Marcelo, Felicidades ae com troler "Kindim"...
Versão Imprimível
Concordo com o Marcelo, qdo se faz a diluição correta do produto não há problemas.... Meu primo bota o trator dele todo ano por 3 meses nas arrozeiras aqui do Sul, teu Troller está limpo perto de como o trator fica.... vai lah ver o Valtra 1997 dele, estado de novo, parece que nunca pegou chuva. E ele usa solupan para tirar a graxa, limpa aluminio no motor no chassi e detergente na pintura, dps de lavado e seco, cera na pintura e oleo hidraulico 68 no resto.....quem falar que o uso de oloeo para pulverizar não presta, não sabe o que esta falando e não entende nada de materiais e fluidos, pois o oleo forma uma camada protetora sobre o chassi e pintura, que não deixa os minerais a agredirem (claro que vai grudar poeira, mas se não passar não gruda?????), sem contar que ele entra em todos os espaços inimagináveis por capilaridade e dificilmente alguma coisa vai enferrujar. E o óleo hidráulico 68 não agride borrachas, pois ele foi desenvolvido para trabalhar em sistema hidraulicos, no qual existem mtas peças de borracha, cortiça, correias, etc.....
o q acaba com pintura são as lavaçoes, o meu carro de passeio nunca mandei lavar em lavação, ele tem 4 anos e o cano de escape esta novo, dah pra ver o zinco na parte de dentro dele, já o carro do meu irmao q so lava em lavação tem 2 anos e a ponteira esta podre!!!!!
Abraços
Certamente que o pessoal do campo tem técnicas de limpeza e conservação há muito experimentadas e eficazes.
Os procedimentos do Troller também estão corretas, mas não vejo aplicação para quem gosta de barro. Eu estou tentado em seguir seu roteiro no meu Fit.
Para lavagem de motor, o que uso e é muito eficiente são os produtos vendidos em hipermercados, como o "Lava motor", "Limpa motor e rodas" e outros similares. São específicos para o serviço em meio a pintura, plásticos e borrachas.
Custam entre 12 e 18 reais e dão pra 2 ou 3 lavagens. Aplico com o motor seco e frio, ajeito a lavadora de pressão enquanto age o produto e faço o enxágue.
Como meu carro é exclusivamente urbano, faço isso 1 ou 2 vezes ao ano.
EdioSC,
qual é a receita para o limpa aluminio??
Quando fiz a Transamazônica (humaitá-labrea), eu lavei a hilux 2x. Uma em Lábrea e outra, na volta, em Humaitá. Em ambos casos, os lavadores comentaram que usaram "limpa aluminio" mas "..não é o do supermercado".
Na hora o carro ficou show. Mas agora percebo que os parafusos foram sendo atacados e ficaram esbranquiçados (parafusos pretos do acabamento interno ficam esbranquiçados).
No samurai, lavo após a trilha mas faço uma lavagem "geral, ampla e irrestrita" 1x/ano ao encerrar a temporada de trilha. Ano passado, levei em outra lavagem e tenho notado o mesmo resíduo esbranquiçado no samurai que encontrei nos parafusos da hilux. Deduzi que esse ultimo lavador tb usou limpa aluminio.
Entao, qual é a recomendação de uso do limpa aluminio? apenas nas partes inferiores (opsss...)? ataca borracha ou não? que produto e diluição usar?
Abraço
andre
Não sei vcs, mas eu deixei de usar solupan e outros abrasivos faz tempo...
O jato de alta pressão, se usado com o devido cuidado, faz milagres sem precisar usar de produtos químicos.
No máximo uso um pouco de diesel pras sujeiras mais grossas, batendo bastante água com o jato pressurizado depois de alguns minutos.
Sempre tive o maior cuidado com lavagem de motores, sempre quis mantê-los o mais limpo possível. Faço bastante uso de limpa-contatos pros sensores, pistola de ar comprimido pra enxugar o motor, e óleo spray da WhiteLub ( que "fede" menos que o WD-40 e Loctite )
Tive um Subaru Impreza AWD 1997 que o cofre do motor era um espetáculo, tudo no seu devido lugar e LIMPO:
Anexo 467468
Anexo 467469
Anexo 467470
Abraços
Pessoal..
Existe algum produto aqui no Brasil equivalente ao "3M Foaming Engine Degreaser" usado nesse link?
Quick Maintenance: Cleaning an Engine
abraços!
rubens sugiro a vc entrarno forum detailbrasil.net la vc vai encontrar inumeros desses
Troller-a-vista, como voce me deu um puxao de orelha quando abri o tópico, eu fiz uma experiencia com os produtos que citei, em dois parafusos novos, um usando o produto vide embalagem (Que eu uso corretamente) e o outro um pouco mais forte. Cara, é impressionante o resultado, o mesmo tipo de parafuso, comprado na mesma loja, o que usei o produto adequadamente, nao aconteceu nada, absolutamente nada, o outro que passei bem pouquinho da medida, enferrujou, ficou crespo, da pra dizer que estava na umidade há muito tempo. Tenho certeza que muitas vezes a gente nao le as instrucoes, eu sempre fiquei atendo a o que ta escrito na embalagem, entao posto o resultado aqui, que meu troller nao tem nenhum ponto de ferrugem onde uso produto para desencardir. Fazem 2 meses que nao chove, entao nao usei nada por enquanto na suspensao, tenho algumas buchas ressecadas que sao original e estao 14 anos montadas na suspensao, o restante sem problemas.
Minha sugestao: Tanto faz se for os produtos que eu uso ou WB ou qualquer outro, leia as instrucoes e nao vai terá problemas.
Um abraço a todos.
longe de mim puxar orelhas meu caro.... isso é um fórum de discussão, quem nao souber discutir ou não gostar da idéia que se mude... vide meus posts, muitos eu simplesmente ignoro, outro debato, outros aprendo e a maioria ateio alcool na fogueira ehhehe
belo teste! Eh essa a ideia, show! duro eh o cabra conseguir fazer diluicao corretamente, normalmente eh td no olho ou no que o cara considera bom ou nao hehehe aí ja viu neh?
Pois é, alguns nao entendem que o forum serve pra discussao.
Sobre a mistura, tenho o reservatorio de litro e o outro de 40, como essa é a diluiçao, deixei pronto um pouquinho mais de 41 litros. Depois posto foto do motor, que lavei a uns 3 meses, nada de ponto de ferrugem. Já o carro que é da empresa, que manda lavar em lava jato todo sábado, existe vários parafusos com cabeça de ferrugem...
Preciso lavar o motor da minha dakota , esta muito emporcalhado , em 2 anos , nunca lavei , a duvida e :
Sera que isolando o modulo , distribuidor e tbi com sacola plastica , posso mandar o conhecido roxao (intercap) , deixar agindo alguns segundos e logo apos mandar agua com pressao ?
Alguem sabe onde consigo vaselina liquida para acabamento ?
se estiver diluido pode sim... nao recomendo claro, mas as vezes eh a unica opcao entao...