x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 9 de 9
  • #1
    Usuário
    Entrada
    25/03/2004
    Local
    Guarapuava/PR
    Idade
    51
    Posts
    1,180
    Agradecimentos: 0

    DIFERENÇAS VELAS ALCOOL E GASOLINA




    Pessoal, conversando com um mecanico (tem uns 30 anos de experiencia) da minha cidade que é especialista na preparação de veiculos carburados para arrancadão (motores ap e gm principalmente) ele disse que aumenta a taxa dos mesmos e mantem as velas originais (para gasolina) pq segundo o mesmo, na pratica nao ocorre nenhuma alteração no desempenho se trocar as velas para as de carro à alcool....
    Será que procede tal informacao mesmo? Fico me perguntando isso, pq na teoria é diferente, a temperatura de ignição é outra, etc, tanto que as fabricas produziram velas diferentes para os motores...
    Alguem sabe alguma explicação viavel para o assunto? É mais curiosidade mesmo, mas como aqui no forum tem gente que entende muito de motores, resolvi postar o tema!
    Obrigado,
    Vinicius!
    Ranger 1999 4x4 V6, pneus 33, frente 2007. Explorer 1994, pneus 35, lift 3', bloqueios e.locker, motor 3.0 ngd, guincho 12.000 lbs e outras frescuras!

  • #2
    Não entendi se ele esta só preparando o motor a gasolina ou transformando a alcool.
    Pode ter que trocar em ambos os casos...

  • #3
    Usuário Avatar de Luca
    Entrada
    21/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,536
    Agradecimentos: 0
    Vinicius,
    Talvez haja mais prá dizer, mas o que eu penso é que motores a álcool usam velas mais quentes do que motores a gasolina. Prá principiar mais facilmente a queima inicial da mistura. Como seu meca tá falando de rebaixamento de cabeçote, num vai querer esquentar ainda mais, pois pode precipitar detonação, com consequentes danos cumultivos. Então ele deve aplicar vela prá motor gasolina, mesmo, por que é mais fria. Acho que é isso que ele quiz dizer.

    ** Velas mais quentes tem tem o fosso que separa o corpo do eletrodo central da parede da vela mais profundo. A medida que vai ficando mais raso, mais fria é a vela. Daí a classificação BP4, 5, 6, 7,...

    []´s
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

  • #4
    Usuário
    Entrada
    25/03/2004
    Local
    Guarapuava/PR
    Idade
    51
    Posts
    1,180
    Agradecimentos: 0
    Bem, apenas pra esclarecer, ele prepara os motores taxando o cabeçote e mudando o combustivel para alcool...
    Luca, acho que sua resposta tem logica mesmo, pois com o cabeçote rebaixado vai aumentar a temperatura de ignicao e mantendo as velas frias evita alguns problemas...
    Obrigado,
    Vinicius!
    Ranger 1999 4x4 V6, pneus 33, frente 2007. Explorer 1994, pneus 35, lift 3', bloqueios e.locker, motor 3.0 ngd, guincho 12.000 lbs e outras frescuras!

  • #5
    Acho que depende muito da taxa tb.... se a taxa for suficiente pra rodar no alcool e pequena, pode manter a vela original..... (inclusive poderia rodar com gasolina tb) se for uma taxona estilo metanol, deve ser mudada a graduação das velas

    Tem umas outras coisas tb que o meca não pode ter falado, como enquadramento do comando, o próprio comando, bobinas etc....

    Mas devo apelar para o mestre.... Mestre sukys, é possível? Vela de gasolina em carro muito preparado a árrrcool?

  • #6
    Usuário
    Entrada
    25/03/2004
    Local
    Guarapuava/PR
    Idade
    51
    Posts
    1,180
    Agradecimentos: 0
    Esta é para o Mestre Sukys mesmo!
    Vamos ficar no aguardo!
    Ranger 1999 4x4 V6, pneus 33, frente 2007. Explorer 1994, pneus 35, lift 3', bloqueios e.locker, motor 3.0 ngd, guincho 12.000 lbs e outras frescuras!

  • #7
    Usuário
    Entrada
    27/07/2005
    Idade
    56
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0
    :dance:

    Caro amigo, observe que o motor a alcool requer velas mais frias que se adequem a temperatura da camera de combustão durante a quiema do combustível.

    Se não for utilizado a vela correta, o carro não terá 100% da potencia, pois a vela interfere na queima, onde irá aumentar o nível de falhas por 1.00 rpm, pois é sabido que qualquer sistema de ignição apresenta um percentual de falha a cada 1.000 rpm, que não é convertida em potencia/torque.

    Neste caso da turbinagem, como a potencia é aumentada mediante este artifício, então do modo geral o carro ganhou potencia, mas se usar a vela correta terá alguns cavalos a mais, o que diminuirá o consumo.

  • #8
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    45
    Posts
    14,657
    Agradecimentos: 50
    Citação Postado originalmente por samukanvas Ver Post

    Mas devo apelar para o mestre.... Mestre sukys, é possível? Vela de gasolina em carro muito preparado a árrrcool?
    Também tenho essa dúvida, encontrei o tópico por acaso e resolvi dar um up.

    []'s

  • #9
    Usuário Avatar de Magoo
    Entrada
    01/08/2005
    Local
    SÃO PAULO/SP
    Idade
    51
    Posts
    310
    Agradecimentos: 0
    Grande Elmer, tudo Belê.

    A determinação do grau térmico da vela está muito mais vinculado à taxa de compressão e aplicação do motor do que ao combustível propriamente dito. Esse papo dá tese de Doutorado

    Eu acompanhei, por algum tempo, um amigo preparador de carros e pude tirar algumas conclusões a respeito.


    Em resposta a perguna citada: Pode usar sem problemas, vela de "gasolina" num motor "bem" preparado a alcool, só não pode acelerar , se não derrete.

    No site da NGK, tem muita informação a respeito www.ngkntk.com.br


    Abraço

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Álcool e Gasolina
      Por Eduardo Souza no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 3
      Última resposta: 11/04/2009, 15:52
    2. Gasolina / Álcool
      Por du no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 16
      Última resposta: 26/02/2009, 23:24

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade