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  • #1
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    Problema: motor perkins 4236 dando apenas 2500 rpm giro




    Boa tarde, tenho um veiculo com motor perkins 4236, o problema é que ele dá no máximo 2500 RPM de giro. Meu mecânico disse que é normal e que com o tempo vai liberando o motor e pode chegar a 3000 giros. Isso é normal mesmo?

    Aguardo as considerações de todos.

  • #2
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    Citação Postado originalmente por jSouza1981 Ver Post
    Boa tarde, tenho um veiculo com motor perkins 4236, o problema é que ele dá no máximo 2500 RPM de giro. Meu mecânico disse que é normal e que com o tempo vai liberando o motor e pode chegar a 3000 giros. Isso é normal mesmo?

    Aguardo as considerações de todos.
    Amigo, está usando o motor em qual viatura?
    Qual cambio?
    Qual a relação do diferencial e tamanho dos pneus?
    Esse motor está original 4236 com 5 anéis de segmento ou 3 anéis como na versão Q20B?
    A potência máxima desse motor se dá com 2800 rpm e o torque máximo com 1500 rpm, então,seu motor pode abrir um pouco mais de giro e para isso tem que estar com o sistema de alimentação e injeção em ordem.


    abraço

  • #3
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    Rogério Nunes, é um caminhão 3/4 VW 6.80. O cambio é clark e o motor está original com 5 anéis. A relação do diferencial é 9x41 spicer eixo 70.

  • #4
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    Bomba deve estar fechada, não?
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  • #5
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    Citação Postado originalmente por rfdex Ver Post
    Bomba deve estar fechada, não?
    Pode ser uma série de coisas:

    Bomba fechada (acho pouco provável)
    Filtro de combustível
    Restrição na alimentação do tanque ao motor
    Bico injetor descalibrado
    Bomba injetora com pressão de injeção deficiente
    Filtro de ar obstruído
    Filtro da bomba alimentadora parcialmente obstruído

    Esse motor com 5 anéis tem um arrasto maior nos cilindros, na versão com 3 anéis ele fica mais solto acelerando mais rápido.

    Existem vários motivos para o problema, o ideal é partir do mais fácil e depois ver bomba, bico, etc...

  • #6
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    Citação Postado originalmente por RogérioNunes Ver Post
    Pode ser uma série de coisas:

    Bomba fechada (acho pouco provável)
    Filtro de combustível
    Restrição na alimentação do tanque ao motor
    Bico injetor descalibrado
    Bomba injetora com pressão de injeção deficiente
    Filtro de ar obstruído
    Filtro da bomba alimentadora parcialmente obstruído

    Esse motor com 5 anéis tem um arrasto maior nos cilindros, na versão com 3 anéis ele fica mais solto acelerando mais rápido.

    Existem vários motivos para o problema, o ideal é partir do mais fácil e depois ver bomba, bico, etc...
    Amigo, em primeiro lugar obrigado pelas informações.
    Apesar de dar apenas 2.500 de giro máximo, ele "levanta bem" ao rodar sabe, com muita força nas subidas... estranhei o baixo giro apenas. Os filtros foram trocados pelo proprietário anterior em set/2013, marca tecfil e depois disso foi rodado 5 mil km apenas. De qualquer forma, vou trocar eles e eu mesmo acompanhar. O tanque foi trocado, hoje é um de MB de plastico. O filtro do ar, como nesse motor é banhado a óleo, foi apenas limpo.
    O único inconveniente é que consigo andar no máximo a 80 km/h. Meu mecânico sugeriu turbinar o motor, o que me daria uma veloc. final em torno de 90 a 100 km/h a 2500 giros... achei uma sugestão muito interessante. Pelo que pesquisei, dos 85 cv desse motor, ganharia + 10 cvs, chegando a 95 cv. Qual sua opinião?
    Pensei em ser bomba estragulada, por que ele chega a fazer com carga leve (menos de 100 kg) em torno de 7,5, 4 km/l de diesel andando de 70 a 80 km/h heheheheh

    De qualquer forma, aguardo vossas considerações e desde já agradeço por todas as informações.

  • #7
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    Esse motor é a versão veicular ou a versão agrícola (utilizado em tratores e geradores)? A versão veicular é "mais solta". Abraço
    Raphael - PU2BIG
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  • #8
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    Agora você clareou mais um pouco a situação quando disse que o desempenho do motor é satisfatório nas subidas e o seu descontentamento está na velocidade final.
    Turbinando seu motor você terá uma melhora sensível de desempenho mas a velocidade final ainda ficará comprometida pois seu diferencial é o mais reduzido da série 70. Para aproveitar melhor as os benefícios que a turbina vai te trazer o ideal seria trocar a relação para 10x41.
    Mas faça por partes e ponha a turbina e veja o comportamento. Lembrando que o o ideal,se você não sabe do histórico do motor, seria fazer uma revisão geral no motor verificando o estado das bronzinas do virabrequim, regulagem de válvulas, sistema de arrefecimento, etc...converse com o seu meca.

  • #9
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    Citação Postado originalmente por rfdex Ver Post
    Esse motor é a versão veicular ou a versão agrícola (utilizado em tratores e geradores)? A versão veicular é "mais solta". Abraço
    Os caminhões de 3/4 da VW sairam originalmente com esse motor na versão veicular.

  • #10
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    Citação Postado originalmente por rfdex Ver Post
    Esse motor é a versão veicular ou a versão agrícola (utilizado em tratores e geradores)? A versão veicular é "mais solta". Abraço
    Versão veicular. Equipa o caminhão 3/4 (pequeno) Volks 6.80. Pela resposta do amigo abaixo, acredito que tenha de mudar a relação do diferencial de 9x41 para 10x41.

  • #11
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    Citação Postado originalmente por RogérioNunes Ver Post
    Agora você clareou mais um pouco a situação quando disse que o desempenho do motor é satisfatório nas subidas e o seu descontentamento está na velocidade final.
    Turbinando seu motor você terá uma melhora sensível de desempenho mas a velocidade final ainda ficará comprometida pois seu diferencial é o mais reduzido da série 70. Para aproveitar melhor as os benefícios que a turbina vai te trazer o ideal seria trocar a relação para 10x41.
    Mas faça por partes e ponha a turbina e veja o comportamento. Lembrando que o o ideal,se você não sabe do histórico do motor, seria fazer uma revisão geral no motor verificando o estado das bronzinas do virabrequim, regulagem de válvulas, sistema de arrefecimento, etc...converse com o seu meca.
    Certo, semana passada baixei o diferencial e me deparei com a troca da caixa satélite. Optei por comprar uma pra 9x41 (original desse modelo de caminhão) para não precisar comprar trocar coroa e pinhão.
    Olha, eu conseguindo andar com ele a 80 km/h com folga, já fico feliz, por que a 60, 70 é complicado heheheh

    Sobre o motor, não sabemos o estado por dentro, mas ele não está "bufando" e não tem nenhum vazamento, nem óleo nem água tá sequinho. Então meu mecânico disse que ele tá usado mas está bom.

  • #12
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    Então, mãos a obra!
    Só pra informação, não é preciso trocar a caixa satélite para instalar a relação 10x41.
    Depois diga como ficou o resultado.

    abraço

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