x
Convex Datacenter
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 13 a 21 de 21
    Usuário Avatar de Paulo Eduardo
    Entrada
    03/06/2003
    Local
    Florianópolis / Urubici/SC
    Agradecimentos: 0

A voltagem voce mede com o voltímetro em paralelo com a bateria, a amperagem, é mais complicado, tem que ser em série, oque pode inviabilizar o uso de um multimetro comum (10 ou 20 A) o certo é um alicate amperimétrico, mas duvido que tenha um em casa.

[]´s

Usuário Avatar de Paulo Eduardo
    Entrada
    03/06/2003
    Local
    Florianópolis / Urubici/SC
    opa, agora fiquei na dúvida....

alicate amperimétrico não mede DC?

[]´s....

Usuário Avatar de jdutra
    Entrada
    02/05/2004
    Local
    Gramado/Caxias do Sul/RS
    Já tenho voltímetro na viatura, e conforme ele algo está errado. Andando fica abaixo de 12V e vai matando a bateria aos poucos. Queria saber se tem algum instrumento tipo esse alicate que o amigo falou em que eu testaria vários pontos da parte elétrica em busca do problema. Mais cedo ou mais tarde vou levar no eletricista, mas como gosto de fuçar um pouco vou tentar eu mesmo antes.

Valeu!!

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Velho, faz o seguinte:

Agita num desmanche um alternador de 55 Ah (monza por exemplo) apartir daí a tua bateria terá que ser no mínimo 55 Ah, se colocar uma de por ex: 45 Ah o alternador carregará apenas os 45Ah.

Coloca uma bateria boa, no mínimo 65 Ah de boa qualidade, (Moura, Bosch, Heliar, Delco...) e de preferência selada com uma capacidade de armazenamento de (600A)

O valor 100 Ah quer dizer a velocidade de carga da bateria. O quanto ela consegue absorver energia ou a capacidade de carga de uma bateria de 45 Ah fica em torno de 300A (quantidade de armazenamento total). Numa bateria boa, esse número é maior, ex: a Bosch 45 Ah tem uns 350 A de capacidade. Então uma bateria de 70 Ah (Ampere Hora) pode armazenar até 650A (Amperes) e uma vagabunda de 100 AH pode ter a mesma capacidade! A diferença? a 100 Ah carrega mais rápido, mas o alternador tem que empurra os 100A , senão, a 70Ah e a 100Ah carregarão na mesma velocidade caso o teu alternador seja para 55AH.

Podes ainda ver a capacidade do teu alternador, porém pelo que descrevesses ele está precisando de escovas e regulador de voltagem novos. Se o teu alternador for de por ex: 40Ah, quando acenderes muitos faróis ele pode apanhar um pouco, a energia somada de tudo ligado não pode ultrapassar 40 A. No caso de um alternador melhor esse capacidade de consumo aumentará também. O cálculo é bem simples: Potência em Watts dividido pela Voltagem. Então 2 faróis 60 w, mais 4 faróis de milha de 55W, mais 2 lanternas traseiras de 5w, tudo se somará a 350W dividido por 14V do alternador, é igual a um consumo de 25 A, porém como o teu alternador está ruim, ficando com 12 V, o teu consumo pula para uma corrente de quase 30 A. Resumindop, se o teu alternador induz 40 Ah, ainda sobram 10 Ah para a bateria e ignição, porém ele não está colocando nada disso.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Citação Postado originalmente por Edintruder
    Velho, faz o seguinte:

Agita num desmanche um alternador de 55 Ah (monza por exemplo) apartir daí a tua bateria terá que ser no mínimo 55 Ah, se colocar uma de por ex: 45 Ah o alternador carregará apenas os 45Ah.
    Opsss nada a ver.
    Primeiro, a medida do Alternado é em Amperes e não Amperes / Hora.
    A bateria tem as duas medidas.
    Os Amperes/Horas é a carga total que a bateria pode armazenar.
    Os Amperes que é informado na corrente de partida ou CCA é a maxima capacidade de carga instantenea que a bateria pode fornecer.

Eu por exemplo tenho um alternador de 130 A (original) e a bateria original era de 55 Amperes/hora; hoje esta com um de 70 Amperes/hora.
    Ambas sem nenhum problema.

Coloca uma bateria boa, no mínimo 65 Ah de boa qualidade, (Moura, Bosch, Heliar, Delco...) e de preferência selada com uma capacidade de armazenamento de (600A)
    Novamente esta equivocado ou trocando as coisas.
    600A é a corrente de partida ou CCA é a maxima capacidade de carga instantenea que a bateria pode fornecer.
    65 Ah é que é a carga que a bateria pode armazenar.
    Assim pode denar dela 65 Amperes durante 1 hora ou
    130 A por 30 minutos.
    32,5 por duas horas, etc...

O valor 100 Ah quer dizer a velocidade de carga da bateria. O quanto ela consegue absorver energia ou a capacidade de carga de uma bateria de 45 Ah fica em torno de 300A (quantidade de armazenamento total). Numa bateria boa, esse número é maior, ex: a Bosch 45 Ah tem uns 350 A de capacidade. Então uma bateria de 70 Ah (Ampere Hora) pode armazenar até 650A (Amperes) e uma vagabunda de 100 AH pode ter a mesma capacidade! A diferença? a 100 Ah carrega mais rápido, mas o alternador tem que empurra os 100A , senão, a 70Ah e a 100Ah carregarão na mesma velocidade caso o teu alternador seja para 55AH.
    Mais uma vez esta equivocado.
    100 Ah podem ser alimentados na bateria em 10 horas por exemplo com 10 Amperes de carga.
    Carregar com 100 A deve até danificar a bateria, pois quanto mais lenta a carga mais saudavel é para a bateria.
    Como explicado acima voce se enganam 300A, 350A, 650A, 1000 A, seriam a corrente de partida que essas bateria conseguem fornecer, ou seja, o maximo pico em Amperes.
    45 Ah, 70Ah, 100 Ah é que é a quantidade de carga que a bateria consegue armazenar.
    Os Ah nada tem a ver com a velocidade de carga da bateria, mas com a quantidade de carga que pode ser armazenda.
    E o alternado pode ter menos Amperes que a capacidade de Ah da bateria, sem problema nenhum.
    Um alternador de 55 A (e não Amperes horas) vai caregar com no maximo 55 A. Assim a diferença é que vai demorar mais tempo de carregar uma bateria de 100 Ah sem carga que uma de 70 Ah sem carga.
    Deveria demorar quase duas horas na de 100 Ah (100/ 55) e menos de uma hora e meia na de 70 AH (70 / 55).
    Mas se em ambas tiverem tido a mesma quantidade de energia descaregada o tempo de carga vai ser a mesma. Só que a de 100 Ah ainda teria mais automia antes de ser totalmente descaregada.

Podes ainda ver a capacidade do teu alternador, porém pelo que descrevesses ele está precisando de escovas e regulador de voltagem novos. Se o teu alternador for de por ex: 40Ah, quando acenderes muitos faróis ele pode apanhar um pouco, a energia somada de tudo ligado não pode ultrapassar 40 A. No caso de um alternador melhor esse capacidade de consumo aumentará também. O cálculo é bem simples: Potência em Watts dividido pela Voltagem. Então 2 faróis 60 w, mais 4 faróis de milha de 55W, mais 2 lanternas traseiras de 5w, tudo se somará a 350W dividido por 14V do alternador, é igual a um consumo de 25 A, porém como o teu alternador está ruim, ficando com 12 V, o teu consumo pula para uma corrente de quase 30 A. Resumindop, se o teu alternador induz 40 Ah, ainda sobram 10 Ah para a bateria e ignição, porém ele não está colocando nada disso.
    Aqui esta certinho. Só não pode esquecer que o motor a gasolina também consome energia e que temos perdas e outros consumos.

Usuário Avatar de jdutra
    Entrada
    02/05/2004
    Local
    Gramado/Caxias do Sul/RS
    Obrigado pelas explicações Wallace.

Busquei agora a pouco a bateria que tinha deixado no elétrico pra dar uma carga lenta nela. Liguei a Rural pra ver e agora tá marcando 14V, 14,2V em alta aceleração. E na lenta depois de dar uma turbinada na bateria por uns dois minutos em alta ficou em 13,7 mais ou menos. Parece normal se analisar assim. Vou testar novamente com faróis ligados depois. Eu acho que o principal problema foi que a bateria morreu aquele dia, ficando totalmente sem carga e dai o alternador não deu conta mesmo e não conseguia carregar ela de jeito algum já que era noite eu eu dependia do farol e do limpador de para brisa.

Usuário Avatar de Luca
    Entrada
    21/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por ThE_DoG
    ... a melhor bateria é a Caterpillar, mas o preço é mais salgado tbém ...
    Valeu a dica, Marco antônio. Já tinha visto esta bateria por aí, mas desconhecia totalmente.
    []´s
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Ok Wallace,
    A explicação pode estar diferente da tua, mas funciona igual e eu nunca parei meis carros em eletricista nenhum, todos os reparos são feitos por mim mesmo, quando não sei pergunto e procuro aprender, essa explicação foi dada por um eletricista coroa que me deu umas dicas, e mesmo assim nunca coloquei fogo em carro nenhum meu!
    Me explica então, como uma bateria de 55Ah pode te fornecer 400A ?!? Melhor, como a minha de 70 Ah larga no arranque 600 A sem pegar fogo em nada e muito menos derreter o fusível de 30 A? Conhecia como energia de partida, mas quando perguntei, o velho me disse que era a carga total que ela armazenava, então de resto vai fácil.
    O alternador de 130A, não chega nunca a essa tensão com uma bateria de 55Ah!!!
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Suas referencia não é das melhores!
    Um senhor eletricista, que até pode ter uma formação adequada, mas aparentemente não sabe explicar o que sabe, se é que sabe!
    Gostaria de recomendar que estude ou leia as informações que escutou falar antes de passar a informação para frente.

Veja alguns links:
    http://www.tease.com.br/produtos/carregadores.asp

Importante:

A corrente de recarga deverá equivaler a 10% da capacidade em Ah
    do banco de baterias, objetivando recarga de 80% de sua capacidade
    total em aproximadamente 9 horas. Se a corrente de recarga for maior que
    10%, o tempo de recarga diminuirá. Recomenda-se que a corrente de recarga
    não ultrapasse a 20% da capacidade nominal do banco de baterias, sob o risco
    de danificá-las.

http://barloworld.stet.pt/index.cfm?sec=0401070000&p=7

- Se instalar uma bateria nova mais potente preciso de instalar um alternador com maior capacidade?
    - Não. Os alternadores proporcionam a voltagem própria independentemente das características da bateria.

http://www.bateriaspampa.com.br/_delphi02.htm

Capacidade Nominal (C20)

É a capacidade em amperes-hora que uma bateria totalmente carregada manterá, a 27°C e durante 20 horas, sem que a tensão entre as pólos caia abaixo de 10,5 volts. O valor da capacidade é dado pelo produto da corrente de descarga aplicada (1/20 de C20) pelo tempo em horas, até a bateria atingir a tensão de 10,5 volts.
    Exemplo: Bateria de 45Ah
    Corrente de descarga: 2,25A
    Tempo de descarga: 20 horas
    Portanto: capacidade = 2,25A x 20h = 45Ah
    Valores de C20 estão listados na tabela "CaracteristicasTécnicas".

55 Ah, como falei é a quantidade de energia armazenada. Ou automia da bateria
    400 A podemos dizer que é a potencia da bateria.

Se voce tem um fusivel de 30 A ligado a um equipamento, só vai passar por ele a energia que o equipamento solicitar. Assim normalmente ele não queima só protege. Quando tiver algum curto no equipamento ai sim ele deve queimar se passar dos 30 A, mas ai foi o equipamento que "solicitou".

Tensão é medida em Volts e não em Amperes.
    E novamente voce confunde capacidade da bateria com potencia.
    Se a bateria de 55 Ah estiver ser carga nenhuma o alternador de 130 amperes vai levar pouco mais de 25 minutos para carregar completamente a bateria (teoricamente) (55/130 resultado em horas).
    Se fosse um alternador de 70 A seria em pouco mais de 47 minutos.
    Um de 45 A, em 1 hora e 13 minutos.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Usando duas baterias no veículo
      Por du no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 100
      Última resposta: 04/03/2015, 21:21

Permissões de Postagem