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  • #1



    Citação Postado originalmente por Nando
    Estava me refrindo aos cabos que partem do guincho para a caixa de controle, para poder colocar a caixa por dentro, os cabos devem ter pelo menos um metro, o que, segundo o Wanderlei, é muito comprido para o diametro padrão.
    Cara,

    O Work 12000 já vem de fábrica com fiação SUBDIMENSIONADA. Pega a tabela de fios e vê lá a corrente necessária pra mover o motor de 2hp dele... Tem que ser fio de 35mm, e não 16mm como vinha nos 12000 mais antigos e 25mm como vem agora. Se vc trocar TODA a fiação do guincho por 35mm, vc pode por a caixa até lá na caçamba que não tem problema.

    Um colega da jipenet trocou a fiação do work 9000 dele de 16mm para 35mm e a diferença é perceptível.

    Eu estou trocando no meu também.

    Como chave geral pro guincho, eu uso uma chave geral do caminhão mercedes, não sei qual modelo. É pra 1000A, 5x mais do que o work 12000 puxa em carga máxima. Com fiação de 16mm, o fio já começou a esquentar, por ser subdimensionada, mas a chave nem sentiu.

  • #2
    Usuário Avatar de fpandur
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    Vamos lá, embora os colegas já esclareceram quase tudo nas mensagens anteriores:

    - fiação da tomada do controle: é ridicularmente fina, quando comparada à do motor. Basta comprar um cabo tripolar na bitola adequada que não terás problema algum. Essa fiação é apenas p/ acionar a bobina da contatora e não o motor em si do guincho.
    - fiação caixinha-motor: no meu caso, não precisei mudar nada ! O comprimento ORIGINAL dos cabos que vieram deu certinho p/ instalar a caixinha dentro do cofre. Portanto aqui, também não há problema algum.

    Com relação à bitola dos cabos caixinha-motor, é o que o Parra disse: já vem/vinha subdimensionado de fábrica. Estou providenciando a mudança também p/ cabos 35 mm. Outra coisa que faz muuuuita diferença, embora nem todos atentem para isso: é altamente recomendável puxar um fio terra diretamente entre bateria e base do guincho. A imensa maioria (pelo menos é o que tenho visto ...) confia no contato feito pelos parafusos da base com o chassis. No começo pode funcionar que é uma maravilha, mas depois com barro/sujeira, começa a não ter mais um contato perfeito. Faço aqui também uma mea-culpa : quando instalei o guincho, fiz o contato do terra através dos parafusos. Sabe como é, a pressa de instalar o bichinho .... Esses dias estive medindo o contato entre o parafuso e o terra da bateria e já tem uma pequena resistência ali (1 ohm aproximadamente). Para os níveis de potência e correntes envolvidos, já é significativo e implica em perdas. Quando mudar os cabor p/ 35 mm, já vou consertar isto também

    Abraços eletrificados !!
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  • #3
    Usuário Avatar de Nando
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    Flavio,

    Sou bem leigo em elétrica, então não liga Como seria feito o aterramento entre o guincho e a bateria?

    ( )s

  • #4
    Usuário Avatar de fpandur
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    OK Fernando, sossegado, vamu lá !

    A maneira mais comum é usar o chassis, pois no pólo negativo da bateria sai uma fita (ou cabo) que vai ligado à lataria/chassis. Entretanto, por esse método, o terra chega ao guincho pelos parafusos da base, que conforme percebi, com o tempo começam a apresentar alguma resistência no contato elétrico.
    Para resolver isso, basta fazer um cabo (da mesma bitola dos outros cabos do guincho), ligando o pólo negativo da bateria à base do guincho. Na ponta que vai na base, basta colocar um conector em que o parafuso passe por dentro dele. Na ponta da bateria, provavelmente vai ter que mudar o conector que vai no pólo desta, de modo a acomodar o cabo (ou conector) que está vindo do guincho.

    Compliquei ou descompliquei ??!

    Abraços
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