x
Convex Datacenter
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 13 a 19 de 19

Tópico: WORK super 12000

Usuário Avatar de Marcelo
    Entrada
    06/05/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 3

Pessoal,

Na verdade, eu me referi à chave-geral no sentido mais amplo (por isso às aspas). Ou seja, algo que impeça do guincho ser energizado e/ou apenas que impeça que ele funcione, mas tenha energia.

E acredito que todo mundo respondeu minhas perguntas, ou eu não entendi muito bem.

Se for para energizar o guincho, realmente precisa de uma chave-geral que suporte a amperagem demandada pelo guincho.

Se for apenas para impedir que alguém acione o guincho descuidadamente, qualquer chavezinha comprada na padaria serve, ou seja, a chave não será para impedir que a energia chegue ao guincho, mas sim, habilitar o controle apenas quando a chave estiver ligada.

É isso?

[s] chave-energizados,

Usuário
    Entrada
    22/03/2005
    Local
    Beira Mar/RJ
    Agradecimentos: 0
    Vamos por partes, e sem tecnicalidades.

O Work 12000 é igual ao meu. Dentro daquela caixinha de controle dele há 4 "barriquinhas" que trabalham cruzadas. São elas que "abrem passagem" da energia para o motor do guincho. Elas são acionadas como qualquer relê, um pequena carga para fechar o "circuito" que conecta a bateria ao guincho. liberando a passagem da energia. Se o guincho receber energia por um "lado", o motor enrola; pelo outro, o motor desenrola (o lado depende de qual dupla de "barriquinhas"estiver sendo habilitada, ou seja, recebendo a minúscula carga do controle manual). Note que se aquela caixa de comando não estiver aterrada, o guincho não funciona, pois as "barriquinhas" não terão seu "circuito de comando" fechado. Para entender, o melhor é desmontar um relê de farol e entender como ele funciona, pois o princípio é o mesmo.

Se as "barriquinhas" não forem acionadas pela pequena carga da chave de comando, elas não liberam energia. Logo, não funcionam. Assim, o chave no painel é qui-nem-qui o chave de comando manual, para um lado manda carga numa dupla de "barriquinhas", o motor enrola, pro outro, a outra dupla é acionada, e o motor desenrola. Nesse circuito da chave de comando, qualquer chave no painel, com meros 4 amperes segura o tranco fácil.

O problema é na hipótese remota de as "barriquinhas" colarem funcionando. É um risco. Nesse caso, o ideal seria uma chave geral capaz de suportar centenas de amperes. Foi nesse ponto que eu disse para colocar uma chave geral no borne negativo que desligada SIMULTANEAMENTE com o motor, cortaria a força para o guincho e ele pararia. Com a bateria desconectada da massa e o alternador desligado, o guincho vai pegar energia de onde? Foi isso que eu quis dizer

Na minha Camper, eu NÃO tenho essa chave, e se por acaso as "barriquinhas" travarem, eu simplesmente quebro as ditas cujas, pois quebradas estão, logo serão substituídas. Marreta existe para isso, e eu tenho sempre ferramentas à mão. Se não, uma .38 ou .380 bem colocada (tenha sempre duas, pois quem tem uma não tem nenhuma), resolve fácil em emergências (qualquer emergência), basta dizer NÃO em outubro

Eriksom

Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimentos: 2
    Interessante esta questao da preocupacao com os reles (solenoides,barriquinhas..).
    Normalmente para motores DC, a configuracao de acionamento e atraves de uma ponte.
    Realmente existe a probabilidade de acidente caso os reles "grudem"(soldem os contatos), mas acredito que seja dificil (nao impossivel) de dois falharem simultaneamente, impedindo de desligar o guincho.
    Outra preocupacao eh saber se existe algum bloqueio mecanico ou eletrico para evitar o acionamento do outro grupo de solenoides caso haja um soldado, evitando assim um curto-circuito de grandes proporcoes.

Sds.
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

Erikson, é bem provavel que o guincho esteja todo aterrado pela sua fixação.
    Não é um aterramento tão bom, mas o guincho deve funcionar...

Numca parei para reparar nos componentes de acionamente dos Works, mas aparentemente os outros guinchos são mais simples e seguros!
    Nos HDW por exemplo, voce só tem basicamente os solenoides e o botão de acionamento do controle.
    O botão vai colocar energia no circuito primario (baixa amperagem) de um (ou dois solenoides, dependendo se o guincho tem dois ou 4 solenoides) que ai passa energia para o outro solenoide (ou outro conjunto de solenoides).
    Ai os circuitos secundarios dos solenoides vão permitir a passagem da energia de alta amperagem.
    Sendo que os solenoides são totalmentes blindados.

Usuário
    Entrada
    22/03/2005
    Local
    Beira Mar/RJ
    Agradecimentos: 0
    Wallace,

Nós estamos falando a mesma coisa.

Barriquinha, solenóide, pontes, relês, esquecendo a tecnicalidade do detalhe, funcionam de modo similar.

O aterramento do guincho se faz pela base chassis, ao qual o borne negativo da bateria está conectado. Logo, se desconectar o borne negativo, todo equipamento DC que estiver nesse circuito desligará imediatamente. Por isso falei de desligar simultaneamente o motor, pois sem alternador não haverá suprimento de energia.

Em tempo, as "barriquinhas" da work (eu prefiro chamar assim, questão de gosto) também são blindadas, e tão seguras quanto quaisquer outras usadas nos outros guinchos, desde que de boa qualidade também.

Eriksom

Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimentos: 2
    Se o borne negativo da bateria for desconectado durante o funcionamento do guincho em regime de carga e o motor do veiculo estiver em funcionamento a probabilidade de danos ao alternador eh grande.
    O fato de desligar o cabo positivo ou negativo da bateria com o motor em funciomento nao provoca o seu desligamento.

Sds.
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem