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  • #1
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    Citação Postado originalmente por rfdex Ver Post
    Pessoal, sou de Brasília e acompanho de perto esta discussão das viaturas há tempos. Sem entrar em detalhe técnico do veículo (eu particularmente não sou fã de Mitsubishi), o que se questiona é o índice de acidentes envolvendo a Pajero em relação a outros utilitários, digamos, semelhantes, como a Blazer. Esta (Blazer), todos sabem, possui uma suspensão bem mole (parece um Landau) e aparenta ser bastante perigosa (e de fato é para quem não sabe conduzi-la. Falo com propriedade!). Mas a citada Pajero extrapolou o índice médio. O caso da polícia aqui no DF apenas ilustrou, ao meu ver, a situação real desses utilitários da Mitsubishi. Conheço várias pessoas que tiveram (e se acidentaram) esses veículos e depois que mudaram de marca, sentiram uma diferença absurda de segurança. Enfim, não estou aqui condenando marca X ou Y. Apenas expondo a minha opinião e uma situação que tive e tenho vários exemplos próximos. A verdade é que a viatura é apenas um dos fatores. Há pistas em estado ruim de conservação, condutores ruins, etc. Mas volto a repetir: considerando todo o cenário real, nas MESMAS CONDIÇÕES a Pajero apresentou índice altíssimo de acidente como viatura da polícia aqui em Brasília - o que nunca se viu até mesmo com a ultrapassada Blazer. Se tirarem a média, acho que 1x por semana a PM baixa uma Pajero da frota por capotamento aqui em Brasília, segundo a imprensa mostra.
    RFdex, seu comentario é muito bem vindo, acrecentando o pessoal da PF tem muitas Dakar pelo brasil, e não tem essa virose de capotamento...

  • #2
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    Citação Postado originalmente por GLIDER Ver Post
    RFdex, seu comentario é muito bem vindo, acrecentando o pessoal da PF tem muitas Dakar pelo brasil, e não tem essa virose de capotamento...
    GLIDER,

    não entenda como desmerecimento, mas a PF dificilmente usa suas viaturas como a PM usa. São polícias de atribuições diferente. A PM, por ser ostensiva, termina flagrando muito mais fatos que demandam intervenção rápida - onde terminam capotando as mesmas. Seria o mesmo que compararmos a Polícia Civil com a PM. A Civil tem muito menos baixa de viaturas que a PM porque, assim como a Federal, sua principal função é investigar e apurar infrações penais e não combater ostensivamente o crime na rua, como faz as PMs Brasil a fora...
    Raphael - PU2BIG
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  • #3
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    Citação Postado originalmente por rfdex Ver Post
    GLIDER,

    não entenda como desmerecimento, mas a PF dificilmente usa suas viaturas como a PM usa. São polícias de atribuições diferente. A PM, por ser ostensiva, termina flagrando muito mais fatos que demandam intervenção rápida - onde terminam capotando as mesmas. Seria o mesmo que compararmos a Polícia Civil com a PM. A Civil tem muito menos baixa de viaturas que a PM porque, assim como a Federal, sua principal função é investigar e apurar infrações penais e não combater ostensivamente o crime na rua, como faz as PMs Brasil a fora...
    sem duvida alguma! agora se vc reparar, sem abordar numeros vejamos os capotamentos em diligencia de operação! quantos foram? teve ocorrencia de capotamento em operação, sim, teve ocorrencia de capotamento em patrulhamento simples, sim, lembra aquele capotamento na estrada que leva ao gama saindo pelo trevo da samambaia? sem razao alguma capotar? sem tampar o sol com a peneira existe sim de qualquer corporação os que tem tesão mesmo sem motivo ligar o giroflex avançar sinal, andar a 140km/h dentro da cidade sem razao alguma, aliaz a doutrina não apoia essa conduta, sempre mitigar o risco, não existe justificativa para o cumprimento de um dever arriscar a vida de transeuntes, que segurança tem andar a 140km/h no centro da cidade? disparo em via pública coisas deste tipo, tiro para o alto, tem gente que pensa que o projetil desferido ao alto entra em orbita! muito pelo contrario, desce e com energia cinética letal! bala perdida!.... lembra de um conhecido caso onde morreram os ocupantes da viatura e do onibus no cruzamento da rodoviaria? Foi uma comoção na cidade mas pra cumprir qual dever justificou aquela conduta que claramente não ia dar certo! Claro estavam em ocorrencia real! mas justifica a viatura quase partir o onibus ao meio? Em qual curso de qual academia ensina isso, qual corporação endossa isso? As vezes o ego é maior e ai onde acidentes acontecem, ai sim onde entra o erro humano com sua parcela de culpa, o equipamento está lá para ser usado respeitando os limites dele, e os limites do ambiente onde se ' faz a operação', lembra do caso creio que foi na decada de 70 de uma familia em um carro que foi literalmente atropelado por um caminhao do corpo de bombeiros?.....não estou contando nada reservado, todos esses fatos são públicos alguns sem as viaturas Dakar. Aproveito para dizer que creio que esse fatos são exceção e não a regra, todas as corporações de segurança pública são essenciais em qualquer sociedade e devemos sempre acredita-las e apoia-las, mas também sempre fiscalizar pois o bem público e problema de todos.
    4X4 Brasil

  • #4
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    Citação Postado originalmente por GLIDER Ver Post
    sem duvida alguma! agora se vc reparar, sem abordar numeros vejamos os capotamentos em diligencia de operação! quantos foram? teve ocorrencia de capotamento em operação, sim, teve ocorrencia de capotamento em patrulhamento simples, sim, lembra aquele capotamento na estrada que leva ao gama saindo pelo trevo da samambaia? sem razao alguma capotar? sem tampar o sol com a peneira existe sim de qualquer corporação os que tem tesão mesmo sem motivo ligar o giroflex avançar sinal, andar a 140km/h dentro da cidade sem razao alguma, aliaz a doutrina não apoia essa conduta, sempre mitigar o risco, não existe justificativa para o cumprimento de um dever arriscar a vida de transeuntes, que segurança tem andar a 140km/h no centro da cidade? disparo em via pública coisas deste tipo, tiro para o alto, tem gente que pensa que o projetil desferido ao alto entra em orbita! muito pelo contrario, desce e com energia cinética letal! bala perdida!.... lembra de um conhecido caso onde morreram os ocupantes da viatura e do onibus no cruzamento da rodoviaria? Foi uma comoção na cidade mas pra cumprir qual dever justificou aquela conduta que claramente não ia dar certo! Claro estavam em ocorrencia real! mas justifica a viatura quase partir o onibus ao meio? Em qual curso de qual academia ensina isso, qual corporação endossa isso? As vezes o ego é maior e ai onde acidentes acontecem, ai sim onde entra o erro humano com sua parcela de culpa, o equipamento está lá para ser usado respeitando os limites dele, e os limites do ambiente onde se ' faz a operação', lembra do caso creio que foi na decada de 70 de uma familia em um carro que foi literalmente atropelado por um caminhao do corpo de bombeiros?.....não estou contando nada reservado, todos esses fatos são públicos alguns sem as viaturas Dakar. Aproveito para dizer que creio que esse fatos são exceção e não a regra, todas as corporações de segurança pública são essenciais em qualquer sociedade e devemos sempre acredita-las e apoia-las, mas também sempre fiscalizar pois o bem público e problema de todos.
    GLIDER

    Concordo com tudo o que disse! Mas terminamos entrando no mérito sobre condução, necessidade emergencial, etc. Acho que o objeto da discussão não é este e como eu disse anteriormente, sem entrar nos méritos citados, é fato que o índice de acidente envolvendo essas viaturas é maior que outras viaturas já utilizadas pela mesma polícia. Ou seja, a PM usou XTerra, Blazer, entre outras e supondo que o cenário seja o mesmo e as condições a mesma, a viatura que mais se acidentou foi a Pajero. Isto é o fato!

    Um abraço
    Raphael - PU2BIG
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  • #5
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    Controle de tração e estabilidade ajudaria praticamente nada na maior parte dos casos que a reportagem mostrou.

    Não importa quanta eletrônica tenha. Se você fizer uma curva "cega" (i.e., inclinada para o lado de fora) em alta velocidade com um carro alto, ele vai tombar. Nada pode impedir isso.

    A Dakar e a L200 tem pneus muito largos, o que, sem dúvida favorece a aderência, mas isso é uma faca de dois gumes: quanto mais aderência, mais difícil de sair de frente (e de traseira), e sair de frente é exatamente o que alivia a força que empurra o carro para fora da curva, provocando o tombamento.

    Meu antigo Troller, com os pneus originais, saia de frente no limite (embora só tenha testado uma vez). Com os 33 x 12,5 (que equivalem a um pneu com mais de 30 cm de largura), não saia de frente de jeito nenhum - em compensação, adernava muito mais quando forçado. Com certeza, no limite, ele tombaria.

    Esse papo cretino de "L200 Triton tem muita estabilidade" se deve aos pneus mais largos, bitola e outras pequenas coisas a mais que favorem apenas a aderência. Continua sendo um carro perigosíssimo para contornar curvas em altas velocidades. Ela até pode ser mais firme na estrada e ser mais segura para andar rápido em linha reta que as concorrentes, mas, em curvas, é uma bosta como como toda e qualquer caminhonete.

    Pick-up não é carro esportivo, e se você abusa da sua em curvas, você é um imbecil que pode eventualmente matar alguém/se matar.

    Abraço,

    Martin
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    Pela terra, um Brasil que você nunca viu.

  • #6
    Usuário Avatar de Randal
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    13/02/2009
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    Negligência, imprudencia ou risco real? Viaturas Mitsubish

    Na minha opinião isto tudo é devido a falta de preparo dos condutores ... Mesma história da época das Blazer !!!
    F-1000 XLT 97/98
    MWM X10 4.10 + TCA + ZF 5s-420 + BL 2,5" + SL 1" + BFall 33"

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