Caramba! Pensava que era exagero...
Versão Imprimível
Caramba! Pensava que era exagero...
VEJO TODOS OS RELATOS QUE A BOLA MATOU POR TER QUEBRADO QDO FAZEM USO INDEVIDO DA MESMA .
A BOLA FOI FETIA PARA SER USADA PARA PUXAR REBOQUE .
EU USO A BOLA POR +- 30 ANOS E NUCA VÍ A POSSIBILIDADE DE ACIDENTE , POS MEU JIPE TEM A BOLA PARA EU PUXAR MEU BARCO E REBOCAR OUTRO CARO QUALQUER E TENHO DOIS PONTOS DE ANCORAGEM PARA RETIRAR OUTRO CARRO DE ATOLEIRO PODENDO SER USADO DANDO TRANCOS QUE ELE NÃO VAI QUEBRAR E SEMPRE COMENTO E RECOMENDO DE USAREM ALGUMA COISA NO MEIO DO CABO , E RETIRAR TODAS AS PESSOAS EM VOLTA PARA CASO EM QUE ELE ARREBENTE , NÃO MACHUCAR NINGUEM , ISTO É FUNDAMENTAL .
NUNCA ESQUEÇAM DISTO .
Sinto muito pelas perdas ocorridas , MAS PODEMOS EVITAR AS PRÓXIMAS , PARA QUE NÃO TENHAMOS MAIS NOTÍCIAS DE VÍTIMAS FATAIS , " POR MAL USO DA BOLA DO ENGATE " .
A BOLA DO ENGATE NÃO MATA NINGUEM SE FIZER O USO PROPOSTO PELA MESMA E " NUNCA A USE PARA RETIRAR CARROS ATOLADOS "
ABRAÇO PESAROSO E TRISTE .
Em um topico aqui do forum mostra uma Toy curta amarela rebocando uma Scania e que se percebe esta carregada pois os pneus ficam cantando no asfalto, e o cinegrafista vem proximo ao cabo pra registrar a cena, quando vi aquilo me deu até dor na espinha, o cabo esticado e sem nenhum tipo de peso pra ajudar caso o mesmo se rompesse, e esse peso pode ser um pneu velho ou mesmo uma roda de estepe, basta ter paciencia e cabeça pra pensar em algo.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...-toyota-9.html
Aqui está o video da Toy reboncando a carreta.
Aconteceu comigo uma vez fui puchar um troller e a minha bolota arrebentou e tava cheio de gente em volta ainda bem que o cabo era curto e a bolota acertou no farol do troller......agora eu sempre passo a cinta por um tubo do lado e fixo ela na chpa que segura a bolota não na mesma......
Acho um absurdo o uso de capos de aço para trancos de desatolagem (apesar de ja ter feito isso)...assim como o uso das cintas que vem com gancho....
Mas... essa da bola de engate, fiquei de fato surpreso, pois pensava que a resistência a ruptura era superior as manilhas.. nesses casos relatados onde foi a ruptura, no pescoço da rosca???? e os "ganchos G".... tbm são fracos assim....
A ruptura acontecem sempre na parte inferior, onde vai a rosca, pelo que vi.
Tenho uma bola destas que foi comprada a bastante tempo, e tem essa parte com diametro de 7/8" essa acredito que aguente o tranco, mas minha dificuldade é abrir o furo do engate.
Gancho G é outra conversa, ate mesmo aprovado e usado pelo exercito, marinha...
Me referi a estes ganchos.... afinal tbm usam a bola de engate...
http://2.bp.blogspot.com/-han4gglY3H...255B1%255D.jpg
[QUOTE=Paulo_CW;1740459]Me referi a estes ganchos.... afinal tbm usam a bola de engate...
http://2.bp.blogspot.com/-han4gglY3H...255B1%255D.jpg
Paulo
Não conheco esse gancho mas me parece que a parte superior encaixa e apoia a bola,se for assim, somente havera a tensão de cisalhamento e a de alavanca ficaria anulado.
Gostaria tambem de houvir opinioes de outras pessoas referente a este gancho.
Na minha band use este...
Anexo 359696