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Convex Datacenter
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  • #1

    Ajuda aos Iniciantes




    Pessoal,

    Vi que não sou o único "semi-analfabeto" em mecânica e gostaria de pedir aos amigos uma ajuda á mais.
    Poderíamos criar um dicionário ou uma especie de manual aqui no fórum, com o vocabulário que usamos e os mecânicos também.]
    Porque chego em um mecânico precisando de uma peça, com o nome de um manual qualquer e ele nen sabe do que se trata. Ele tem que olhar para ver, ai diz: " Há!! a rebimboquinha! " Entenderam?

    Poderia ser neste tópico mesmo ?

    Pra ajudar ja queria saber o que é a " cruzeta" e onde fica?

  • #2
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
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    peças

    Muito legal a sua idéia , mas como vamos fazer isso , com fotos ou desenhos ??
    A cruzeta ( se vc entrar em pesquisa vai ver que tem muitas fotos no site ) faz a ligação dos cardans com diferenciais e cx de transferencia , nos Engesas e em alguns GMs ligam o semi-eixo diant. ás rodas .

    Agora já não sei se precisa explicar o que é cardan, diferencial , cx de transferencia , semi-eixo , etc... Talvez fosse até legal ter uma vista explodida da suspensão , câmbio e motor com denominação , aí não geraria a menor dúvida ...

    []s...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #3
    Anunciante Avatar de Giovani
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    Re: Ajuda aos Iniciantes

    Citação Postado originalmente por Stormbringer51
    Poderíamos criar um dicionário ou uma especie de manual aqui no fórum, com o vocabulário que usamos e os mecânicos também.
    Pra ajudar ja queria saber o que é a " cruzeta" e onde fica?
    Fala Stormbringer51!!!

    Cada tópico do Fórum pode ser considerado um "manual", então podemos esclarecer todas as dúvidas aqui mesmo. Como o nº de peças em um Jeep é enorme, fica difícil fazer do nada! Então quem tiver dúvidas sobre algum item, é só enviar uma mensagem com sua dúvida para esse mesmo tópico, OK?
    Respondendo: cruzeta é uma peça em forma de cruz, com rolamentos nas 4 pontas. É responsável por unir e articular partes móveis do conjunto de transmissão, como semi-eixos e cardãs. Nas barras de direção dos automóveis vc também encontra pequenas cruzetas. No Jeep vc encontra 6 cruzetas originais: 2 em cada cardã e 2 dentro dos munhões, unindo os semi-eixos, ou pontas de eixo, como são mais conhecidos. Nos carros modernos e alguns 4x4, as cruzetas dos semi-eixos são substituídas pelas juntas homocinéticas.
    Aí vão as fotos da cruzeta e cardã. Numa das pontas do cardã vc pode ver uma peça onde são montadas 2 cruzetas. Esse é o cardã CV, que permite uma articulação maior, usado em veículos com grande curso de suspensão.
    []'s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Ajuda aos Iniciantes-cardacv1_209.jpg  
    Ajuda aos Iniciantes Imagens Anexas Ajuda aos Iniciantes-carda1_196.jpg 

  • #4
    Blz pessoal!!

    Já vi que está dando certo, idéia é essa mesmo Giovanni, ter um tópico com as perguntas mais básicas como a minha... É para não desvar muito o assunto de outros tópicos. 8)

  • #5
    Ae pessoal,

    O que seria o " Mancal do Virabrequin" ??

  • #6
    Usuário Avatar de Marcio Vargas
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    ALL
    Já que este topico é sobre duvidas quero tirar uma duvida!!!
    Procurei na pesquisa mas não achei nada...

    O munhão do CJ5 1967 é lubrificado como? Ele tem um parafusinho parcido com o do diferencial... Vai oleo por ali????

    Valew

  • #7
    Usuário Avatar de Mauro B.
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    Citação Postado originalmente por Stormbringer51
    O que seria o " Mancal do Virabrequin" ??
    Oi Stormbringer51 !!!

    "Mancal" é o lugar no bloco que apóia o virabrequim no seu eixo de rotação. O lugar correspondente no virabrequim se chama de "apoio" do virabrequim!
    Na fig.22 nós vemos nos pontos A, B e C os mancais desse motor em questão.
    Na fig.58, os mancais estão em C, e os apoios do virabrequim em A.

    Citação Postado originalmente por Marcio Vargas
    O munhão do CJ5 1967 é lubrificado como? Ele tem um parafusinho parcido com o do diferencial... Vai oleo por ali????
    Aee Márcio !!!

    Sim, ele é lubrificado por um bujão, que nem o do diferencial. Esse bujão fica na parte de trás do munhão (aquela parte que gira sobre a bolota). É por ali que se coloca graxa! Mas o pessoal tem feito um furinho na parte de cima do munhão e ponto uma graxeirinha de bico, para poder por com aquelas bombas de graxa comum, de bico!

    Espero ter ajudado!

    []'s
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  • #8
    Usuário Avatar de Cícero Franco
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    E a parafuseta que dá tanto problema e tanto serviço pros mecânicos???
    Cícero Franco
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    Petiço: Jimny 4sport 2022

  • #9
    Usuário Avatar de Marcio Vargas
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    Grande Mauro...
    Tudo tranquilo ai na Capitar??? Aki na serra tem uma serração de não enxergar o capo do Jeep...

    Olha só,,, Em baixo do munhão tem uma xapinha removivel, e na lateral tem um parafuso, sendo assim com base na tua explicação entendi que essa chapinha de baixo serve para retirar a graxa velha, e que esse parafusinho na lateral serve pra colocar graxa.
    Blz... sobre a graxeira,,, se eu coloca-la, coisa que eu acho bom, não teria que ter alguma abertura pra graxa velha sair?

    Sera que é uma boa eu tirar toda graxa velha, lavar com querosene por dentro e depois completar de graxa nova?

    Tem alguma graxa em particular que deve ser usada? Eu tenho uma que é um pote azul da ipiranga...

    Valew, akele abraço.

  • #10
    Anunciante Avatar de Giovani
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    Citação Postado originalmente por Marcio Vargas
    Olha só,,, Em baixo do munhão tem uma xapinha removivel, e na lateral tem um parafuso, sendo assim com base na tua explicação entendi que essa chapinha de baixo serve para retirar a graxa velha, e que esse parafusinho na lateral serve pra colocar graxa.
    Blz... sobre a graxeira,,, se eu coloca-la, coisa que eu acho bom, não teria que ter alguma abertura pra graxa velha sair?

    Sera que é uma boa eu tirar toda graxa velha, lavar com querosene por dentro e depois completar de graxa nova?
    Fala Márcio!!!

    Não sei de que chapinha vc fala, mas não existe nehuma no munhão para tirar a graxa velha! A única forma é desmontando o munhão. A graxa velha vai para dentro do tubo do eixo, à medida que vc vai repondo a graxa. Por isso, na minha opinião, não colocaria uma graxeira. Vc vai levar seu jeep num posto e pedir para lubrificar. Aí o carinha vai pôr graxa pra dentro até que ela saia por algum lugar. Só que esse lugar não existe! Dá pra imaginar o resultado... Tirando o bujãozinho, a graxa entra por ali e o cara vê quando tá cheio. Ao menos uma vez por ano, seria bom desmontar e limpar tudo!
    []'s

  • #11
    Usuário Avatar de Mauro B.
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    Citação Postado originalmente por Marcio Vargas
    Em baixo do munhão tem uma xapinha removivel, e na lateral tem um parafuso, sendo assim com base na tua explicação entendi que essa chapinha de baixo serve para retirar a graxa velha, e que esse parafusinho na lateral serve pra colocar graxa.
    Oi Márcio !!!

    Hmmm....não sei que chapinha é essa! Acho que essa chapinha para retirar a graxa não existe!!! Falando sério, desconheço alguma maneira da graxa velha sair a não ser do modo "in natura"!

    Citação Postado originalmente por Marcio Vargas
    Sera que é uma boa eu tirar toda graxa velha, lavar com querosene por dentro e depois completar de graxa nova?
    Muito de vez em quando....! Depende tbm do que tu fazes com teu jipe...! Mas valeu por lembrar, pois já faz quase dois anos desde que abri a última vez o munhão do meu jipe! :P
    Quanto a graxa que se deve colocar, eu não sei te dizer. Eu coloco a que tiver dentro da minha bomba!
    Ah, aqui na capital tá um tempo estranho: nubla, dá sol, umedece, aquece, esfria....

    Citação Postado originalmente por Giovani
    ...Por isso, na minha opinião, não colocaria uma graxeira.Vc vai levar seu jeep num posto e pedir para lubrificar. Aí o carinha vai pôr graxa pra dentro até que ela saia por algum lugar. Só que esse lugar não existe! Dá pra imaginar o resultado... Tirando o bujãozinho, a graxa entra por ali e o cara vê quando tá cheio.
    Fala Giovani !!!

    Tudo bem, com "o cara do posto" pode acontecer, mas para quem faz isso em casa, como eu, ou manda em um mecânico, é muito mais fácil! É só engatar o bico e bombear. E tbm, para ver se está cheio, não tem problema algum em pegar uma chave de boca e abrir o bujão para ver! Com a bomba de bico, eu acho muito mais simples e prático, pois a outra maneira, pelo bujão grande, lambuza bastante....

    []'s
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  • #12
    Usuário Avatar de Marcio Vargas
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    Pessoal!!!

    Quando vc's falam bujãosinho vc's estão se referindo a que especificamente??? Sera que o que eu chamo de munhão é esse bujão? Sera que munhão é outra coisa que eu nem faço ideia?
    Na ponta do eixo na parte que seria a homocinetica em um carro tem uma especie de bola!!! Eu acredito que seja isso!!!
    Como que eu faço para desmonta-la? Quero limpar pois tenho o jeep a um ano e meio, e vai saber a quanto tempo o antigo dono não limpava,,,, Ainda mais que esta chegando o verão e o litoral chama,,, Quero dexar em dia antes de viajar!!!!

    Akele abraço gurrrizada

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