x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 16
    Usuário Avatar de TylerNTL
    Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Agradecimentos: 2

Dicas para desenvolvimento de instalação elétrica de reboque

A uns tempos atrás já fiz uso mais intenso de reboques, fiz algumas instalações elétricas dos reboques e mais algumas tomadas nos carros.

E uma coisa que é péssima nessas instalações é a falta de padronização. Seu carro tem engate e tomada mas basicamente só serve no "seu reboque".

Tenho uma "idéia revolucionária" para resolver essa situação e gostaria de apresentar ela por aqui pedindo dicas e sugestões de quais materiais utilizar para fazer um protótipo.

A idéia:
    -Fazer a instalação elétrica do reboque independente da viatura, se possível com uma pequena bateria.
    -A "comunicação" da sinalização da viatura com o reboque seria por "foto sensores" (tenho que descobrir se existem CI´s, componentes, por um preço viável) que enxergariam as luzes (freio, farolete, ré) e repetiriam esses sinais na iluminação do reboque.
    -Para repetir os sinais alguns relés e um PIC dão conta do serviço.

O objetivo:
    -Projetar uma instalação elétrica do reboque independente, sem a necessidade de alterarmos a instalação elétrica da viatura rebocadora.

Usuário
    Entrada
    17/08/2009
    Local
    Rio/RJ
    Muito interessante e te digo mais depois de pronto pode patentear e ganhar um $$$$$ c essa idéia, pra mim será bastante útil pois reboco um barco e esse sistema facilita e muito o desengate e o engate rápido na água, agora terás q ver como vai legalizar a instalação elétrica do reboque independente, junto ao órgão fiscalizador, bela iniciativa, abraço.

Padronização até existe, tanto que as tomadas usadas vem com a indicação de todos os sinais. As pessoas que instalam simplesmente não seguem. A Amarok por exemplo vem com um conector na traseira só pra isso sem falar que as picapes da Mit veem com tudo instalado de fábrica.

Não entendi a necessidade de toda essa complexidade. Vai colocar comunicação serial entre o veículo e o reboque? Acho que passar 5 ou sei fios bem mais simples.
    L200 Triton AT 3.2 2010

Usuário
    Entrada
    08/03/2005
    Local
    Londrina/PR
    Agradecimentos: 3

Padrao

No site da HELLA naAlemanha, na parte onde sao apresentadas as "tomadas" p reboque, ha um esquema que mostra o Padrao Mundial p esse tipo de ligacao.

Concordo com os amigos. A padronização já existe.

No exterior inclusive você compra o chicote pronto para não precisar cortar fios do seu veículo...

O problema é o desconhecimento técnico no Brasil.

Agora, de fato a possibilidade de uma comunicação "sem fio" é interessante.

Abraço,
    Ricardo A. I. Loureiro

Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Ok! Existe padronização de como instalar, mas na prática ela é muito pouco respeitada.

Além da padronização de "como instalar" existem por baixo uns 05 modelos de plugues.

Combinando:
    05 tipos de plugue X probabilidade do eletricista seguir padrão X lei de murphy = uns 3% de chance de quando vc precisar rebocar alguma coisa que não o seu carro a instalação elétrica funcionar.

Eu nunca presenciei a instalação de um reboque quando necessário dar certo em outro carro que não o do dono.

A idéia é mesmo utilizar comunicação sem fio.
    E pesquisar se seria viável utilizar alguma coisa mais "avançada" por exemplo um aplicativo "lendo" os sinais no painel do carro e utilizando wifi, bluetooth (ou sei lá mais o que) para se comunicar com o reboque ou fotosensores enxergando a traseira do carro e repetido os sinais no reboque.

Existem CI´s comerciais que serviriam para esta aplicação?

Eu acho que isso aí é inviável. É mais fácil fazer um caixa com bornes e jumpers pra poder mudar a configuração do conetor sem ter que abri-lo. Dá até pra colocar uns leds lá pra não ter ficar indo atras do reboque pra conferir qual lâmpada tá acendendo.

Também nunca vi diferença nos conectores a não ser os usados nos caminhões.

O maior problema que tenho na verdade são os maus contatos dentro das lanternas e das lâmpadas. Já troquei as lâmpadas por leds mas os mau contatos continuam. Sempre que vou usar tenho que testar com antecedência pra não atrasar as viagens.
    L200 Triton AT 3.2 2010

Usuário Avatar de Moipessoa
    Entrada
    01/04/2011
    Local
    Campos/RJ
    Agradecimentos: 0
    o maior problema das instalações elétricas está no plugar a tomada, muitas vezes a falta de uso faz com que acumule muita sujeira, (barro, oxidação, areia, etc) e isso é péssimo para fechar o contato ideal, sendo o grande causador da maior parte das queimas de lâmpadas.
    para quem tem reboque que coloca na água, no caso de barcos e lancha, uma das melhores opções é fazer um "para-choque" removível para que o cabeamento não entre em contato com a água, mesmo que os fios estejam cobertos, a lanterna não é estanque, e sempre deixa entrar alguma água, oxidando os contatos dos fios com o soquete das lâmpadas. bater uma água na tomada do reboque do carro, qdo for lavar o mesmo ajudar a limpar os contatos e posteriormente a isso, um spray tipo WD, elimina o residual de umidade que ficou no local.
    durante algum tempo, saiamos em 05 carros diferentes pra pescaria, sendo que nem sempre o carro era do mesmo dono do reboque. resolvi o problema fazendo a mesma instalação elétrica em todos os carros.
    Tyler, uma dúvida que me surgiu: como nossos estradas são "muito bem pavimentadas", a vibração não afetaria a "sensibilidade" dos sensores, reduzindo consideravelmente a sua vida útil?
    Imagens Anexas -carreta_2.jpg -carreta_3.jpg 
    Ex L200 Outdoor 2008.
    ATUAL NOVA RANGER CD XL 4X4 2.2 13/14 150CV

As pessoal que fabrica os reboques também não fazem o balanceamento das rodas e a vibração que elas causam queimas as lâmpadas e enchem o sistema da mau contato.
    L200 Triton AT 3.2 2010

Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Citação Postado originalmente por Moipessoa Ver Post
    Tyler, uma dúvida que me surgiu: como nossos estradas são "muito bem pavimentadas", a vibração não afetaria a "sensibilidade" dos sensores, reduzindo consideravelmente a sua vida útil?
    Pois é minha experiência com reboques é justamente para carregar barcos.
    Eu gastaria umas 10X+ mais para fazer uma instalação muito boa, mas infelizmente só acho luminárias vagabundas e até agora a solução que você propôs foi a melhor que encontrei e inclusive usei assim por alguns anos (Tábua com iluminação presa com porcas borboleta, chicote enrolado ao longo do reboque, ao chegar na praia tirava a tábua e guardava no carro).

Ultimamente o barco está "confinados" em um condomínio e o reboque só anda uns poucos metros da garagem para a rampa e vice-versa. Estou planejando uma expedição que envolve rebocar o barco por uns 300km e aí vou ter que ajeitar o reboque.

A princípio o plano é utilizar CI´s e circuitos em placas impressas acredito que a vibração não será problemas para os componentes, mas ele pode ser crítico nos suportes ou não sei mais oque que provavelmente vão ser necessários para posicionar e alinhar estes CI´s.

A idéia aqui era encontrar alguém que tenha trabalhado com CI´s fotosensores, sei que existem muitos para diversas aplicações, mas efetivamente nunca trabalhei com eles e não sei se existe algum que serviria para ler as luzes de um veículo a alguma distância.
    Se existir, os faróis de outros carros e a iluminação externa interferiria na leitura?
    Seria viável fazer módulos em suportes imantados que seriam fixados próximo às lanternas?

Usuário
    Entrada
    30/09/2011
    Local
    Itatiaiuçu/MG
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por TylerNTL Ver Post
    Ok! Existe padronização de como instalar, mas na prática ela é muito pouco respeitada.

Além da padronização de "como instalar" existem por baixo uns 05 modelos de plugues.

Combinando:
    05 tipos de plugue X probabilidade do eletricista seguir padrão X lei de murphy = uns 3% de chance de quando vc precisar rebocar alguma coisa que não o seu carro a instalação elétrica funcionar.

Eu nunca presenciei a instalação de um reboque quando necessário dar certo em outro carro que não o do dono.

A idéia é mesmo utilizar comunicação sem fio.
    E pesquisar se seria viável utilizar alguma coisa mais "avançada" por exemplo um aplicativo "lendo" os sinais no painel do carro e utilizando wifi, bluetooth (ou sei lá mais o que) para se comunicar com o reboque ou fotosensores enxergando a traseira do carro e repetido os sinais no reboque.

Existem CI´s comerciais que serviriam para esta aplicação?

Amigo, alguns colegas meus me falaram desse cara aqui.
    Era em aplicaçoes de automação industrial, mas pode servir na sua aplicação.

Dá uma olhada, acho que pode te ajudar.
    Se chama Xbee
    http://www.ikware.com/seeuinmytee/pdf/sem_fios.pdf
    ou
    XBee/ZigBee

Usuário Avatar de rfdex
    Entrada
    20/06/2005
    Local
    Brasilia/DF
    Agradecimentos: 17
    Padronização existe sim. O problema é que não instalam adequadamente. Certa ocasião um amigo deixou seu reboque em minha casa para que eu fizesse a instalação elétrica. Fiz tudo usando solda nas emendas dos fios, fita de auto fusão e blindei com cola quente. Viajei a serviço e quando retornei meu pai disse que o amigo havia buscado o reboque em casa, porém nada funcionou (* a instalação da camionete dele estava totalmente fora do padrão). Sabe o que ele fez? Levou o reboque a uma auto elétrica e alterou todo o serviço que eu havia feito, de modo a adequá-lo à ligação errada da camionete. Isso ilustra boa parte dos casos de parte elétrica de reboque não funcionar adequadamente. Outra questão que afeta a ligação é ausência de terra. Geralmente se dá com o acoplamento da munheca da carreta na bola do engate do carro. Mas uma opção interessante é um usar um dos terminais para ligação. Fica mais seguro. Um coisa que é importante é fazer uma caixa de fusível/relê no próprio reboque. É muito comum também algo entrar em curto no reboque e queimar o fusível dentro do carro. Isso nas melhores ocasiões. Nas piores queima-se até o chicote. Um abraço.

Raphael

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Ligação elétrica reboque SW4
      Por Orcino no fórum Toyota
      Respostas: 8
      Última resposta: 21/06/2014, 21:53
    2. Amortecedor para capo da Camper - Dicas de instalação
      Por rub no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 13
      Última resposta: 28/03/2011, 22:24
    3. Respostas: 2
      Última resposta: 31/07/2006, 13:55
    4. Dicas para instalação do Kit Gás