Powered by vBulletin

Relação Peso x Potência de Motores - Banco de Dados

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro Anterior 123 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 21/01/2006, 11:30
    Elmer_Jeep
    dero,

    como trabalho com retífica de motores conheço muitos motores por dentro.(componentes internos)

    No caso do 14B fiz um comparativo com o mwm sprint 4.07 pois ambos tem peças com tamanhos e pesos relativamente identicos, e já que um mwm 4.07 pesa 198kg e um 6.07 tem 259 respectivamente acredito que o 14B esteja entre os 2.

    []'s
  • 21/01/2006, 11:33
    dero
    Notem a importância de se saber o peso e não só a potência na hora da troca de motor (do site Rural Willys) :



    "11. Existe algum motor diesel que se adapte bem na Rural?

    Eu recebo muitas consultas sobre adaptação de motor diesel na Rural. (...) Hoje a nossa recomendação é escolher um motor diesel moderno de alta rotação, leve (aprox. 200kg) e boa potência como aqueles utilizados hoje nas caminhonetes Ranger, S-10, Hilux, Dakota, Sprinter, Nissan, Mitsubishi etc... Evite os antigos motores diesel de baixa rotação da F-1000 e D-20 (Ex: MWM 229.4 ou Perkins 4.236 ou Maxion S4) que são derivados de motor de trator e são muito pesados (aprox. 400kg) e barulhentos. Hoje você encontra no mercado os motores leves (aprox. 200kg) de alta rotação MWM Sprint 2.8 (S-10, Troller) e Maxion HS2.5L ou HS2.8L (Land Rover, S-10, Ranger, Sprinter) que são boas opções para a Rural. Temos noticias tambem de boas adaptações dos motores Toyota da Hilux, do Bandeirante, da Nissan e do Pajero na Rural. Normalmente a troca de motor requer a troca da caixa de marchas e diferencial para adequar as relações de marchas e a resistência ao novo motor com menor rotação alem de reforço da suspensão dianteira devido ao maior peso. O maior peso poderá tambem tornar a direção mais pesado e comprometer a durabilidade da direção e rodas dianteiras e tornar necessário uma direção hidraulica. A maior vibração de um motor diesel pode tambem comprometer a carroceria. A instalação de um motor diesel pequeno (Ex: da Kombi) vai tornar a Rural muito lenta e o resultado pode ser decepcionante ja que a Rural pesa em torno de 1.600kg vazio. A adaptação do motor diesel na Rural exige um estudo técnico muito bem feito e geralmente custa muito dinheiro para ficar bom. Existem oficinas que fazem este tipo de adaptação rotineiramente. (...) "

    fonte: http://ruralwillys.tripod.com/diversos/faq.htm
    nosso negrito


    valeu
  • 21/01/2006, 23:46
    Pequeno jr
    Pergunta, quais veiculos vem com os motores 4.07 TCE e 4.08 TCE
  • 22/01/2006, 08:49
    dero
    Desde agosto do ano passado o 4.07 TCE equipa a GM S10, a Blazer, bem como a picape Frontier e o utilitário Xterra da Nissan montados no mercado nacional.

    O Brasil é o único País onde os veículos Nissan não são equipados com motores próprios.


    O novo 4.08 TCE equipa veículos de 5 e 8 toneladas da recém-lançada família Delivery da Volkswagen e as novas versões Volksbus.

    "Os caminhões de 5 e 8 toneladas da Volkswagen vão contar com mais uma função importante proporcionada pelo MWM Sprint 4.08 TCE. Trata-se do PTO (Power Take Off), que usa parte da força do motor para algum outro acessório, como um guincho. É uma função que ajuda e facilita para o motorista que usa o caminhão para serviços de força.

    Outros atributos especiais oferecidos pelo MWM Sprint 4.08 TCE para os veículos Volkswagen são: Bus Stop, que impede que o ônibus se movimente com a porta aberta; limitador de velocidade, que faz com que o motor não exceda uma velocidade pré-determinada; e o Cruise Control (piloto automático) que controla a velocidade de cruzeiro. "


    "O 4.08 TCE é o primeiro da família MWM Sprint que vem equipado com o Engine Protection. Em caso de falhas nos circuitos de combustível, de óleo e de arrefecimento, o sistema reduz a potência do motor, de forma que continue funcionando sem comprometer a integridade do propulsor e a segurança do condutor"

    Fonte: MWM Motores Diesel



    valeu
  • 22/01/2006, 12:21
    Eriksom Teixeira Lima
    Dero,

    Primeiro, uma observação. O Perkins que você citou lá em cima, é o Perkins usado em caminhões (6cil), não o usado em Engesa (4cil).

    Eu concordo parcialmente com o Walter, pois acho que em TODOS os casos (diesel, gasolina e alcool) o importante é o torque. A citação do Shelby, que você mesmo colocou, diz tudo: as fábricas só divulgam o que lhes interessa.

    Como eu disse em uma lista, o que conta para saber se o eixo de uma caixa aguenta é o torque de entrada. Eu (e acredito que o Elmer de RR também) jamais trocaremos nossos motores 14B aspirados com meros 25/27kgfm de torque por um MWM 2.8 que apresenta até 38kgfm mas com turbina e intercooler. :?: :pensativo: = simples, sem turbina os MWM não empurram nada, e se pusermos turbina e intercooler e trabalharmos com 1kg ou mais de pressão a gente obtém muito mais torque e potência do que eles .... e com muito mais resistência :concordo:

    Em síntese, um Fiat Mille sempre terá mais potência que um 14B, mas jamais será capaz de fazer o mesmo TRABALHO. (idem com relação a um Perkins de 4 ou 6 cil ....... mas nunca os substituirá)

    Assim, o que conta para a gente é qual o torque, qual a curva de torque, qual a rotação e a multiplicação obtida pela caixa e diferenciais para cada uso específico, trilha (rotações baixas), deslocamentos ou viagens (rotações altas)

    Eriksom
  • 23/01/2006, 10:47
    felipe kowalski
    dero,
    se ajudar em alguma coisa eu sei que o motor OM 352 faz 130cv e quanto ao peso eu nao sei(nunca tentei levantar ele :mrgreen: :mrgreen: )
  • 23/01/2006, 10:50
    Elmer_Jeep
    powrra, OM352 num Jeep é sacanagem né :parede: :parede: :roll:
  • 23/01/2006, 14:16
    Eriksom Teixeira Lima
    Por falar no 352, alguém tem especificações técnicas dele, em especial, curvas de torque e de potência, giro máximo, volante do motor etc etc e tal.

    Elmer, você não tem nenhuma página que tenha isso, como aquela fabulosa do manual do 14B?

    []s curiosos, afinal, esse motor é usado em Unimog :pensativo:

    Eriksom
  • 23/01/2006, 16:30
    Elmer_Jeep
    Citação:

    Postado originalmente por Eriksom Teixeira Lima
    Por falar no 352, alguém tem especificações técnicas dele, em especial, curvas de torque e de potência, giro máximo, volante do motor etc etc e tal.

    Elmer, você não tem nenhuma página que tenha isso, como aquela fabulosa do manual do 14B?

    Do OM352 não tenho esses dados, os catálogos técnicos que tenho são na maioria com especificações das dimensões dos componentes internos(conteúdo exclusivo para recondicionamento de motores).

    Sobre essa pagina do 14B eu peguei nesse tópico
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/vi...&highlight=14b na seção TOYOTA. Os créditos são pro RafaBand :concordo:

    Mas se vc quiser tenho impresso um catálogo de manutenção do 14B com todas as especificações necessárias. Em 2004 mandei uma cópia pra um cara em Goiás, digitalizaram o catálogo mas não sei por onde anda...

    1 abraço.
  • 23/01/2006, 16:58
    dero
    VW - AP
    1.6 (4cc aspirado) - 76cv x 98kg - p/p= 1,28
    1.8 (4cc aspirado) - 99cv x 98kg - p/p= 0,98
    2.0 (4cc aspirado) - 110cv x 107kg - p/p= 0,97
    todos carburados
  • 23/01/2006, 17:06
    dero
    Citação:

    Postado originalmente por Eriksom Teixeira Lima
    Dero,

    (...) Eu (e acredito que o Elmer de RR também) jamais trocaremos nossos motores 14B aspirados com meros 25/27kgfm de torque por um MWM 2.8 que apresenta até 38kgfm mas com turbina e intercooler. :?: :pensativo: = simples, sem turbina os MWM não empurram nada, e se pusermos turbina e intercooler e trabalharmos com 1kg ou mais de pressão a gente obtém muito mais torque e potência do que eles .... e com muito mais resistência :concordo: Eriksom


    Concordo :concordo:

    Foi uma das razões do tópico, tem quem queira mais alguns cv e se envereda numa troca de motor q além de cara é complicada.

    Qdo o economicamente viável seria uma relação mais curta (seja com caixa de reduação, seja no diferencial), na falta de torque qdo o uso maior for off road.

    Essa costuma ser a solução das grandes montadoras qdo lançam caminhões de baixa tonelagem, usam o mesmo motor diesel de caminhonetes e adequam diferenciais, câmbios e reduzidas.

    Ou se quiserem mais torque em off/on road pode-se usar uma turbina de baixa inércia, isso seria o economicamente viável.

    Penso que a troca do motor teria q ser uma das últimas alternativas (economicamente falando) ou qdo se trata de um motor com projeto tao ultrapassado que a manutenção não compense.

    Tudo isso do ponto de vista econômico, o q representa apenas um percentual na decisão da troca, outros fatores estão envolvidos.... :pensativo:
  • 23/01/2006, 17:19
    dero
    Citação:

    Postado originalmente por Jipeiro_RR
    (...)Mas se vc quiser tenho impresso um catálogo de manutenção do 14B com todas as especificações necessárias. Em 2004 mandei uma cópia pra um cara em Goiás, digitalizaram o catálogo mas não sei por onde anda...

    1 abraço.


    Os caras nao perdoam:
    Manual de manutenção Toyota Bandeirante - R$25,00
    http://produto.arremate.com.br/MLB-3...andeirante-_JM

    :mrgreen: :mrgreen:
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro Anterior 123 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 23:36.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5
Translated by vB-Brasil.Org
Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.
Search Engine Optimisation provided by DragonByte SEO (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2025 DragonByte Technologies Ltd.
Equipe 4x4 Brasil
Hospedado por Convex Data Center
Grupo ezVoice Telecom
GDPR Privacy Policy