Postado originalmente por
Julio_ASRJ
Jonas, o limite de travessia de água (vau) dos jipes será diminuído até a altura do sensor do ABS, como acontece nos jipes que os possuem, como o Wrangler e outros. O sistema não pode ser submerso.
Qualquer avaria no sensor, seja nos fios que ficam nas rodas ou no próprio sensor poderá provocar aumento na distância de frenagem no asfalto e inutilizará completamente toda a eletrônica (ABS, EBD, TCS, ESP e qualquer outro dispositivo que dependa do ABS). Em casos extremos, provoca inclusive a perda de potência repentina devido a leitura errônea de dados com a atuação dos controles de estabilidade.
Airbag e ABS são ótimos acessórios de segurança para veículos que rodam no asfalto.
O Airbag com certeza promove a segurança. Mas, deve poder ser explicitamente desligado em veículos fora de estrada. Existem diversos casos de acidentes em veículos com airbag devido ao acionamento indevido! Espero que as montadoras tenham esse cuidado. O airbag é acionado pela desaceleração brusca do veículo. Em alguns modelos existem sensores no parachoque, portas, e outras partes para auxiliar no acionamento. Em jipes, que obviamente trocam parachoques e sofrem diversas modificações, além de sofrerem desaceleração constantes na utilização fora de estrada como em dunas, entrada em água, atoleiros e outras coisas, o risco do acionamento indevido é grande e muitos acabam fazendo gambiarras para evitar o acionamento indevido, o que não é aprovado pelas montadoras, alegando possibilidade de avarias no sistema.
ABS, por outro lado, é ótimo para asfalto liso molhado ou com gelo. Aqui no Brasil poucas estradas possuem asfalto liso! E pouquíssimos são os lugares que nevam! O ABS em um asfalto irregular, assim como em qualquer terreno fora de estrada provoca aumento da distância de frenagem! É um absurdo exigir que os veículos saiam com ABS, se nem mesmo asfalto bom eles possuem para andar aqui!
Fazer o quê? A unanimidade vai achar que está mais segura! O engraçado é que já vi reportagem mostrando que no Brasil, veículos com ABS se envolvem muito mais em acidentes (inclusive fatais) do que veículos sem ABS. Por que será? Será que todos são loucos e abusam do veículo com ABS? Será que todos soltam o pedal ao sentir a tremedeira provocada pelo ABS em funcionamento devido a falta de conhecimento? Ou será devido as condições do piso? A unanimidade é burra!