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  • #1
    Usuário Avatar de jaime_sandim
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    Citação Postado originalmente por haundrich Ver Post
    Eu instalei e-locker na traseira e passei o LSD da traseira para a dianteira.
    eu tambem estou colocando e-locker na traseira do troller e estava pensando em passar o LSD pra dianteira mas agora estou pensando seriamente no bloqueio Spartan...me pareceu interessante e o mais importante barato

    Citação Postado originalmente por haundrich Ver Post
    MASSS.... Eu devia ter posto o e-locker na dianteira: Pois em deslocamentos que não dá para desligar a roda livre, percebo que o LSD na dianteira está atuando e puxando a direção. Pior ainda se tiver trecho de 500 metros de asfalto. Eu não fico descendo do carro para desligar roda livre toda hora. O LSD na dianteira tá lá , fritando de vez em quando, não bom isso.
    mas se voce desligar a tração (botão no 4x2) mesmo com a roda livre em 4x4 o bloqueio não vai atuar.
    o meu LSD já não esta bloqueando nada.

    Citação Postado originalmente por haundrich Ver Post
    Tô pesquisando se compro e-locker, detroit locker ou true track para a traseira: Porque não me agrada muito a idéia de ficar ligando toda hora o botão do e-locker na traseira a cada laminha que tiver que atravessar.. Ainda mais se um dos eixos estiver patinando no momento do acionamento..
    mas ai que esta a finalidade do bloqueio selecionável. chegou no enrosco liga ele passou desliga.
    jamais acione o bloqueio com os eixos em movimento(patinando) ligue antes do obstaculo.

    abraços.
    '' Flecha de prata''Troller 2010 chip /Colossus Max 37''R17 /molas 3'' /bilstein shock's /elocker /acessórios power off-road
    EX ''Jegão azul''

  • #2
    Usuário Avatar de haundrich
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    Jaime

    Mesmo com botão da tração desligado (ficando em 4x2), mas deixando a roda livre acionada na posição 4x4, o LSD fica fritando na dianteira.

    Penso que isso deve ocorrer com qualquer bloqueio tipo LSD ou TORSEN instalado na dianteira. Para evitar isso, tem que descer do carro e desligar a roda livre.

    Posso dizer isso por experiência própria: Eu já tive LSD na traseira e LSD na dianteira juntos, é o máximo em conforto mesmo. Mas percebi três coisas:
    Uma é que em trilha ou obstáculo mais pesado, tenho que acelerar mais para acontecer a atuação do bloqueio. Até ai tudo bem.
    Segundo, já aconteceu do carro ficar todo apoiado só de um lado, subida encostada no barranco trancando o giro dos pneus lado motorista e os bloqueios (que tinham sido revisados) não teve mais força para atuar, deixaram o diferencial deslizar e se eu insistisse, fritaria os discos. Tive que terminar a subida na base do guincho.
    Em terceiro, o bloqueio dianteiro desgastou prematuramente, em menos de 6 meses. Eu ia no sítio do sogro umas duas vezes por mês, 30 kms em estrada de barro. Nos domingos de chuva, fazia esse trecho já com roda livre acionada. Se chove 2 vezes por mês, então foi muito pouco uso da tração.

    A questão é a roda livre acionada + LSD. Na dianteira, a diferença de rpm entre as duas rodas dianteiras no esterço é maior do que o que ocorre no eixo traseiro, o que provoca atuação do LSD. Em minha opnião, LSD funciona bem somente no eixo traseiro, quando se trata de durabilidade.

    ah , Jaime, pode ficar sossegado, eu evito ligar o e-locker com eixos patinando no extremo, sei que isso é jogar dinheiro fora. Eu quis dizer que é um saco ficar ligando/desligando o bloqueio a cada lama que aparece.

    E tem detalhe, não sei se só eu que percebi. O e-locker demora um pouco para soltar. Tem que andar um pouco livre, terreno mais solto, até ele se "se soltar", o que acho que é normal para esse sistema. Descobri isso quando parei, desliguei o e-locker, e entrei no asfalto para fazer o retorno. Escutar pneu 34 pols urrando devagarinho nessa manobra foi impressionante.


    Citação Postado originalmente por jaime_sandim Ver Post
    eu tambem estou colocando e-locker na traseira do troller e estava pensando em passar o LSD pra dianteira mas agora estou pensando seriamente no bloqueio Spartan...me pareceu interessante e o mais importante barato



    mas se voce desligar a tração (botão no 4x2) mesmo com a roda livre em 4x4 o bloqueio não vai atuar.
    o meu LSD já não esta bloqueando nada.



    mas ai que esta a finalidade do bloqueio selecionável. chegou no enrosco liga ele passou desliga.
    jamais acione o bloqueio com os eixos em movimento(patinando) ligue antes do obstaculo.

    abraços.
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

  • #3
    Usuário Avatar de Marcelopi
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    Não tem receita de bolo !!! Cada caso é um caso.

    Uso no T4 Truetrac tanto na dianteira como na traseira. Acho que fica em um meio termo entre o original e dois selecionáveis, como os e-Locker

    Não me agrada a idéia de perder bloqueio na traseira "full time" , portanto sai fora do selecionável na traseira.
    Gosto do desempenho do Truetrac na dianteira. Posso rodar a velocidades altas, e ainda contar com o bloqueio, o que não daria para fazer com um e-locker.
    Mas , ninguem almoça gratis !!! Como disse, em situações extremas ele é pior que dois bloqueios 100 % acionados . Mas ainda prefiro os bloqueios atuando sempre, e a qualquer velocidade, como no caso dos dois Truetrac !!!!!
    T4 - 2010 - PRATA - 2 EATON TrueTrac - Rancho - BF AT
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  • #4
    Usuário Avatar de Renato Fraga
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    Pois bem amigos, um diferencial LSD semelhante ao original do Troller, o TrackLock, tem um funcionamento bem diferente de um diferencial torsen.

    O Trosen quando o diferencial não recebe força, ele fica bem solto. Sua ação não se dá por atrito ,mas sim por uma razão de 3x1 das suas engrenagens.

    Já o TrackLock funciona por atrito nos discos de embreagem que ele possui. Quando recebe força, a embreagem cola e evita o deslizamento. Quando sem força, atua apenas na pré-carga da mola que existe nesse sistema. É aí que está o problema. Apenas na pré-carga, a embreagem se desgasta com mais facilidade. É o que ocorre quando uma das rodas perde contato com o solo. O disco frita porque não tem força para colar.

    Usar um Track Lock na dianteira acaba ocorrendo o mesmo. Em 4x2 com a roda livre ligada, sempre que houver diferença de rotação entre as rodas, a embreagem vai escorregar sem força, desgastando os discos. Isso resulta ainda nos golpes no volante.

    Um diferencial torsen funciona de uma forma muito mais suave e eficiente na dianteira.

    Abraços

  • #5
    E estranho algumas situações, um cliente meu de Cuiaba me disse que esta montando mais o bloqueio do tipo 75% do que um e-locker, segundo ele o e-locker dispara a força recebida imediata para as rodas, já o 75% não faz isso, então no caso de um local com muita lama (região pantaneira e brejo) ele faz mais efeito que um 100%.

  • #6
    Usuário Avatar de haundrich
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    LSD 75% funciona bem, com muito conforto e suavidade, aliviando a transmissão, apenas tem um limite.

    No site da Eaton:
    e-locker: é o preferido pelos amantes de Rock Crawling.
    True Track:
    Ideal para utilização Off-Road leve.
    Detroit Locker:
    Aprovado e utilizado pelos amantes de performance e Off-Road - Utilizado em veículos da Nascar Racing.
    4X4 Brasil
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

  • #7
    Usuário Avatar de jaime_sandim
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    Haundrich,

    entendi oque voce quis dizer

    principalmente na sugunda situação que comentou,o LSD não se compara com um bloquei 100% no uso extremo


    nunca usei o LSD na dianteira,pretendo instalar essa semana o LDS originalmete traseiro na dianteira do meu troller.
    apesar deu eu não gostar muito pensei que seria melhor que nada

    voce recomenda? ou acha que vai trazer mais problemas que benefícios?
    futuramente vou colocar e-locker na dianteira mas agora com a grana curta ia de LSD mesmo

    abraços
    '' Flecha de prata''Troller 2010 chip /Colossus Max 37''R17 /molas 3'' /bilstein shock's /elocker /acessórios power off-road
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  • #8
    Usuário Avatar de haundrich
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    Olha Jaime, não recomendo porque vai desgastar rápido.
    R$ 600,00 para o kit de reparo de discos para Dana 44.
    A não ser que vc vai comprar bloqueio novo para a dianteira em breve e jogar esse LSD de discos no lixo, que é o que estou fazendo.

    E tô mais afim de colocar um bloqueio automático para a traseira, para sair do liga/desliga.

    Você vai perceber que o bloqueio na dianteira vai fazer mais efeito do que na traseira. Geralmente os jipes são mais pesados no eixo dianteiro. Tecnicamente, é uma pena que os jipes são tração traseira e motor dianteiro.


    Citação Postado originalmente por jaime_sandim Ver Post
    Haundrich,

    entendi oque voce quis dizer

    principalmente na sugunda situação que comentou,o LSD não se compara com um bloquei 100% no uso extremo


    nunca usei o LSD na dianteira,pretendo instalar essa semana o LDS originalmete traseiro na dianteira do meu troller.
    apesar deu eu não gostar muito pensei que seria melhor que nada

    voce recomenda? ou acha que vai trazer mais problemas que benefícios?
    futuramente vou colocar e-locker na dianteira mas agora com a grana curta ia de LSD mesmo

    abraços
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

  • #9
    Citação Postado originalmente por haundrich Ver Post
    Olha Jaime, não recomendo porque vai desgastar rápido.
    R$ 600,00 para o kit de reparo de discos para Dana 44.
    A não ser que vc vai comprar bloqueio novo para a dianteira em breve e jogar esse LSD de discos no lixo, que é o que estou fazendo.

    E tô mais afim de colocar um bloqueio automático para a traseira, para sair do liga/desliga.

    Você vai perceber que o bloqueio na dianteira vai fazer mais efeito do que na traseira. Geralmente os jipes são mais pesados no eixo dianteiro. Tecnicamente, é uma pena que os jipes são tração traseira e motor dianteiro.
    Pois é, LSD se trocar reparo e jogar $$$ fora pois dura pouco em vista de um montado pela fabrica.

  • #10
    Usuário Avatar de Renato Fraga
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    Amigos, eu raciocino da seguinte forma:

    Se você tem um LSD e um selecionável 100%, coloca o selecionável na dianteira e o LSD na traseira.

    Um LSD funciona satisfatoriamente bem enquanto as duas rodas do eixo em que ele está estiverem no chão.

    Na minha lógica, a roda que tende a sair do chão com maior frequencia é a dianteira. Portanto, o bloqueio fica mais suscetível a perder ação.

    Tendo o LSD na traseira, ele funcionará melhor e quando por algum motivo seu carro tirar uma das rodas traseiras do chão, você aciona o bloqueio selecionável dianteiro e se livra do enrosco.

    Num lamaçal, o LSD funciona.

    Numa subida íngreme, a roda dianteira mais uma vez tem maior tendência a perder contato com o chão.
    Se você tem o LSD na dianteira, e o selecionável na traseira, perderá tração com maior facilidade em uma subida. Se a configuração for inversa, vai ter o eixo dianteiro 100%, melhorando a segurança inclusive, pois se você perde tração na dianteira subindo um barranco, o carro pode desviar para um dos lados com maior facilidade.

    Outra situação: se você está caído de lado em uma vala, com duas rodas em piso de pouca aderência e duas em piso de maior aderência.
    Com um 100%, o lado de maior aderência te empurra para dentro da vala dificultando você conseguir sair desse enrosco. Se é um LSD torsen, é mais fácil de você sair, pois a roda com maior aderência vai virar mais lentamente do que aquela que tem menos aderência, tendendo a compensar essa diferença.

    Como disse bem lá atrás, eu uso essa configuração e não tenho do que me reclamar.

    Torsen na traseira, e selecionável na dianteira.

    Abraços

  • #11
    Usuário Avatar de jaime_sandim
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    Haundrich e Renato voce me fizeram enxergar as coisas de outro modo

    pensando por esse lado seria melhor deixa o LSD quetinho no eixo traseiro e colocar o e-locker na dianteira
    ate ter grana pra colocar e-locker no 2 eixos

    preciso definir isso logo,as peças estão na oficina e amanhã de manhã começa a montagem.

    algum depoimento pra me decidir de vez?

    obrigado pelas dicas
    abraços a todos
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  • #12
    Usuário Avatar de jaime_sandim
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    uma observação o meu LSD não esta bloqueando nada atualmente e como é certo que não vou trocar os reparos por não compensar.

    ainda continua sendo uma boa o e-locker na frente e o LSD na traseira?

    []´s indecisos
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