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  • #1

    Tubos de Pressão da Direção Hidráulica - Ranger-Diesel-2000-CD-2.5L




    Olá pessoal.

    Começo a encontrar dificuldades para encontrar as tubulações de pressão da Ranger-diesel-2000. Por exemplo, o tubo de pressão que sai da bomba da direção hidráulica e vai para a caixa de direção já a algum tempo vem apresentando vazamento no bico que liga na bomba da DH, e que é fácil de ser desaparafusada, porém não é possível desaparafusar a ponta rosqueada na caixa da DH sem remover antes outros dois tubos(o que poderia vir a apresentar novos vazamentos), então pretendo fazer um reparo na ponta com vazamento sem a remoção do tubo.
    Aqui em Itajaí existe duas empresas que fabricam tubos de pressão, sob encomenda, para qualquer finalidade.

    A minha dúvida é a seguinte: esse bico que rosqueia na bomba da DH é desmontável(vide foto anexa) ? - Se for, ou faço ou levo para fazer o reparo; rosca nova; etc.

    Nota: Tenho a impressão que dentro desse bico existe um retentor de borracha.

    Anthon
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -008.jpg  

  • #2
    Manda fazer outra. Tem um monte de casas especializadas nisso. Sai por menos de R$100,00.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #3
    Se a substituição fosse fácil, tudo bem; mas como é muito problemático retirar a outra ponta, melhor é tentar fazer o reparo só na ponta com vazamento.

    A minha dúvida é se a ponta apresentada na foto é desmontável. Aguardo confirmação de quem tem certeza.

    Anthon

  • #4
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    Citação Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Se a substituição fosse fácil, tudo bem; mas como é muito problemático retirar a outra ponta, melhor é tentar fazer o reparo só na ponta com vazamento.

    A minha dúvida é se a ponta apresentada na foto é desmontável. Aguardo confirmação de quem tem certeza.

    Anthon
    Essa ponta vai um anel o'ring. Troca ele sai menos de R$0.50.

  • #5
    Esse conexão da foto é do mesmo tipo usado no freio. Não desmonta e não tem borracha de vedação e a rosca também não é a responsável pela vedação.

    O vazamento pode ser por falta de aperto.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #6
    Já apertei com o torque máximo possível e ela mereja óleo. Esse bico deve ter vindo com defeito (sempre vazou um pouco e de uns tempos para cá piorou). A cabeça do tudo não deve encostar o suficiente na fêmea quando se dá o aperto total.
    Bom, se o que você disse está correto, então só me resta usar a lima para abaixar um pouco a rosca macho(da foto), assim o tubo interno dessa rosca vai encostar na fêmea da bomba.
    O que acha ?

  • #7
    Citação Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Já apertei com o torque máximo possível e ela mereja óleo. Esse bico deve ter vindo com defeito (sempre vazou um pouco e de uns tempos para cá piorou). A cabeça do tudo não deve encostar o suficiente na fêmea quando se dá o aperto total.
    Bom, se o que você disse está correto, então só me resta usar a lima para abaixar um pouco a rosca macho(da foto), assim o tubo interno dessa rosca vai encostar na fêmea da bomba.
    O que acha ?
    Acho melhor não, se ficar irregular ai que não veda mesmo...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #8
    Banido
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    Walter, tudo bem?

    A conexão dele pode ser diferente das conexões de freios normais.
    Nas conexões de freios, o "beiço" do cano serve de "arruela" também, fica na ponta do cano, na frente da rosca macho.
    Este cano dele parece estar com o "beiço" dentro da rosca macho ou está danificado.

    Daniel


    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Esse conexão da foto é do mesmo tipo usado no freio. Não desmonta e não tem borracha de vedação e a rosca também não é a responsável pela vedação.

    O vazamento pode ser por falta de aperto.

  • #9
    Olá Desamaz. Neste caso teflon não resolve, porque o vazamento não é pela rosca, mas entre o espaço por trás da porca onde o tubo metálico passa. Neste tipo de conexão é metal com metal; a cabeça do tubo metálico deve ser pressionada no orifício metálico da porca côncava, tipo aquele dos registros de bujão de 13 Kg. Por isso coloquei uma arruela de alumínio, essa arruela vai ficar pressionada entre ambos; espero que, depois do aperto, não fique espaço algum; se ficar vai vazar. Pensei numa arruela de borracha, mas certamente se não der vazamento agora, vai dar mais para a frente.

    Abração Kim. 1a. pedrada: - Esse quebra-galho que você disse pode entupir o furo na hora do esmagamento, devido ao aperto. A essa sua gambi, prefiro uma arruela de borracha.
    Já que você está por aqui, qual seria a mágica para desaparafusar a porca do bico dessa mesma mangueira que está rosqueada na caixa da DH ?

    Anthon

  • #10
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    essa porca sai daí?
    se sim, compre uma porquinha nova e peça uma arruela de cobre na medida certa. deve resolver.
    caso contrario, o ideal é levar as duas partes [a mangueira e o niple da bomba] pra trocar as duas peças.

    pode ser que seja trabalhoso, mas resolve o problema. se vc ta com medo de vazar nas outras conexões, tire-as e troque-as junto. Não vale a pena economizar 20 dilmas nas conexões e ter trabalho depois '-'


    EDIT

    agora que vi que vc não sabe se da pra desmontar ou não xD
    Bom, vamos lá...
    Nesse tipo de conexão normalmente tem um tubo interno e a porca aperta a mangueira nesse tubo interno.
    Pra desmontar vc precisa tirar o tudo interno, o que pode ser impossivel dependendo do material da mangueira e do torque com que a peça estava montada.
    Alguns outros modelos usam um modelo de porca que é prensado em um local com uma anilha, esse tipo não da pra desmontar, tem que cortar a mangueira e montar a conexão nova no lugar. Se vc tiver um pouco de mangueira sobrando faça isso.
    Se não tiver, tira tudo e refaz, é melhor

  • #11
    Olá Denis. Como o Walter disse, essa ponta não é desmontável. Usei uma lupa para confirmar.

    Então, coloquei uma arruela de alumínio, bem ajustada, dentro da rosca fêmea do bomba e apertei no máximo. No aperto final percebi que a ponta do tubo encostou na arruela esmagando-a. Também percebi que agora o tubo ficou firme; antes, ele no aperto máximo, ainda ficava um pouco frouxo.
    Amanhã vou completar com ATF e torcer para não dar vazamento, senão vou ter que remover esse tubo e os outros na caixa, o que vai dar um trabalhão.

    Anthon

  • #12
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    teflon

    Anthonius,

    Duas idéias para pensar, não para fazer sem pensar direito antes.

    1. manda teflon (veda cano) na rosca macho e por dentro do orifício do "parafuso" da rosca macho (foto). Entre o tubo interno e a rosca macho. Pode ficar tranquilo que o teflon aguenta bem temperatura.

    2. se for muito apertadinho, manda adesivo de silicone de alta temperatura em tudo... (por dentro e por fora da rosca macho)

    Daniel




    Citação Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Olá Denis. Como o Walter disse, essa ponta não é desmontável. Usei uma lupa para confirmar.

    Então, coloquei uma arruela de alumínio, bem ajustada, dentro da rosca fêmea do bomba e apertei no máximo. No aperto final percebi que a ponta do tubo encostou na arruela esmagando-a. Também percebi que agora o tubo ficou firme; antes, ele no aperto máximo, ainda ficava um pouco frouxo.
    Amanhã vou completar com ATF e torcer para não dar vazamento, senão vou ter que remover esse tubo e os outros na caixa, o que vai dar um trabalhão.

    Anthon

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