
Postado originalmente por
marcelo nunes

Postado originalmente por
marco cruz
Ae pessoal.
Vc pode trazer o carro que quiser com qq tempo de vida, desde que pague todas as taxas e impostos (o que pode corresponder até 200% do valor pago ou o valor que a Receita Federal considerar).
Os veículos com mais de 30 anos são isentos das taxas.
Qto ao Barone, ele pagou bem menos do que vcs imaginam (apenas o frete... o problema deve ter sido o processo de exportação temporária, mas qdo se é famoso tudo fica mais fácil).
Não é nada disso
Automóveis usados, assim como motocicletas, caminhões e máquinas agrícolas usados, não podem ser importados sob hipótese alguma, independentemente do ano de fabricação. A única importação permitida por lei é a de veículos novos.
Trazer veículo antigo para o Brasil somente desmontado, como sucata para restauração. Não poderá ser licenciado. Há um Fiat 1928 no Paraná desembaraçado por mim para um cliente, nessas condições.
Até 1990 era permitido trazer carro usado do exterior, contanto que ele tivesse pertencido à pessoa física do importador por no mínimo 3 anos e tivesse sido fabricado há no mínimo 5 anos.
Após 1990 passou a ser classificada como crime de contrabando a entrada clandestina desse tipo de bem no país, devido à proibição legal. Antes era descaminho, pois só havia restrição à importação.
No caso do Barone, ou qualquer outro, não incidem tributos de espécie alguma. Não existe "exportação temporária". É como você pegar seu carro e ir rodando até os USA e voltar.