Instrumentos usuais do painel são: velocímetro, odômetro e luzes de sinalização, quantidade de combustível, amperímetro ou carga da bateria, indicador da pressão do óleo do motor ou manômetro, temperatura do sistema de arrefecimento e indicador do freio de mão ativo. Mas existem muitos outros instrumentos que podem ser instalados e podem se mostrar úteis, opcionais ou inúteis (meros enfeites). Instalei alguns. Vejamos:
-Bússola – ficou como enfeite no meu JIPÃO, pois nunca precisei usá-la. E se precisasse uma bússola de bolso seria mais prática.
-Inclinômetro – bonito nome para um instrumento que impressiona à primeira vista, mas nunca foi usado no JIPÃO. Somente uma vez na Canastra passei num local de inclinação lateral preocupante e não tirei os olhos do terreno. Se fosse olhar para o inclinômetro meu JIPÃO teria rolado pelo barranco.
-Conta-giros – no BAJA e no JIPÃO se revela de alguma utilidade, principalmente na pista de asfalto. Fiz Amparo-Petrópolis algumas vezes (600 Km) com o BAJA e procuro manter 3.000 rpm. Corresponde a 100 Km/h e é uma garantia de não judiar do motor VW 1600. Dizem que pode ir a 4.000 rpm ou até um pouco mais. Será? Meu BAJA não é carro de corrida e prefiro não arriscar. No JIPÃO o conta-giros ajuda um pouco a não forçar demais o motor, principalmente se tiver sido turbinado. A utilidade no Buggy-Gaiola é bem limitada, principalmente na trilha, pois é incômodo, cansativo e pouco eficiente dirigir na trilha, trocar de marcha a todo instante e ainda tentar vigiar o conta-giros. Em todo caso dá para ter uma noção. A instalação do conta-giros no motor VW e no motor Mercedes-Benz é relativamente simples.
-Manômetro do turbo – só instalei no JIPÃO e a única utilidade foi poder confirmar que não ultrapassei o limite calibrado (0,7 Kgf/cm²). Instalação muito simples.
-Termômetro do óleo do motor – como o motor VW boxer é refrigerado a ar uma boa opção é medir a temperatura do óleo do motor. No BAJA este termômetro se mostra bastante útil, pois na Via Dutra desimpedida eu fui a 110 km/h ou até um pouquinho mais e depois de meia hora a temperatura do óleo chegou perto de 100ºC. Aliviei o pé e preferi rodar com o óleo entre 90 a 95ºC. Alguns experts em motor VW boxer me disseram que poderia ter ido até 110ºC, mas prefiro não arriscar. No Buggy-Gaiola, na Canastra, fiz 50 Km numa estrada de terra bastante ruim e só usei 1ª e 2ª marcha. No final desta odisséia a temperatura do óleo chegou próximo de 100ºC. A velocidade era baixa, mas o terreno ruim me obrigava a usar só as marchas mais curtas, giro elevado e exigia muita força da Gaiola. Resolvi parar por alguns minutos e evitar rodar a mais de 3.000 rpm (algo pouco prático e cansativo). Logo voltou para 90ºC e pude prosseguir sem problemas. O meu JIPÃO só tem marcador da temperatura do sistema de arrefecimento (água) e sempre fica entre 80 e 85ºC, seja na pista de asfalto ou na terra. A instalação do termômetro do óleo no motor VW também é simples, bastando retirar o bujão da válvula da bomba de óleo e colocar no seu lugar o sensor de temperatura (fotos). Alguns mais detalhistas preferem furar a carcaça do motor VW, fazer rosca e colocar o sensor, alegando que assim o sensor fica mais em contato com o óleo do cárter e a medida fica mais precisa. Pode ser, mas a simplicidade de colocar no bujão também permite uma medida razoável da temperatura.
Em suma, a bússola e o inclinômetro são meros enfeites. O manômetro do turbo serve para confirmar o que você já sabe, portanto, opcional. O conta-giros e o termômetro do óleo têm alguma utilidade, pois permitem ao motorista atento não ultrapassar os limites do motor. Veículos de competição são bem diferentes, muito solicitados e precisam ter muito mais instrumentos que os usuais (conta-giros, termômetros, manômetro, sensores, etc.), porém para veículos off-road eu acrescentaria aos medidores usuais apenas o conta-giros e o termômetro do óleo como instrumentos auxiliares.

Bússola instalada no JIPÃO (enfeite)

Inclinômetro instalado no JIPÃO (enfeite)

Conta-giros (útil) e Manômetro do turbo instalados no JIPÃO (opcional)

VW Buggy-Gaiola com conta-giros e termômetro do óleo do motor (útil)

VW BAJA com conta-giros e termômetro do óleo do motor (útil)

Instalação do termômetro do óleo do motor no VW BAJA e VW Buggy (sensor no bujão da bomba de óleo)

Esquema para instalação do conta-giros no motor VW 1600 com ignição eletrônica