A uns tempos atrás já fiz uso mais intenso de reboques, fiz algumas instalações elétricas dos reboques e mais algumas tomadas nos carros.
E uma coisa que é péssima nessas instalações é a falta de padronização. Seu carro tem engate e tomada mas basicamente só serve no "seu reboque".
Tenho uma "idéia revolucionária" para resolver essa situação e gostaria de apresentar ela por aqui pedindo dicas e sugestões de quais materiais utilizar para fazer um protótipo.
A idéia:
-Fazer a instalação elétrica do reboque independente da viatura, se possível com uma pequena bateria.
-A "comunicação" da sinalização da viatura com o reboque seria por "foto sensores" (tenho que descobrir se existem CI´s, componentes, por um preço viável) que enxergariam as luzes (freio, farolete, ré) e repetiriam esses sinais na iluminação do reboque.
-Para repetir os sinais alguns relés e um PIC dão conta do serviço.
O objetivo:
-Projetar uma instalação elétrica do reboque independente, sem a necessidade de alterarmos a instalação elétrica da viatura rebocadora.
Muito interessante e te digo mais depois de pronto pode patentear e ganhar um $$$$$ c essa idéia, pra mim será bastante útil pois reboco um barco e esse sistema facilita e muito o desengate e o engate rápido na água, agora terás q ver como vai legalizar a instalação elétrica do reboque independente, junto ao órgão fiscalizador, bela iniciativa, abraço.
Padronização até existe, tanto que as tomadas usadas vem com a indicação de todos os sinais. As pessoas que instalam simplesmente não seguem. A Amarok por exemplo vem com um conector na traseira só pra isso sem falar que as picapes da Mit veem com tudo instalado de fábrica.
Não entendi a necessidade de toda essa complexidade. Vai colocar comunicação serial entre o veículo e o reboque? Acho que passar 5 ou sei fios bem mais simples.
Ok! Existe padronização de como instalar, mas na prática ela é muito pouco respeitada.
Além da padronização de "como instalar" existem por baixo uns 05 modelos de plugues.
Combinando:
05 tipos de plugue X probabilidade do eletricista seguir padrão X lei de murphy = uns 3% de chance de quando vc precisar rebocar alguma coisa que não o seu carro a instalação elétrica funcionar.
Eu nunca presenciei a instalação de um reboque quando necessário dar certo em outro carro que não o do dono.
A idéia é mesmo utilizar comunicação sem fio.
E pesquisar se seria viável utilizar alguma coisa mais "avançada" por exemplo um aplicativo "lendo" os sinais no painel do carro e utilizando wifi, bluetooth (ou sei lá mais o que) para se comunicar com o reboque ou fotosensores enxergando a traseira do carro e repetido os sinais no reboque.
Existem CI´s comerciais que serviriam para esta aplicação?
Eu acho que isso aí é inviável. É mais fácil fazer um caixa com bornes e jumpers pra poder mudar a configuração do conetor sem ter que abri-lo. Dá até pra colocar uns leds lá pra não ter ficar indo atras do reboque pra conferir qual lâmpada tá acendendo.
Também nunca vi diferença nos conectores a não ser os usados nos caminhões.
O maior problema que tenho na verdade são os maus contatos dentro das lanternas e das lâmpadas. Já troquei as lâmpadas por leds mas os mau contatos continuam. Sempre que vou usar tenho que testar com antecedência pra não atrasar as viagens.
o maior problema das instalações elétricas está no plugar a tomada, muitas vezes a falta de uso faz com que acumule muita sujeira, (barro, oxidação, areia, etc) e isso é péssimo para fechar o contato ideal, sendo o grande causador da maior parte das queimas de lâmpadas.
para quem tem reboque que coloca na água, no caso de barcos e lancha, uma das melhores opções é fazer um "para-choque" removível para que o cabeamento não entre em contato com a água, mesmo que os fios estejam cobertos, a lanterna não é estanque, e sempre deixa entrar alguma água, oxidando os contatos dos fios com o soquete das lâmpadas. bater uma água na tomada do reboque do carro, qdo for lavar o mesmo ajudar a limpar os contatos e posteriormente a isso, um spray tipo WD, elimina o residual de umidade que ficou no local.
durante algum tempo, saiamos em 05 carros diferentes pra pescaria, sendo que nem sempre o carro era do mesmo dono do reboque. resolvi o problema fazendo a mesma instalação elétrica em todos os carros.
Tyler, uma dúvida que me surgiu: como nossos estradas são "muito bem pavimentadas", a vibração não afetaria a "sensibilidade" dos sensores, reduzindo consideravelmente a sua vida útil?
Ex L200 Outdoor 2008. ATUAL NOVA RANGER CD XL 4X4 2.2 13/14 150CV
As pessoal que fabrica os reboques também não fazem o balanceamento das rodas e a vibração que elas causam queimas as lâmpadas e enchem o sistema da mau contato.
Tyler, uma dúvida que me surgiu: como nossos estradas são "muito bem pavimentadas", a vibração não afetaria a "sensibilidade" dos sensores, reduzindo consideravelmente a sua vida útil?
Pois é minha experiência com reboques é justamente para carregar barcos.
Eu gastaria umas 10X+ mais para fazer uma instalação muito boa, mas infelizmente só acho luminárias vagabundas e até agora a solução que você propôs foi a melhor que encontrei e inclusive usei assim por alguns anos (Tábua com iluminação presa com porcas borboleta, chicote enrolado ao longo do reboque, ao chegar na praia tirava a tábua e guardava no carro).
Ultimamente o barco está "confinados" em um condomínio e o reboque só anda uns poucos metros da garagem para a rampa e vice-versa. Estou planejando uma expedição que envolve rebocar o barco por uns 300km e aí vou ter que ajeitar o reboque.
A princípio o plano é utilizar CI´s e circuitos em placas impressas acredito que a vibração não será problemas para os componentes, mas ele pode ser crítico nos suportes ou não sei mais oque que provavelmente vão ser necessários para posicionar e alinhar estes CI´s.
A idéia aqui era encontrar alguém que tenha trabalhado com CI´s fotosensores, sei que existem muitos para diversas aplicações, mas efetivamente nunca trabalhei com eles e não sei se existe algum que serviria para ler as luzes de um veículo a alguma distância.
Se existir, os faróis de outros carros e a iluminação externa interferiria na leitura?
Seria viável fazer módulos em suportes imantados que seriam fixados próximo às lanternas?
Ok! Existe padronização de como instalar, mas na prática ela é muito pouco respeitada.
Além da padronização de "como instalar" existem por baixo uns 05 modelos de plugues.
Combinando:
05 tipos de plugue X probabilidade do eletricista seguir padrão X lei de murphy = uns 3% de chance de quando vc precisar rebocar alguma coisa que não o seu carro a instalação elétrica funcionar.
Eu nunca presenciei a instalação de um reboque quando necessário dar certo em outro carro que não o do dono.
A idéia é mesmo utilizar comunicação sem fio.
E pesquisar se seria viável utilizar alguma coisa mais "avançada" por exemplo um aplicativo "lendo" os sinais no painel do carro e utilizando wifi, bluetooth (ou sei lá mais o que) para se comunicar com o reboque ou fotosensores enxergando a traseira do carro e repetido os sinais no reboque.
Existem CI´s comerciais que serviriam para esta aplicação?
Amigo, alguns colegas meus me falaram desse cara aqui.
Era em aplicaçoes de automação industrial, mas pode servir na sua aplicação.
Padronização existe sim. O problema é que não instalam adequadamente. Certa ocasião um amigo deixou seu reboque em minha casa para que eu fizesse a instalação elétrica. Fiz tudo usando solda nas emendas dos fios, fita de auto fusão e blindei com cola quente. Viajei a serviço e quando retornei meu pai disse que o amigo havia buscado o reboque em casa, porém nada funcionou (* a instalação da camionete dele estava totalmente fora do padrão). Sabe o que ele fez? Levou o reboque a uma auto elétrica e alterou todo o serviço que eu havia feito, de modo a adequá-lo à ligação errada da camionete. Isso ilustra boa parte dos casos de parte elétrica de reboque não funcionar adequadamente. Outra questão que afeta a ligação é ausência de terra. Geralmente se dá com o acoplamento da munheca da carreta na bola do engate do carro. Mas uma opção interessante é um usar um dos terminais para ligação. Fica mais seguro. Um coisa que é importante é fazer uma caixa de fusível/relê no próprio reboque. É muito comum também algo entrar em curto no reboque e queimar o fusível dentro do carro. Isso nas melhores ocasiões. Nas piores queima-se até o chicote. Um abraço.