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Tópico: WORK X HI-PULL

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  • #1
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    Tem coisas que são estranhas.

    1- Pelo que eu saiba (graças às aulas de amigos engenheiros) os HP estão relacionados com os Watt. Logo, se um guincho tem mais HP consome mais Watt que um que têm menos HP. Isso é básico. Ou seja, nessa lama tem tronco escondido

    2- o Hélio que tem a M37 é meu amigo pessoal, comprei dele um M38A1, e compartilhamos o mesmo mecânico, o Chico de Cabo Frio (compartilhamos os serviços mecânicos, óbvio). O Hélio usou o guincho dele para puxar uma Cherokee quebrada numa trilha, jamais precisou puxar a Dodge. Se precisasse, o Hélio é um cara inteligente, e usaria uma patesca, que serve exatamente para isso.

    3- o guincho ter redutores e planetárias não é demérito, mas sinal de inteligência, afinal, elas servem para multiplicar a força do equipamento. Todo veículo as têm em seus diferenciais, e ninguém reclama disso.

    4- esse papo de cabo de aço é outra coisa furada. Como já escrevi em outro tópico, verifiquem com os produtores de cabo de aço as especificações técnicas dos cabos.
    Em tenho um Work 12000 com o tal cabo fraquinho. Nunca precisei de me auto-auxiliar, mas já tirei Bandeirantes de enroscos sérios. Não há nenhum fio rompido no cabo, o Work funcionou por mais de hora sem pifar. Ou eu tenho muita sorte, ou o cabo não é tão fraquinho assim De qualquer forma, sempre é bom lembrar que existe uma coisa chama fadiga de material. Alguém sabe depois de quanto tempo essa fadiga se manifesta em cabos de aço

    5- finalmente, entre nós, para que vocês querem um guincho que enrole a 120km/h. Na maior parte dos casos, a gente usa o guincho lentamente, pois se tentar acelerar, alguém vai quebrar

    Eriksom

  • #2
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    Para não escreverem que eu persigo coisas mal-feitas vindas lá da China, leiam o texto abaixo sobre cabos de aço chineses. Está na página da Cimaf, empresa brasileira e de reconhecida qualidade.

    **********************

    ALERTA SOBRE CABOS IMPORTADOS DA CHINA
    O Sicetel - Sindicato Nacional da Indústria de Trefilação e Laminação de Metais Ferrosos, vem promovendo trabalhos no sentido de garantir a segurança dos usuários de cabos de aço, uma vez que testes realizados em laboratórios especializados indicaram que os cabos importados da CHINA, e hoje comercializados no mercado brasileiro, apresentam características de qualidade inferiores ao padrão estabelecido pela norma brasileira NBR6327, colocando em risco operações que envolvem movimentação de cargas e principalmente vidas humanas.

    Abaixo as principais observações com relação aos testes realizados:

    1 - Cabos polidos ensaiados nos diâmetros 13,0mm, 16,0mm e 19,0mm :
    - Em todos os casos ensaiados a carga de ruptura ensaiada foi menor que a carga de ruptura mínima especificada na norma brasileira NBR 6327 para classe EIPS de resistência dos arames.
    - Com isto, coeficientes de segurança normalmente necessários não estão sendo atingidos para os equipamentos (Ex: balancins, elevadores de obra, guindastes, gruas etc), oferecendo risco aos usuários.
    - A norma brasileira NBR 13541 para fabricação de laços recomenda, como carga de ruptura mínima para cabos com alma de aço, o grau EIPS. Portanto, neste caso, os cabos chineses também não atendem a norma, o que é considerado grave.
    - Os cabos de aço chineses são fabricados com pernas em 2 ou 3 operações (6 x 19 e 6 x 37) o que não é recomendado pela NBR6327, pelo fato de proporcionar, para aplicações dinâmicas (ex: balancins, elevadores de carga, guindastes, gruas etc), riscos de acidentes, devido rupturas internas de arames e ainda vida útil menor.

    2 - Cabos galvanizados ensaiados em diâmetros desde 2,40 mm até 13 mm :
    - Foram encontrados, em muitos casos, camada de zinco abaixo do previsto na norma brasileira NBR 6327, o que certamente trará vida útil menor ao cabo, além de diâmetros fora da tolerância também prevista na norma, o que poderá trazer problemas de desempenho.

    Considerando os motivos acima expostos, o Sicetel está promovendo palestras mensais mostrando aos clientes as principais diferenças entre os produtos nacionais e os importados da China, alertando os clientes do risco que estão correndo quando da utilização destes cabos de aço.

    Por fim, a situação exposta sensibilizou o CONMETRO - Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, a reconhecer a necessidade de incluir o cabos de aço no Programa Brasileiro de Avaliação de Conformidade, anunciado no último dia 31 de março pelo Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comercio Exterior, Luiz Fernando Furlan.

    São Paulo, maio de 2004

    *********************

    Ou seja, a mesma porcaria que a chinesada faz nas resinas químicas que resultam em produtos de PU de péssima qualidade, fazem também nos cabos de aço. Só que nesse caso, estão arriscando nossa vida.

    []s em campanha permanente contra produtos de qualidade reconhecidamente ruim.

    Eriksom

  • #3
    Usuário Avatar de Nando
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    La vai meus 0,01:

    Guincho bom é guincho bem instalado. De preferência com sistema de 2 baterias em paralelo. Ja tenho o meu Work 9000 ha quase 2 anos e ele nunca estolou e nunca senti falta de mais potência, e olha que só usei ele em barcas (Hilux CD e Band CD).

    O cabo tb nunca me deu dor de cabeça, ja usei o guincho pelo menos umas 60 vezes (nunca contei e acho que deve ser mais do que isso) e nunca senti que ele ia partir. Ta cheio de amassado e fios meio pra fora, e mesmo assim nunca senti nada de diferente.

    A meu ver o maior problema do meu guincho sempre foi a vedação da caixa de solenoides. Sempre tive problema com solenoides pifando por exposição demasiada a umidade e lama, até na Band que botei a caixa dentro do capô. Por esse motivo acho os blindados Hipull, Warn Militares, Work 12.500, etc. os melhores guincho do mercado. Porém como não existe almoço de graça, vc paga pelo que tem, então estes são os mais caros de longe.

    Se tivesse a grana neste momento a minha escolha seria certamente o Work 12.500. Um guincho moderno, 100% blindado, com uma capacidade muito boa e um atendimento pós venda e de manutenção excepcional dada pelo Wanderlei. Sempre que precisei foi só levar la na fabrica deles na Raposo que me faziam o serviço na hora a um preço muito bom.

    Se tivesse mais grana ainda, só pra ficar metido ainda ia la no Azad da Winchtech e pegava um cabo de Kevlar de 30 metros...

  • #4
    Usuário Avatar de Hugo4x4
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    Guilherme,

    Pesquisa de preços em R$:

    Work 12.000 ............. 3.120,00
    Work 12.500 ............. 4.550,00
    Hi Pull 12.000............. 3.700,00
    HDW 12.500 Pro......... 4.100,00
    Hugo4x4
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  • #5
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    HUGO AGUIRRE

    Valeu cunhado .

  • #6
    Citação Postado originalmente por Eriksom Teixeira Lima
    Tem coisas que são estranhas.

    1- Pelo que eu saiba (graças às aulas de amigos engenheiros) os HP estão relacionados com os Watt. Logo, se um guincho tem mais HP consome mais Watt que um que têm menos HP. Isso é básico. Ou seja, nessa lama tem tronco escondido
    Que tal levar em consideração entre outras coisas a eficiencia energetica em converter energia eletrica em mecanica.
    Outra coisa é que um motor só tem a potencia maxima numa determinada condição, assim não vai ter toda o potencia do motor todo o tempo.
    O calor é ai é um ponto importante, pois pode estar consumindo energia somente para gerar calor.

  • #7
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    Citação Postado originalmente por Wallace
    Citação Postado originalmente por Eriksom Teixeira Lima
    Tem coisas que são estranhas.

    1- Pelo que eu saiba (graças às aulas de amigos engenheiros) os HP estão relacionados com os Watt. Logo, se um guincho tem mais HP consome mais Watt que um que têm menos HP. Isso é básico. Ou seja, nessa lama tem tronco escondido
    Que tal levar em consideração entre outras coisas a eficiencia energetica em converter energia eletrica em mecanica.
    Outra coisa é que um motor só tem a potencia maxima numa determinada condição, assim não vai ter toda o potencia do motor todo o tempo.
    O calor é ai é um ponto importante, pois pode estar consumindo energia somente para gerar calor.
    É, caro Wallace, acho que você deve procurar um físico ou um engenheiro competente para te explicar isso, equivalência de HP em Watt.

    Quem sabe depois disso você parará de falar tanta abobrinha, como o seu guincho consome menos energia e tem mais potência. Ou você não sabe o que fala, ou ......

    Quem sabe você pare de desqualificar produtos de qualidade com cabos de aços nacionais para promover as porcarias produzidas na China que já foram condenadas por institutos sérios e de qualidade reconhecida internacionalmente. Grossura de cabo não quer dizer absolutamente nada, procure aprender um pouco sobre construção de cabos, ou continue .....

    Se é uma coisa que me irrita profundamente é sua postura de enrolação com todos nesse fórum de dizer que a única coisa que presta é seu produto chinês, lugar em que se fabrica produtos de péssima qualidade.

    Em sua homenagem, mudei minha assinatura.

    Eriksom

  • #8

    Esclarecimento

    PessoAll,
    Desculpe interferir no tópico, mas somente para esclarecer :
    Watt e HP são medidas de potência, não importando se estamos falando de motores elétricos e meânicos.
    Por convenção usamos Watts para motores elétricos e HP para motores mecânicos.

    1 HP = 745,7 Watts

    []'s

  • #9
    Usuário Avatar de Marcelo
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    Pessoal,

    Vou transcrever, mais ou menos, um e-mail que recebi da Jipenet referente a guinchos:

    "Um jipeiro saiu com mais 2 jipes pra fazerem uma trilha e, no meio da trilha, os 3 guinchos abriram o bico. Um deles era o Work (daquele que mandou o e-mail) e os outros era de outras duas marcas distintas. Evidentemente, só foi relato o que aconteceu com o guincho do proprietário do Work; que deu problema devido à instalação ter sido feita por profissional não qualificado que subdmensionou os fios de alimentação do guincho, causando o problema."

    Não tenho mais o e-mail original e não estou defendendo qualquer marca. O que estou querendo é colocar os seguintes pontos:

    1. Sair por ae dizendo que um guincho é ruim porque deu problema numa trilha, é, no mínimo, incoerente. Muitas vezes o guincho não foi instalado corretamente, não foi operado corretamente, já estava com problema e o proprietário imprudente não fez as devidas manutenções antes da trilha, etc

    2. Dizer que o guincho apresentou problema sem depois saber o motivo do defeito e sair condenando, também se enquadra nesse quesito.

    3. Dizer que um guincho é melhor que o outro, que tem mais potência que o outro, que tem mais força que o outro por "achismo", sem realizar testes idôneos, também não serve pra nada, só pra tumultuar e criar intrigas entre os participantes do fórum.

    4. Cada caso é um caso. Se um guincho foi melhor numa situação em que o outro não foi, isso não é parâmetro. Parâmetros são obtidos em testes realizados com material adequado e em situações idênticas.

    Não estou dizendo isso para Fulando ou Beltrano, isso é aplicável em qualquer situação em qualquer produto. É que toda vez que o assunto é guincho, a coisa gira, gira, gira e não sai da mesma...

    Isso é MHO.

    [s]
    _____________________________
    Marcelo Guereta - Hefestos - 0|||||0
    CJ5: Vortec V6 4.3 + 4L60E + Macrotorque + Full Lock + 37" + Bead-lock + Ekron

  • #10
    Citação Postado originalmente por Eriksom Teixeira Lima
    Citação Postado originalmente por Wallace
    Citação Postado originalmente por Eriksom Teixeira Lima
    Tem coisas que são estranhas.

    1- Pelo que eu saiba (graças às aulas de amigos engenheiros) os HP estão relacionados com os Watt. Logo, se um guincho tem mais HP consome mais Watt que um que têm menos HP. Isso é básico. Ou seja, nessa lama tem tronco escondido
    Que tal levar em consideração entre outras coisas a eficiencia energetica em converter energia eletrica em mecanica.
    Outra coisa é que um motor só tem a potencia maxima numa determinada condição, assim não vai ter toda o potencia do motor todo o tempo.
    O calor é ai é um ponto importante, pois pode estar consumindo energia somente para gerar calor.
    É, caro Wallace, acho que você deve procurar um físico ou um engenheiro competente para te explicar isso, equivalência de HP em Watt.
    Claro que existe a equivalencia mecanica de potencia entre HP e Watt como já foi falado aqui.
    Mas tem um segundo Watt num guincho eletrico, que é o consumo de energia eletrica em Watts, ou seja, Amperes consumidos X voltagem.
    Ai vamos ter outro valor em Watts que o consumido em energia eletrica que vai ser sempre maior que o primeiro da energia mecanica. Era sobre este Watt que eu falava.

    Citação Postado originalmente por Eriksom Teixeira Lima
    Quem sabe você pare de desqualificar produtos de qualidade com cabos de aços nacionais para promover as porcarias produzidas na China que já foram condenadas por institutos sérios e de qualidade reconhecida internacionalmente. Grossura de cabo não quer dizer absolutamente nada, procure aprender um pouco sobre construção de cabos, ou continue .....
    Nunca falei nada para desqualificar os cabos de aço nacionais.
    O que falo é que usado cabos inadequados em alguns guinchos, sejam nacionais ou não, tento o guincho como o cabo.
    É claro que não é culpa do fabricante do cabo de aço se o mesmo esta sendo aplicado de forma errada.

    Citação Postado originalmente por Eriksom Teixeira Lima
    Se é uma coisa que me irrita profundamente é sua postura de enrolação com todos nesse fórum de dizer que a única coisa que presta é seu produto chinês, lugar em que se fabrica produtos de péssima qualidade.
    Não enrolo nada, ao contrario, estou sempre aqui para discutir de forma educada, mas pena que outros não tenham a mesma postura.
    Na china como em qualquer lugar, até no Brasil se fazem normalmento bons e ruins produtos.
    Gostaria que você refletisse um pouco sobre o seguinte:
    Por varias vezes em varios foruns e lugares, etc foi proposta uma analise competitiva entre os guinchos eletricos do mercado.
    Em todas estas vezes a HDW e a Hipull se prontificaram imediatamente na participação.
    A Warn e a Work ficaram caladas ou desconversaram ou etc, mas de toda forma não quiseram participar.
    É de se pensar né...
    E ainda gostaria de informar que na época, o Hipull que é hoje vendido como sendo de 12 mil libras era vendido como 9 ou 9,5 libras... mas com capacidade de tração de 12 mil...

  • #11

    Re: Esclarecimento

    Citação Postado originalmente por Alexandre Cruz
    PessoAll,
    Desculpe interferir no tópico, mas somente para esclarecer :
    Watt e HP são medidas de potência, não importando se estamos falando de motores elétricos e meânicos.
    Por convenção usamos Watts para motores elétricos e HP para motores mecânicos.

    1 HP = 745,7 Watts

    []'s
    Mas também é uma medida eletrica:
    1 Watt = 1 Amper x 1 volt

  • #12
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    Nesses tempos bicudos, todos querem parecer inocentes e educados

    1- regra ABNT para cabos de aço nacionais: eles têm de resistir a 180kg de tração no mínimo e a 235kg no máximo por milimetro quadrado. Logo, um cabo de 5/16 tem capacidade mínima de 4,5 ton e máxima de 5,9 ton.

    2- como 12 mil libras equivalem a 5,4 ton, poder-se-ia dizer que o cabo está subestimado, DESDE QUE o guincho esteja operando a plena carga na 1ª volta do carretel, e consideremos que o guincho esteja tracionando um objeto (veículo) que tenha uma massa total superior a 4,5 ton. Como raramente um veículo em situação de encalhe apresenta essa massa, logo .......

    3- é importante saber também qual o tipo de construção do cabo, EMBORA não afete sua capacidade, isso se reflete na sua flexibilidade e durabilidade. Logo, grossura (do cabo) não é ISOLADAMENTE informação suficiente para qualquer avaliação, ou seja, ......

    4- um outro dado importante é procurar saber qual a relação entre o diâmetro do cabo e o cilindro em que ele será enrolado. Como escrevi acima, dependendo do método de construção (que determina a flexibilidade), o cilindro do guincho muito fino pode comprometer o cabo.

    COMO NENHUM FABRICANTE NACIONAL OU ESTRANGEIRO apresenta as "contas de seus projetos" como avaliar o que se está comprando?

    Do Work e do HiPull pelo menos sabemos uma coisa: seus cabos de aço são produzidos por empresas submetidas a padrões ABNT, e sabemos o que estamos comprando.

    Você poderia fornecer as especificações técnicas precisas dos cabos de aço que se usa nos seus guinchos? Poderia fornecer certificações idôneas da correição no processo produtivo desses cabos?

    Lembro a você que produtos químicos produzidos na China para a indústria farmaceutica têm sido constantemente rejeitados no Brasil devido a não-conformidade. Qual o instituto que testa a conformidade dos guinchos que você importa?

    Eriksom

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