Partindo do princípio:
- que o peso dos motores é o principal fator do peso do eixo dianteiro ;
- que o grande peso no eixo dianteiro (problema de 90% dos carros) é particularmente ruim num 4x4, pelo fato de ser nesse eixo onde os componentes mecânicos são mais propensos a quebras e por esse peso é o eixo q ancora;
- que sempre que se faz um up grade na viatura troca-se o motor original por outro mais potente (e pesado);
Por isso tudo abro o tópico para a verificação na hora do up grade de se ajustar a suspensão dianteira, verificar se a potência adquirida compensa o peso (morto) extra do motor bem como a relação peso potência (p/p), do motor antigo e do novo.
Lembrando que não só a potência é importante, mas tb qto menor for o coeficiente da relação p/p mais eficiente é o motor.
Há casos onde num suposto up grade, se troca um conjunto mecânico de relação menor (p/p) por um de relação maior, apesar do falso indicativo de maior potência (uma troca ruim), onde o motor mais atrapalha o resultado final do que ajuda.
Maxxion:
S4T plus (4cc turbo) - 150cv x 340kg - relação p/p= 2,26
Q20 b6 (6cc aspirado) - 132cv x 525kg - p/p= 3,97
TQ20 b6 (6cc turbo)- 145cv x 540kg - p/p= 3,72
Phaser 210Ti (6cc turbo/intercooler) 213cv x 419kg - p/p= 1,96
(todas as potências aferidas pela NBR 5484/ISO 1585 e não pela DIN70020)
MWM - série Sprint
4.07 TCA (4cc turbo/intercooler) - 132/135cv x 198kg - p/p= 1,50/1,46
6.07 T (6cc turbo) - 135/150cv x 259kg - p/p= 1,91/1,72
6.07 TCA (6cc turbo/intercooler) - 180cv x 259 - p/p= 1,43
MWM - série Sprint Eletronic - Common Rail Eletrônico
4.07 TCE (4cc turbo/intercooler) - 150/163cv x 213kg - p/p= 1,42/1,30
4.08 TCE (4cc turbo/intercooler) - 120/180cv x 211kg - p/p= 1,75/1,17
6.07 TCE (6cc turbo/intercooler) - 190/224/245cv x 280kg - p/p= 1,47/1,25/1,14
MWM - série 229
D229-3 (3cc aspirado) - 64cv x 336kg - p/p= 5,25
D229 (4cc aspirado) - 90cv x 396kg - p/p=4,4
TD 229-EC-4 (4cc turbo) - 122cv x 418kg - p/p=3,42
D 229-6 (6cc aspirado) - 134cv x 506kg - p/p=3,77
MWM - série Acteon - Eletrônico/Common Rail
Acteon 4.12 TCE (4cc turbo/intercooler) - 150/206 x 450kg - p/p=3,00/2,18
Acteon 6.12 TCE (6cc turbo/intercooler) - 206/310cv x 540kg - p/p=2,62/1,74
valeu