x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 16

Hybrid View

Cambio clarck 2205 - posso eliminar a porca?

Preciso da ajuda dos universitários.
    Quero acoplar uma reduzida NP231 em um Clarck 2205.

A única coisa que está pegando é aquela porca que fica no final do entalhado do clarck 2205.

No cambio 240V tem uma porca semelhante que serve para manter o eixo na sua posição correta evitando o seu deslocamento horizontal.

Tem informações sobre isso nesse tópico aqui:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/en...fi-240v-6.html (Engesa F1 + motor de Silverado GM 4.1 MPFI + 240V)

Porém, no 2205, pelo que me parece, a porca não tem essa mesma função, assim, eu poderia eliminá-la sem problemas.

Estou correto?

[]´s

Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Agradecimento: 1
    Caro amigo!

Essa porca serve para prender o eixo junto ao rolamento da tampa do cambio, ou da traseira do cambio.
    Se eliminar ela, a árvore terá folga axial, podendo desalinhar as engrenagens, ou moer o eixo piloto.
    Experiência própria...
    A porca se soltou...

Puts Kim.... essa não é uma boa notícia

Seu cambio moido era um 2205A (C20)?

Olhando o manual do clarck 2205 e as fotos do cambio do chevete (2205 D), que não usa a porca no final do estriado,... achei que podia eliminar a porca, pois são poucas as diferenças entre o 2205 A e D.

No modelo D (chevete) tem um anel trava após o rolamento blindado que não tem no A e no A tem uma arruela de encosto entre o anel do velocímetro e o rolamento blindado.

Vou colocar umas fotos para detalhar isso.

As imagens...

Clarck 2205D (chevete), sem a porca no fim do entalhado:

Cambio clarck 2205  - posso eliminar a porca?-cambio-chevete.jpg

Clarck 2205 A (c20), com a porca

Cambio clarck 2205  - posso eliminar a porca?-2205a.jpg

Trecho do manual onde consta as pequenas diferenças de peças entre ambos. (itens 1.26; 1.27; 1.30;1.31)

Cambio clarck 2205  - posso eliminar a porca?-1.jpgCambio clarck 2205  - posso eliminar a porca?-2.jpg

Teria como converter o 2205A para operar como o D, sem a tal porca?

Essa porca iria dificultar a adaptação...

[]´s

Usuário Avatar de 4X4GARAGE
    Entrada
    08/08/2008
    Local
    Sao Paulo/SP
    Nao sabia que tinha chevette com velocimetro eletronico?a primeira foto nao é da s10 Osmir?
    []s

Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Pelo que vi, a diferença pode ser a trava do rolamento, onde no cheva o eixo é preso pela trava que está junto ao rolamento, e no segundo cambio, a porca segura a força axial exercida pelas engrenagens.
    Pode-se tentar fazer o sulco no eixo e colocar a trava, porém, a força que entra no cambio (torque) é maior no cambio da C20.

Entendeu a diferença?

O torque do cheva é bem menor que da C20, no primeiro a trava resolve, no segundo, pode não resolver.

Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    Pelo que vi, a diferença pode ser a trava do rolamento, onde no cheva o eixo é preso pela trava que está junto ao rolamento, e no segundo cambio, a porca segura a força axial exercida pelas engrenagens.
    Pode-se tentar fazer o sulco no eixo e colocar a trava, porém, a força que entra no cambio (torque) é maior no cambio da C20.

Entendeu a diferença?

O torque do cheva é bem menor que da C20, no primeiro a trava resolve, no segundo, pode não resolver.
    Entendi kim.

Estive pensando...para tirar a prova dos nove e confirmar a função da porca acho que bastaria olhar um cambio original ou pegar uma flange do entalhado do 2205.

Só haverá força axial se o final da flange encostar no último rolamento, ai depois de apertada ele manterá o eixo na posição correta, caso contrário a porca terá afunção apenas de segurar a flange mesmo....

O que acha?

Usuário Avatar de Denis Takashi
    Entrada
    04/02/2006
    Local
    Itapecerica da Serra/SP
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por OPC+JR Ver Post
    Preciso da ajuda dos universitários.
    Quero acoplar uma reduzida NP231 em um Clarck 2205.

A única coisa que está pegando é aquela porca que fica no final do entalhado do clarck 2205.

No cambio 240V tem uma porca semelhante que serve para manter o eixo na sua posição correta evitando o seu deslocamento horizontal.

Tem informações sobre isso nesse tópico aqui:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/en...fi-240v-6.html (Engesa F1 + motor de Silverado GM 4.1 MPFI + 240V)

Porém, no 2205, pelo que me parece, a porca não tem essa mesma função, assim, eu poderia eliminá-la sem problemas.

Estou correto?

[]´s
    Osmir,

O cambio da foto realmente não é do chevette como disse o 4x4garage, pode ver que tem até marcação da Eaton, o do chevette era fabricado na antiga Clarck.

O que tem que analisar : como seria o acoplamento da t case no cambio ?? só os entalhados macho/femea como na borg Warner do troller, sem a necessidade de porca como no Willys.

Só uma dúvida ; como é o acoplamento da t case do JPX na 2205 ?? Não seria o mesmo esquema ??

Se o cambio estiver por Guará, posso dar uma olhada um dia desses.

()´s
    Denis

Citação Postado originalmente por Denis Takashi Ver Post
    Osmir,

O cambio da foto realmente não é do chevette como disse o 4x4garage, pode ver que tem até marcação da Eaton, o do chevette era fabricado na antiga Clarck.

O que tem que analisar : como seria o acoplamento da t case no cambio ?? só os entalhados macho/femea como na borg Warner do troller, sem a necessidade de porca como no Willys.

Só uma dúvida ; como é o acoplamento da t case do JPX na 2205 ?? Não seria o mesmo esquema ??

Se o cambio estiver por Guará, posso dar uma olhada um dia desses.

()´s
    Vamos a situação atual.....

Sim o acoplamento é macho e femea como a Borg mesmo.

Na verdade estava tudo mais ou menos encaminhado, não fosse a porca que eu ia cortar antes de falar com o magrão e pesquisar no forum.... quando descobri a função dela no 240v rsrs..

As estrias no acoplamento tudo ok... a flange de conexão ta no esquema, bastando cola-la no lugar e fazer alguns ajustes como bolar uma nova sede para o rolamento original blindado deixando de usar aquele que o substituiu e serve para acoplar o 2205 na D18.

O cambio está em Guará, mas o problema é que só estou por ai em alguns finais de semana, ai é justamente quando voce sai fora, correto.

Para detalhar melhor, seguem as imagens.... todas opnioes, sugestões e pitacos são bem vindos.

Citação Postado originalmente por Denis Takashi Ver Post
    Osmir,

()´s
    Isso ai é verdade.... vou dar uma pesquisada sobre o assunto pois sei que é um 2205 mas não conheco esse cambio na prática.

[]´s

vamos por partes.... as fotos que coloquei no tópico eu pegue no site mesmo...... na referenca daquela ali estava chevete e de 4 mrachas rsrs, mas não encontrei nenhuma melhor rs

Cambio clarck 2205  - posso eliminar a porca?-conjunto-montado.jpgCambio clarck 2205  - posso eliminar a porca?-flange-cambio-3-.jpgCambio clarck 2205  - posso eliminar a porca?-dsc_9310.jpgCambio clarck 2205  - posso eliminar a porca?-flange-cambio-2-.jpg cojunto montado e flange atual do cambio

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Eixo piloto cambio clarck 2205 - estagrado
      Por OPC+JR no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 03/12/2010, 10:05
    2. Cambio Clarck 2205, 5 marchas sincronizado
      Por valmor no fórum Jeep Willys
      Respostas: 10
      Última resposta: 13/09/2005, 23:54
    3. Câmbio Clarck 5 m (2205), troco por BF 31
      Por rodrigocbt no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0