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  • #13
    Usuário Avatar de Willian Del Piero Rocha
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    Marcelo ,eu concordo com vc ,o maior problema do solupan é a proporção da diluição ,se diluir 1:20 vai ficar o capeta mesmo ,e o pior é após lavar com solupan ,não lavar com outro detergente ou shampoo neutro ,,,lava jato não faz isso mesmo.
    Quanto a vaselina ,acho que para vc não serve pois tem que deixar secar no carro pelo menos uns dois a três dias para formar uma película ,aí evita de grudar(muito) barro e facilita a outra lavagem .No meu jeep dá para fazer já que não uso para o dia à dia. Também deito embaixo do jeep para deixar do jeito que eu gosto.... Abç
    CJ 5 ,71 ,MOTOR BF 161,3MARCHAS ORIGINAL,MOLAS TOY,GENIUS 1001,IGNIÇÃO ELETRONICA.

  • #14
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    o que f... no solupan e o outro produto eh q ele ataca borrachas, resseca e destroi o verniz, pode passar 18 horas de agua com detergente, conforme vai passando o tempo ele vai comendo aos poucos, a pintura fica morta, fina e cheia de marquinhas de agua. Seja num troller, numa kombi ou numa ferrari...

    tem horas q eh realmente necessario usa-los, mas isso eh de vez em nunca...

    qto ao silicone... nem pensar... no forum tem muito a respeito. e em posts meus tb.

  • #15
    Usuário Avatar de Willian Del Piero Rocha
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    Troller , ,, pelo menos eu falei de vaselina liquida e não silicone ,que para meu gosto até que em seios de umas mulheres ficam legais ,nem todas lógico....rsrsrs
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  • #16
    Usuário Avatar de Marcelo Oyarzábal
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    Citação Postado originalmente por Troller-a-vista Ver Post
    o que f... no solupan e o outro produto eh q ele ataca borrachas, resseca e destroi o verniz, pode passar 18 horas de agua com detergente, conforme vai passando o tempo ele vai comendo aos poucos, a pintura fica morta, fina e cheia de marquinhas de agua. Seja num troller, numa kombi ou numa ferrari...

    tem horas q eh realmente necessario usa-los, mas isso eh de vez em nunca...

    qto ao silicone... nem pensar... no forum tem muito a respeito. e em posts meus tb.
    Troller a vista, boa noite!

    Primeiro lugar, gostei do seu nome no perfil
    Segundo, acredito que vou lavar muito raramente, pois ontem experimentei no paralama e hoje peguei barro quando fui visitar um cliente, cheguei em casa agora de noite e liguei somente a bomba com shampoo neutro, saiu toda sujeira.
    Posso ter me expressado errado no início do tópico, mas somente comprei isso por que meu jipe era do estado do Pará, e acredite, o dono nunca lavou, ele era e ainda é MUITO encardido, já mandei lavar diversas vezes em lava jato e ninguem resolve, por isso parti pra química mais forte. Também, não uso esses produtos no exterior do carro como carroceria, vidros e etc, é na esponja mesmo com shampoo neutro, também compro ele de 5 litros p/ 200 de água, comprei um pedaço de colchão velho e cortei em diversos pedaços, um para carroceria, outro para paralamas e assim por diante.

    Um abraço.
    Defender 90 - 2001

  • #17
    Usuário Avatar de Marcelo Oyarzábal
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    Citação Postado originalmente por Willian Del Piero Rocha Ver Post
    Marcelo ,eu concordo com vc ,o maior problema do solupan é a proporção da diluição ,se diluir 1:20 vai ficar o capeta mesmo ,e o pior é após lavar com solupan ,não lavar com outro detergente ou shampoo neutro ,,,lava jato não faz isso mesmo.
    Quanto a vaselina ,acho que para vc não serve pois tem que deixar secar no carro pelo menos uns dois a três dias para formar uma película ,aí evita de grudar(muito) barro e facilita a outra lavagem .No meu jeep dá para fazer já que não uso para o dia à dia. Também deito embaixo do jeep para deixar do jeito que eu gosto.... Abç
    o 201
    Falando em capeta quando a diluição é 1:20, amanhã vou postar foto de uma pick up Strada, ano 2010 da empresa que trabalho, como ela é da oficina, suja demais, e o pessoal coloca na rampa e pegam a pistola com produto, (Já cortaram baldinho de 5 litros pra facilitar) e não querem nem saber, ela tá branquinha, porém desbotada com os parachoques manchados do sol, acredito que perdeu uma certa resistência. Acompanha que amanha posto fotos dela.
    Minha diluição é somente para encardidos, na carroceria consigo remover com a esponja de colchão mesmo.
    Inclusive hoje lavei e colei uns adesivos.
    -foto-4-8-.jpg
    -foto-3-5-.jpg
    Defender 90 - 2001

  • #18
    Usuário Avatar de Marcelo Oyarzábal
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    Agora os amigos vão entender de que sujeira eu estou falando.

    1 - Olhem como estava por baixo.

    2 - Olhem como fica sempre que chove.

    -foto-1.jpg


    -foto-2-2-.jpg
    Defender 90 - 2001

  • #19
    Usuário Avatar de Willian Del Piero Rocha
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    Marcelo no meu Jeep cj5 ,na carroceria quando está muito encardida ,dou um jato d'água geral para tirar o grosso do barro e uso sabão OMO liquido concentrado ,diluo um pouco em água e aplico com esponja ,fica brilhando e cheiroso ,se vai danificar ,não sei ,até porque não vou ficar 3 ,4 anos sem mexer na pintura mesmo .Pelas fotos eu falo ,"joga só uma águinha nesse eixo e quero ver se sai essa crosta..."
    CJ 5 ,71 ,MOTOR BF 161,3MARCHAS ORIGINAL,MOLAS TOY,GENIUS 1001,IGNIÇÃO ELETRONICA.

  • #20
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    Citação Postado originalmente por Willian Del Piero Rocha Ver Post
    Marcelo no meu Jeep cj5 ,na carroceria quando está muito encardida ,dou um jato d'água geral para tirar o grosso do barro e uso sabão OMO liquido concentrado ,diluo um pouco em água e aplico com esponja ,fica brilhando e cheiroso ,se vai danificar ,não sei ,até porque não vou ficar 3 ,4 anos sem mexer na pintura mesmo .Pelas fotos eu falo ,"joga só uma águinha nesse eixo e quero ver se sai essa crosta..."
    Willian, pela região sua da assinatura, aí o bixo pega também.
    Meu jipe veio do Pará, foi muito maltratado, olha na minha assinatura como estou reformando, e o que não poderia ver é essa sujeira por baixo. Já me falaram do OMO concentrado, tenho em casa inclusive, vou experimentar na carroceria, geralmente uso sabão líquido neutro ou shampoo automotivo mesmo.
    Acredita que coloquei o produto no eixo e não saiu nem a metade da sujeira? Isso que deitei no chão pra lavar e esfregar, a escova virou as cerdas...
    Um abraço.
    Defender 90 - 2001

  • #21
    Usuário Avatar de Marcelo Oyarzábal
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    Pessoal, pra não ficar quase todos julgando, olhem o estado dessa Fiat Strada, aqui da empresa de onde trabalho...
    Prestem atenção que não tem mais brilho...

    Obs. Fiz questão de publicar essas fotos sem a devida autorização, com isso quero mostrar que o que eu faço não é demolição, desmanche, suicídio ou seja o que for desse gênero.

    Um abraço!

    -foto-2-3-.jpg

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    Defender 90 - 2001

  • #22
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    Vaselina, silicone, graxa, oleo, cuspe, ky, babosa, remela de olho, enfim, tudo na mesma: isso acumula pó e terra e pior acumula tb pó de brita, prediscos e muitas vezes limalha de ferro, isso tudo está nas ruas, no pó do freio etc...Sao particulas minusculas, muito finas, que aparentemente nao causam efeito nenhum. LEDO ENGANO, qto mais finas e secas estiverem, mais elas irao entrar em rolamentos, selos, retentores, graxetas, gaxetas, frestas e borrachas.... Qdo chove ou a umidade aumenta, elas acumulam agua , se aglutinam e viram um verdadeiro moedor de ferro.

    Viram lixas altamente potentes, capazes de limar um carro inteiro em meses. Ahhh mas eu passo oleo depois que lava, fica limpinho e para os ruidos... Sim... para os ruidos , mas pelo simples fato de ter mais lubrificante isso nao qr dizer que para de destruir o carro, as particulas estao la e o pior, sempre umidas e bezuntadas de oleo. Enfim, ja falei muito sobre isso em uns 30 topicos aqui no forum, nos ultimos 3 meses em pelo menos uns 8 ou 9 deles.

    Sobre a questão da limpeza do solupan e continuar limpo, bom isso nao eh o solupan que faz e sim a sujeira nova, toda sujeira nova é fácil de tirar, se por baixo nao tem sujeira acumulada, basta um jato de agua pra tirar grande parte dela. Simples assim.

    Há centenas de produtos mais indicados, como os APCs (limpadores multi uso, algo como um veja melhorado), que limpam melhor, nao agride o meio ambiente, mantem a sujeira longe por mais tempo e facilitam o trabalho, alem de gastar muito pouco.

    Aconselho a quem gostar de limpeza e cuidado automotivo reaprender a lavar e encerar os carros, procurem o forum detailbrazil.net, é a maior fonte de CAR DETAIL do brasil, sem duvidas. Os melhores detailers do país estão por lá.

    Basicamente o que posso dizer é : nunca, jamais, never, niente, jamé, nem morta, use esponja de espuma ou panos para lavar o carro. Seja este uma kombi ou uma ferrari.

    A esponja ou pano sao superficies que acumulam rapidamente a sujeira do ponto A e levam para o ponto B, deixando marcas na pintura, sao chamadas SWIRLS ou teia de aranha (pois parece uma teia de aranha, encontrado em 99% dos carros, basta bater um foco de luz e parece que o carro foi ariado com bombril de tanto micro-risquinhos menos que um fio de cabelo brilhando).

    Isso ocorre muito também em quem manda POLIR o carro. Basicamente nego pega uma boina velha e fudida, coloca uma massa de polir n, 2 e sai arranhando toda lata do carro. Resultado: carro brilhando e com mais riscos que parede de prisao. Típico serviço FILÉ, de PATRAUM...

    Como lavar entao?

    1- jogue muita agua das RODAS para o resto do carro, preferencialmente de cima pra baixo, pq? pq nas rodas ha maior concentracao de sujeira, entao vc tira o grosso e nao deixa isso voltar para a lata depois de limpar a lata. Enfim, teto, capo, portas etc.

    2- compre 1 luva de pele de carneiro ou microfibra e dois baldes, a pele do carneiro ou a microfibra sao grossas, a sujeira entra pelos fiapos e vai parar na parte grossa da luva, isso nao deixa o carro riscar. Ao lavar o carro, qdo a luvar ficar suja ou com pouco sabao, molhe no primeiro balde, deixe sair o grosso da sujeira nele, depois use o outro balde limpo para voltar o sabao. Isso diminui em 99% os SWIRLs. Simples e barato, chama-se técnica dos 2 baldes... googleiem ai...

    3- carro limpo certo? NAO. fumaça, sujeira, verniz velho, tinta, poeira, tudo isso produz uma espécie de gordura quando fica ao sol, essa gordura se prende a tinta/verniz, deixando o carro opaco, sem vida e com aquele aspecto de sujo eternamente. Aqui vale a física:

    lei da reflaxão da luz, se vc criar uma reflexão perfeitamente lisa, o resultado visível é alta profundidade, foco, brilho e nitidez, se vc tiver uma reflexão embaralhada, desnivelada, suja ou imprecisa vai ter um resultado opaco, sem brilho etc. Agite um copo de agua e veja perfeitamente o que estou dizendo.

    Portanto, vamos realizar a primeira etapa da chamada DESCONTAMINAÇAO da pintura? Procure por massinhas chamadas CLAYBAR, elas são massinhas de argila próprias para pintura automotiva, simples de usar, pegue um pedaço, abra do tamanho da esfrirra do habibs, esfregue no carro com o lubrificante que vem na embalagem ou faca uma diluicao de detergente e agua, aplique, qto mais lubrificado melhor, lembrando que pouco lubrificado vai riscar o carro inteiro. portanto, muuuiita agua e detergente (use um borrifador pra ficar mais pratico, pegue o de passar roupa e infarte sua esposa!).AHHH já vi meu vizinho usar massa de vidraceiro, ficou show! Ficou uma ova! Massa de vidraceira é suja, cheia de impurezas e risca o carro inteiro, além de ter um oleo de linhaça podre que impregna no verniz, em 3 meses o carro fica com o verniz amarelado, que nao sai de JEITO nenhum, só lixando e repintando. NUNCA USE MASSA DE VIDRACEIRO.

    Bom esfregou td, lavou, descontaminou, retirou a sujeira? Legal, parabéns, possivelmente nesse momento vc terá duas opçoes:

    a) um carro horroroso opaco e sem vida cheio de riscos,
    b) um carro com brilho de volta.

    Ambas as situacoes sao normais porque mostra finalmente qual é a clara realidade nua e crua da tua pintura. Na primeira é uma pintura mal tratada, imperfeita que vai precisar de correcao. A segunda é uma pintura ainda em condicoes razoáveis e pode ter uma correçao mais simplificada (o que nao qr dizer que estara em melhor condicoes depois).

    Ai vem o passo do nivelamento da pintura.

    Vamos lembrar da lei da refraçao?

    Se vc tem um verniz sem micro fissuras ou com fissuras muito peqnas, seu verniz sera algo +- assim (visto no microscopio) --------. caso o verniz esteja detonado, sera algo mais ou menos assim /\/\/\/\/\/\/\/

    Como corrigir? Há duas maneiras:

    a primiera é colocar alguma coisa que preencha essas fissuras, ou seja, uma cera ou LSP ou pós cera, (procurem a diferenca no forum indicado). Isso é indicado para quem nao deseja fazer o polimento (correto, nao o FILÉ de PATRAUM MANOOWWW), seja pq nao tem tempo, maquinario, conhecimento etc... A outra é nivelar para baixo, ou seja, em casos críticos ou onde se possa fazer a correçao da pintura, realizar o polimento ou desbaste da camada inicial do verniz.

    Sim, polir diminui o verniz, sim, pode chegar na pintura, sim pode danificar o carro. NAO nao é algo raro, basta alguns erros bobos e vc destroi td... Entao cuidado, nao leve naquele Zóio, remela, Tiao, Jamanta, Bidu, da esquina. Aqui é importante salientar:

    a) procure um profissional que utilize bons produtos, ou seja, nao seja enganado: 3m nao é nada d+, massa de polir é quase um crime pro carro, realizar polimento na boina é possível mas não é aconselhável (pq se deteriora muito facilmente, esquenta rapidamente e normalmente usam a mesma boina em centenas de carros, o que deve ser trocado de preferencia entre 2 a 3x no mesmo carro! imagine usar em varios! neste caso o legal é usar boinas de espumas, pois os polidores secam rapidamente, diferente da lavagem que deixa as fibras inchadas, aqui ela seca e vira um rolo compressor de coisas duras, deixando o carro totalmente marcado, com holografias, swirls horriveis etc). Bons produtos Meguiars, Aquartz, Mothers, Malco, Sonax, Lincoln polidores (esse é nacional muito bom!), entre outros.

    2- polimento bom é demorado, pelo menos 1 dia e meio num carro, portanto, marcou pra buscar no mesmo dia, corre fora!

    Fez o polimento? Legal... Ja ouviu falar em lustre? Pois é... A funcao do polimento nao é brilhar o carro e sim NIVELAR ou CORRIGIR a superfície, ou seja, deixar o mais uniforme possível, claro que isso gera um brilho natural (lei da refracao lembra?), mas não gera uma profundidade e nivelamento da cor como um todo no carro, certamente vc ja viu carros por ai que parece ter várias pinturas , uma na porta, outra na outra porta, um no capo etc? Isso ocorre pq nao foi feito o lustre, que tem a funcao de puxar a o brilho, deixa-lo igual no carro todo e aumentar a nitidez do mesmo.

    Um bom lustre tem entre 2 a 3 etapas desde um lustre mais grosso (quase um polimento) até um refinish, algo muito sutil, dificilmente vc vera um serviço assim, maioria vai usar o tal FINISH IT da 3m mesmo, nao é uma porcaria, mas existem melhores, o problema de todo produto 3m é que ele MASCARA ou seja, ao inves de corrigir o defeito ele fica criando ali camadas e mais camadas para mascarar o problema, na primeira lavada vc ve todos os problemas e brocha achando que perdeu centenas de reais nessa brincadeira.

    UAU!! VC realmente chegou ate aqui , conseguiu ler td? fez alguma coisa? NAO? Legal... mas senta ai que tem mais história.

    O carro foi lavado, descontaminado, polido, lustrado e daí? Daí que a menos que vc seja malhado e esteja em boa forma está morrendo de dores ehhehehe Mas nao desanime nao, pq simplesmente vc está no meio do caminho.

    AAAHHH koleeee, depois de td isso? Sim... Passe a mao na lata do carro e verá que alem de brilhando mais que olho de atriz porno, estara tb aspero , seco e as vezes rugoso. PQ?

    Pq a pintura esta totalmente sem proteçao, nua e isso é MUITO perigoso, qualquer sujeira, coco de passarinho, agua de chuva, seiva de arvore vai atacar com tamanha velocidade que vai achar que o PT roubou devagar os cofres públicos.

    Vamos PROTEGER?

    Vc tem diversas opçoes nesse momento, cera, LSP, pós cera, etc. Inclusive a mistura deles todos (procure no forum que passei acima).

    Basicamente há uma opcao melhor para cada pintura e cor, e basicamente muitas formas e promessas, particularmente nao acredito em quase nenhuma ladainha de durar 6 meses ou mais (exceto pela Aquartz, mas aí é outro departamento, iusso dura em média 10 anos!). Voce vai precisar de encerar o carro.

    Achou que iria usar aquela latinha legal da Grandprix de 3 anos atras né? Pode usar sim... como banquinho pra alcancar o teto.

    ceras de supermercado sao recheadas de silicone, o silicone é péssimo pro carro, detona borrachas, borrachoes e plasticos pretos, nao protege ABSOLUTAMENTE NADA da pintura e normalmente dura uns 3 dias apenas (dentro de uma garagem coberta). Essas ceras tb sao chamadas ceras de limpezas, pq tem microparticulas de aluminio ou outro abrasivo que fazem um papel porco de polidor, ou seja, vai ferrar com td.

    Procuire novamente pelas marcas que já citei acima, AHHHH mas sao caras! Nossa 130 reais uma latinha! ta louco!

    Calma lá pqno gafanhoto (alguem ai ta lendo???), uma lata de grand prix custa 15 reais, dura em media 3 carros e só destrói o carro e teus braços.

    Essas latinhas caras duram em média de 60 a 80 carros (sim eu mesmo fiz o teste e eu mesmo contei, estou ha 4 anos com uma lata de meguiars e encerei em média de 60 a 70 carros por lata, é uma conta simples, essas ceras sao completamente diferentes no modo de usar e consistencia, parecem uma cera de abelha, sao duras e quanto MENOS vc passar na lata MAIS elas protegem e dao brilho, aqui menos é mais!)
    Matematica simples, faça as contas... Cadilac é uma boa cera, custa uns 35 reias.... vale a pena pra testar.

    bom fez td isso, esta quase pedindo pra alguem tomar tandrilax pra vc pq vc nao aguenta mais lavar o carro, acabou certo?

    Td bem, se vc acabar aqui, vc fez o que chamamos de CRISTALIZACAO da pintura, uma cristalizacao SIMPLES, podemos fazer isso com mais alguns passos para deixar um look de exposicao ou se preferir acaba por aqui mesmo.

    Dependendo de alguns produtos que vc utilizar e como utilizar, chegara na vitrificacao ou diamantacao, sao etapas tao mais complexas que vou deixar pra la...

    Resultado final disso td??

    Carro realmente protegido, limpo, que nao acumula poeira nem sujeira (bastara um simples jato de agua de mangueira de jardim para deixa-lo limpissimo novamente, nem precisa de sabao, por pelo menos uns 2 meses, mesmo usando no barro). Caso quiser partir para uma limpeza mais pesada novamente, bastará refazer o enceramento a cada 30 dias que o carro já estará lindo e protegido.

    Se caso vc nao quiser fazer td isso, lave, descontamine e encere com produtos de qualidade, o resultado nao sera igual mas sera melhor que 80% dos carros que vc ve na rua. Nao precisa de solupan ou mijo de diabo pra limpar o carro, isso é porquice ou coisa de quem nao conhece produtos com qualidade, simples assim.

    Solupan e outros destroem o verniz dos carros, hoje os carros sao feitos muito rapidamente, com pintura ultra rapida, altissima pressao e cada dia com camada de tinta e verniz mais finas (isso alem de baratear, deixa a pintura secar mais rapido e facilita a correcao em larga escala, hoje um carrro nao tem mais que 2 camadas de cada material, antigamente tinham de 5 a 6... uma pintura de qualidade vai entre 8 e 16 camadas, portanto tirem por base...)

    Como disse no inicio do topico, havera momentos que o soluipan sera necessario, mas isso é algo entre 1 ou 2 x na vida do carro... Para o resto das vezes, tecnologia, conhecimento e perspicácia resolvem, dá trabalho? Parece que sim mas nao é tanto, a tecnologia envolvida nesses produtos é imensa, para terem idéia, já encerei um vectra no horario do almoco e ainda almocei, usando roupa de trabalho, social! Tinha que ir para um evento e queria o carro perfeito, lavei cedo e voltei pra encerar no almoco, é tão rápido e suave que vc nem sua, é quase como passar um pano para secar o carro... O mesmo ocorre nas outras etapas, claro que em situacao diferente mas é parecido. Aquela lambrequeira e suador de ficar encerando com grand prix já era, o mesmo vectra usando grand prix demorava em média 3 a 4 horas pra deixar tinindo... Em meia hora eu finalizava o carro todo com uma meguiars.

    O problema todo é que esses produtos tem tempo de cura, ou seja, pra poder passar pra etapa seguinte, é precisa que os solventes se evaporem e com isso o produto gruda na lataria e faz toda sua mágica, por isso um bom polimento e cristalizacao dura em media 1 dia e meio ou dois. Dependendo do carro e do nivel de detalhamento, já vi carros com mais de 30 dias de trabalho, mas estamos falando em outro nivel.

  • #23
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    AHHH e essa porta da strada aí sem tinta é nojentice de funcionario que pega na porta suado, com a mao suja, etc, a sujeira como eu ja disse, se transforma em lixa, o suor é altamente ácido, o sol batendo forte potencializa isso , e como as pinturas sao frágeis e finas, isso ai nao dura 1 ano e meio ja fica assim.

    uma pena. essa aí, soh trabalhando duro e repintando algumas partes pra voltar a ficar descente.

  • #24
    Usuário Avatar de Sandrãobh
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    Troller-a-vista, respeito um profissional, mas é uma semana para limpar um jipe para no fds c@g@-lo todo na trilha!!! Isso é trabalho para carro de exposição do tipo Frankfurt, SP, Detroit....
    Quem vier comprar meu jipe e ficar procurando micro ranhuras ou essas outras coisas, eu solto logo os cachorros nele e boto o cabra para correr, porque isso não é papo de jipeiro não...
    O Carroça tem cicatrizes de guerra e ai de quem vier apontar como defeitos!!! rsrsrsrsrs

    Não sou porco, mas acho que perder tanto tempo e esforço com isso é bobagem... Basta água e sabão neutro na sombra, umas brejas geladas e uma boa música tocando... é o suficiente!! A vida é muito curta para desperdiçar com isso!! Ah, com certeza ainda passa um vizinho ou conhecido para trocar ideia e admirar o jipão!!!

    abç.
    T4 2.8 -CARROÇA- BF 35', Bead's15x9 - Bilstein 5125-12'', E-locker/Spartan , Warn XD 9000 I/ Warn RC 9,0 (T) , RK 2,5''/3,5'', 4:56's, LEDs...

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