo que haja uma tremenda capacidade lubrificante, isso só vai acontecer em metade do ciclo completo do motor.

    Mas vamos considerar que o combustível tenha lá sua capacidade lubrificante, só que o percurso que o combustível faz dentro do motor, do coletor de admissão ao coletor de escape, não existe nada que uma eventual característica lubrificante do combutível venha a ajudar, pelo simples fato de não existir NADA a ser lubrificado. Na verdade existe a lubrificação do cilindro, mas isso é função do óleo lubrificante, cujo controle é feito pelos anéis de segmento do pistão, e essa lubrificação é feita e refeita a todo instante, duas vezes a cada ciclo completo e não depende de eventual característica do combustível, pelo contrário, combustíveis à base de hidrocarbonetos, quando em excesso e dentro da câmara em estado LIQUIDO e não gasoso, dissolvem parte da película de óleo, comprometendo a longo prazo as partes envolvidas. Neste quesito, dez a zero pro GNV.

    Quanto às válvulas, o atrito maior existe na haste, e a haste tem lubrificação própria, proporcionada pelo guia de válvula. Parte da haste entra em contato com a atmosfera "fresca" (válvula de admissão) e atmosfera "queimada" (válvula de escape) só que este trecho da haste também tem película lubrificante e não precisa de nenhuma ajuda à mais. Abriu fechou e lá vem outra película, novinha da silva.
    Na sede e cabeça de válvula o atrito é muito pequeno, basta analisar o movimento reciprocicante proporcionado pelo came do comando de válvulas, onde tanto o momento da abertura quanto fechamento são efetuados de forma suave, na base do "abre lento, acelera, fecha lento". Na verdade o pouco de atrito que existe é mais por conta da necessidade de manter a válvula sempre em giro, coisa feita pelo balancim, cujo ponto de apoio é ligeiramente fora de centro em relação ao eixo da válvula, só que este movimento rotatório é prá lá de lento, e mal começou e a válvula já está separada da sede. Ou seja, atrito prá lá de pouco, e a eventual capacidade lubrificante do combustível só existiria para a válvula de admissão, justamente a que "sofre" menos.
    Sede e cabeça de válvula, principalmente de escape, não sofrem tanto por atrito e sim por EROSÃO, e isso vem da temperatura dos gases de escape, onde não existe sequer vestígio de qualquer capacidade lubrificante do combustível.
    Mais uma vez, tudo bem, combustível lubrifica, só que a queima de álcool e gasolina geram particulados e esses particulados podem até aumentar o atrito entre sede e cabeça de válvulas. Por um lado uma EVENTUAL lubrificação, por outro um CERTEIRO aumento no atrito. Oras, queima de GNV não gera particulados, e mais uma vez, dez a zero pro gás, que se não lubrifica também não gera atrito!

    No mais, carro flex tem um mooooonte de cuidados por causa da mistureba gasolina/álcool, e no final não funciona direito nem com um nem com outro, e se fosse bom o mundo já estaria usando. Vê se a GM, Ford ou VW arriscam em jogar coisa do tipo no mercado americano ou europeu. Papo de falta de álcool ou resistência de consumidor é conversa pra boi dormir. Isso só vai acontecer depois que o consumidor brasileiro fizer os testes, arcando com eventuais prejuízos, e mesmo assim só quando desenvolverem um sensor pra monitorar a mistura que está dentro do tanque. Até lá, funcionamento só na base do bom com um, bom com outro, ou então do jeito que está, na média e ruim com os dois.
    Por que será que os fabricantes recomendam a troca de combustível sempre com o tanque na reserva?
    Rotina adaptiva é a resposta, só que está pra nascer "nariz eletrônico" que reconheça o que tem dentro do tanque.

    Dizem que só come salsicha quem nunca visitou uma fábrica de salsichas. Com flex é a mesma coisa.

    Sds,
    Sukys

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