ALL, estive lendo um pouco sobre o que se pode fazer em um cabeçote pra ganhar uns burrinhos ou pelo menos deixar o motor mais esperto.
No meu caso pelo uso de alcool e GNV vou ter que baixar a altura dele para ter uma taxa de compressão mais compatível.
Fora isso estava pensando em trocar as válvulas por umas de maior diametro, retrabalhando as sedes também é claro.
E quem sabe também um tapinha nos dutos. Já estou descolando um cara com um banco de fluxo pra fazer isso.
O que está me intrigando é que li em algum canto que em um motor aspirado isso não me traria ganhos, só no caso do uso de algum compressor. É verdade? Me parece que o trabalho nos dutos ajudaria mais a eliminar pontos quentes.
Pelo que lí o ideal seria tirar na altura e usar um comando que faria as valvulas ficarem mais tempo abertas.
O que acham?
Fala Porcão, como eu já havia dito antes os motores com GNV rendem mais com uma maior tacha de compressão, agora isso de em motores aspirados as mudanças que você mencionou não trazerem muitos benefícios não é verdade, tanto é que qualquer receita de preparo de motores sejam eles aspirados ou não começa pelo retrabalho no cabeçote.
Na dúvida uma empresa que poderá realizar um serviço de primeira para você é a Paula Faria que é uma das oficinas com maior tradição em preparação de cabeçotes. http://www.paulafaria.com.br/aempresa.html
Valeu pela resposta!
Bom, com o teco que vou tirar do cabeçote ele vai ficar bem legal no GNV e muuuuito bom no Alcool.
Esse é uma coisa que tem que ser feita mesmo
Só estava na dúvida das válvulas e dutos. Meu primo me disse que tem um amigo que trabalha com preparação e faz isso a muito tempo, ele tem até o banco pra testar. E meu primo tem o maquinario pra tirar umas fatias do coitado
Acho que vou aproveitar que tenho um cabeçote pra brincar e vou ver quanto morre na brincadeira e o que pode ser feito.
Muito obrigado pela resposta!
No original do Niva, 93.
Na verdade o cabeçote que vou brincar é de outro motor que tenho em casa, desmontado.
Mais tarde, quando sobrar uma graninha, vou brincar com a "parte de baixo" também.
Mais de 3.000 pra instalar e ainda fica meia boca. E sei lá como fica o documento com o GNV.
Eu to de olho desde que os primeiros foram instalados, sei não quanto a durabilidade.
Dele e do conjunto todo, sei lá se o fato dele ter o pico de força a 3.200 ajuda, sei lá não manjo.
Certo que quando quebra você acha peça em padaria e o padeiro concerta, mas o motor original mais do que me provou a sua resistência desde o meu primeiro niva até hoje.
Se eu envenenar completamente o motor, com troca de pistão, balanceamento e o escambau sai por uns 1.500. Se fizer uma parte em casa sai ainda mais barato.
Tome cuidado no quesito preparação de cabeçotes quando o carro é um off-road.
O fato é que no nosso caso, o mais importante é o torque em baixa, ao contrário da maioria dos motores que as oficinas de preparação costumam mexer.
De útil no cabeçote, sem prejudicar o torque em baixa, o que vc pode fazer é taxar mais, rebaixando um pouco (mas tem de ver quanto dá, no Niva: creio que uns 0,5 mm).
No mais, um comando Aerocar e um carburador Weber 460 (dos ford CHT) costumam trazer excelentes resultados.
Um amigo fez isso e o carro passsou a rodar em quinta marcha, quando antes pedia quarta e até terceira.
Gustavo, valeu pelas dicas, mas o uso do Porcão 2 vai ser uns 95% urbano.
É o meu carro do dia a dia, pra se ter idéia estou com ele desde setembro e ele viu terra uns 5 dias no máximo, falta de chance mesmo
Eu até desisti de pneu lameiro, estou com os Dueller. Coisa que me ajuda a fazer umas média de 100 na anchieta
Eu quero envenenar para tirar tudo que o GNV e o alcool tem. na verdade seria veneno
se estivesse na gasolina, nesse caso é uma adequação apenas
Comando e polia eu tinha no Porcão 1, e não senti tanta difereça pra compensar o preço, quem sabe depois que fizer tudo que pode ser feito eu coloque, mas por enquanto não.
O carburador eu estou colocando um 460 a alcool com filtro de ar esportivo, só uma marmitinha safada sobre ele.
E valeu pelas dicas