Ontem conversando com o Beto Lacerda no Ibira contei o caso abaixo e resolvi colocar aqui no Forum ...
Sempre usei o URSA LA-3 SAE 40 API CF, CD pra motores Diesel , mas estava em falta qdo troquei pq foi na época da subida do petroleo e sumiram os óleos mais baratos , coloquei óleo pra motor turbinado Ursa Super TD SAE 15W40 API CG-4 . Segundo alguns mecas isso seria até melhor para o motor , acontece que o motor chegava prox. de 100 graus em qqer subida longa , a da Serra pra Mairiporã sempre que chegava no topo tava na 3º marca = 100º .
Troquei o óleo ha uns 2 meses novamente e coloquei o Ursa 40 mono que sempre usei , subi a mesma Serra e mal passou do 2º risco = uns 82º . Como não consegui achar explicação mandei e.mail a Chevron Texaco .
" Possuo um Jipe Engesa E4 Fase 3 - Jordania 91/91 , com motor original - Perkins Q20B sem turbo - Diesel .
Sempre usei óleo URSA LA-3 SAE 40 API CF, CD e nunca tive problema de aquecimento , no ano passado ia ter aumento de óleos lubrificantes e não consegui acha-lo , coloquei o Ursa Super TD SAE 15W40 API CG-4 e começou a ter um aquecimento maior no motor quando em subidas longas .
Fiz nova troca a 3 meses e coloquei o Ursa LA-3 SAE 40 que estava acostumado a colocar e não tive mais problemas de maior temperatura em subidas .
Um óleo mais moderno como o Ursa Super TD não é indicado para motores Diesel não turbinados ?? quais as consequências de usar um óleo para motores turbinados em motores não turbinados ?? "
E veio essa resposta , que não me convenceu , mas tb não sei pq o motor aquece qdo uso o multiviscoso , depois dessa só uso SAE 40 mono
" Caro Sr. Eduardo,
Não existe uma restrição quanto ao uso de um óleo destinado para motores a diesel turbinados em motores naturalmente aspirados, porém o contrário não é permitido.
Hoje, mesmo os motores aspirados naturalmente utilizam um lubrificante multiviscoso (SAE 15W40).
Uma possível explicação para a alteração da temperatura do seu motor enquanto utiliza um lubrificante multiviscoso é que o projeto não previa a utilização de um lubrificante com essas características.
Atenciosamente.
Cesar Augusto do Nascimento Fernandes
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