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  • #1

    Cambio clarck 2205 - posso eliminar a porca?




    Preciso da ajuda dos universitários.
    Quero acoplar uma reduzida NP231 em um Clarck 2205.

    A única coisa que está pegando é aquela porca que fica no final do entalhado do clarck 2205.


    No cambio 240V tem uma porca semelhante que serve para manter o eixo na sua posição correta evitando o seu deslocamento horizontal.

    Tem informações sobre isso nesse tópico aqui:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/en...fi-240v-6.html (Engesa F1 + motor de Silverado GM 4.1 MPFI + 240V)

    Porém, no 2205, pelo que me parece, a porca não tem essa mesma função, assim, eu poderia eliminá-la sem problemas.

    Estou correto?

    []´s

  • #2
    Usuário Avatar de Kim
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    Caro amigo!

    Essa porca serve para prender o eixo junto ao rolamento da tampa do cambio, ou da traseira do cambio.
    Se eliminar ela, a árvore terá folga axial, podendo desalinhar as engrenagens, ou moer o eixo piloto.
    Experiência própria...
    A porca se soltou...

  • #3
    Puts Kim.... essa não é uma boa notícia

    Seu cambio moido era um 2205A (C20)?

    Olhando o manual do clarck 2205 e as fotos do cambio do chevete (2205 D), que não usa a porca no final do estriado,... achei que podia eliminar a porca, pois são poucas as diferenças entre o 2205 A e D.

    No modelo D (chevete) tem um anel trava após o rolamento blindado que não tem no A e no A tem uma arruela de encosto entre o anel do velocímetro e o rolamento blindado.

    Vou colocar umas fotos para detalhar isso.

  • #4
    As imagens...

    Clarck 2205D (chevete), sem a porca no fim do entalhado:

    Cambio clarck 2205  - posso eliminar a porca?-cambio-chevete.jpg


    Clarck 2205 A (c20), com a porca

    Cambio clarck 2205  - posso eliminar a porca?-2205a.jpg


    Trecho do manual onde consta as pequenas diferenças de peças entre ambos. (itens 1.26; 1.27; 1.30;1.31)

    Cambio clarck 2205  - posso eliminar a porca?-1.jpgCambio clarck 2205  - posso eliminar a porca?-2.jpg

    Teria como converter o 2205A para operar como o D, sem a tal porca?

    Essa porca iria dificultar a adaptação...

    []´s

  • #5
    Usuário Avatar de 4X4GARAGE
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    Nao sabia que tinha chevette com velocimetro eletronico?a primeira foto nao é da s10 Osmir?
    []s

  • #6
    Usuário Avatar de Kim
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    Pelo que vi, a diferença pode ser a trava do rolamento, onde no cheva o eixo é preso pela trava que está junto ao rolamento, e no segundo cambio, a porca segura a força axial exercida pelas engrenagens.
    Pode-se tentar fazer o sulco no eixo e colocar a trava, porém, a força que entra no cambio (torque) é maior no cambio da C20.

    Entendeu a diferença?

    O torque do cheva é bem menor que da C20, no primeiro a trava resolve, no segundo, pode não resolver.

  • #7
    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    Pelo que vi, a diferença pode ser a trava do rolamento, onde no cheva o eixo é preso pela trava que está junto ao rolamento, e no segundo cambio, a porca segura a força axial exercida pelas engrenagens.
    Pode-se tentar fazer o sulco no eixo e colocar a trava, porém, a força que entra no cambio (torque) é maior no cambio da C20.

    Entendeu a diferença?

    O torque do cheva é bem menor que da C20, no primeiro a trava resolve, no segundo, pode não resolver.
    Entendi kim.

    Estive pensando...para tirar a prova dos nove e confirmar a função da porca acho que bastaria olhar um cambio original ou pegar uma flange do entalhado do 2205.

    Só haverá força axial se o final da flange encostar no último rolamento, ai depois de apertada ele manterá o eixo na posição correta, caso contrário a porca terá afunção apenas de segurar a flange mesmo....

    O que acha?

  • #8
    Usuário Avatar de Denis Takashi
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    Citação Postado originalmente por OPC+JR Ver Post
    Preciso da ajuda dos universitários.
    Quero acoplar uma reduzida NP231 em um Clarck 2205.

    A única coisa que está pegando é aquela porca que fica no final do entalhado do clarck 2205.


    No cambio 240V tem uma porca semelhante que serve para manter o eixo na sua posição correta evitando o seu deslocamento horizontal.

    Tem informações sobre isso nesse tópico aqui:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/en...fi-240v-6.html (Engesa F1 + motor de Silverado GM 4.1 MPFI + 240V)

    Porém, no 2205, pelo que me parece, a porca não tem essa mesma função, assim, eu poderia eliminá-la sem problemas.

    Estou correto?

    []´s
    Osmir,

    O cambio da foto realmente não é do chevette como disse o 4x4garage, pode ver que tem até marcação da Eaton, o do chevette era fabricado na antiga Clarck.

    O que tem que analisar : como seria o acoplamento da t case no cambio ?? só os entalhados macho/femea como na borg Warner do troller, sem a necessidade de porca como no Willys.

    Só uma dúvida ; como é o acoplamento da t case do JPX na 2205 ?? Não seria o mesmo esquema ??

    Se o cambio estiver por Guará, posso dar uma olhada um dia desses.

    ()´s
    Denis

  • #9
    Citação Postado originalmente por Denis Takashi Ver Post
    Osmir,

    O cambio da foto realmente não é do chevette como disse o 4x4garage, pode ver que tem até marcação da Eaton, o do chevette era fabricado na antiga Clarck.

    O que tem que analisar : como seria o acoplamento da t case no cambio ?? só os entalhados macho/femea como na borg Warner do troller, sem a necessidade de porca como no Willys.

    Só uma dúvida ; como é o acoplamento da t case do JPX na 2205 ?? Não seria o mesmo esquema ??

    Se o cambio estiver por Guará, posso dar uma olhada um dia desses.

    ()´s
    Vamos a situação atual.....

    Sim o acoplamento é macho e femea como a Borg mesmo.

    Na verdade estava tudo mais ou menos encaminhado, não fosse a porca que eu ia cortar antes de falar com o magrão e pesquisar no forum.... quando descobri a função dela no 240v rsrs..

    As estrias no acoplamento tudo ok... a flange de conexão ta no esquema, bastando cola-la no lugar e fazer alguns ajustes como bolar uma nova sede para o rolamento original blindado deixando de usar aquele que o substituiu e serve para acoplar o 2205 na D18.

    O cambio está em Guará, mas o problema é que só estou por ai em alguns finais de semana, ai é justamente quando voce sai fora, correto.

    Para detalhar melhor, seguem as imagens.... todas opnioes, sugestões e pitacos são bem vindos.

  • #10
    Citação Postado originalmente por Denis Takashi Ver Post
    Osmir,

    Só uma dúvida ; como é o acoplamento da t case do JPX na 2205 ?? Não seria o mesmo esquema ??

    ()´s
    Isso ai é verdade.... vou dar uma pesquisada sobre o assunto pois sei que é um 2205 mas não conheco esse cambio na prática.

    []´s

  • #11
    vamos por partes.... as fotos que coloquei no tópico eu pegue no site mesmo...... na referenca daquela ali estava chevete e de 4 mrachas rsrs, mas não encontrei nenhuma melhor rs

  • #12
    Cambio clarck 2205  - posso eliminar a porca?-conjunto-montado.jpgCambio clarck 2205  - posso eliminar a porca?-flange-cambio-3-.jpgCambio clarck 2205  - posso eliminar a porca?-dsc_9310.jpgCambio clarck 2205  - posso eliminar a porca?-flange-cambio-2-.jpg cojunto montado e flange atual do cambio

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