Salve, turma.

Venho dar uma pequena contribuição sobre a instalação de trava elétrica na tampa da caçamba.
É um serviço rápido, fácil, que pode ser feito em casa em cerca de 40 minutos (ou mais se estiver tomando cerveja), com poucas ferramentas (chaves torx e phillips), algumas fitas enforca-gato e fita isolante.
Vamos lá!

Este tutorial (presunção minha) é feito com base no serviço de uma Ranger Sport 2011, mas creio que pode se aplicar sem maiores alterações.



A trava elétrica foi comprada no Mercado Livre há pouco mais de um ano, por cerca de R$100,00.
O conjunto conta com a trava, cabos elétricos com conectores macho e fêmea (apenas um par) e um manual de instruções.









O manual que acompanha a trava é resumido demais, não passando de uma xerox bem ruim. A turma bem que podia dar uma melhorada neste quesito:





A primeira coisa a fazer é retirar o protetor plástico da tampa da caçamba, que é fixada com 4 parafusos torx.





Após a retirada destes primeiros quatro parafusos, deve ser retirado o protetor da tampa da caçamba. Na minha foi necessário desafixar e duas cantoneiras plásticas, na parte superior e na parte inferior.



Retirada a tampa plástica, o que se vê é a lata da tampa da caçamba, com os quatro parafusos restantes:







Retirando esta tampa, o que se vê são os varões que são tocados pela maçaneta para puxar os trincos da caçamba, e mais abaixo, a parte de trás da maçaneta.



Você deve soltar estas travas amarelas. Basta levantar elas.


As duas porcas mostradas na imagem acima fixam a maçaneta na tampa. Elas devem ser retiradas.



O mecanismo da maçaneta deve ser retirado. Os parafusos ainda estão ali e a trava elétrica deve ser colocada naquele local, sendo que ela só encaixa na posição correta.



Aqui olhando mais de lado, para o motor da trava.





Recoloca o mecanismo da maçaneta:


Agora é necessário plugar os cabos. Para evitar que o cabo fique solto dentro da tampa, ele deve ser fixado com uma enforca-gato no varão do lado por onde o cabo vai sair. Eu recomendo que seja pelo lado esquerdo.


O cabo deve sair por um dos dutos de drenagem da tampa. Ajuda muito usar um pedaço de arame para pescar o cabo. Passe o arame, entrando pelo dreno, de forma a ir em direção ao varão. Amarre tudo um uma fita isolante e puxe de volta.


Neste momento, é importante testar manualmente o travamento. Empurre a trava elétrica com a mão e verifique se é possível fazer o movimento de abrir a maçaneta. Se não conseguir abrir, está tudo correto. Se conseguir abrir, alguma coisa está fora do lugar e você deve rever a montagem.
Corrigindo o problema, siga em frente.
Perto deste furo, há um outro, na parede vertical traseira da caçamba. Passe o cabo por ali.



Puxe um pouco do cabo para trás, e preda ele na cantoneira que fixa a dobradiça da tampa, pelo lado da tampa. Isso faz com que o cabo não seja esticado quando a tampa for fechada e nem fique bobo, roçando em tudo.
Vai pra baixo do carro e veja onde o cabo saiu:


A partir daí, posicione o cabo por cima do chassis e o direcione para a cabine.
A cabo deve ser fixado neste caminho com enforca gato.
Sob a cabine, procure o selo de borracha mais próximo da porta do motorista e faça um pequeno furo.
Desaparafuse a soleira da porta do motorista e levante carpete.


Retire o acabamento plástico junto ao pedal do freio de estacionamento.



Retire o forro da porta e ache os cabos de acionamento da trava elétrica.
Voltando para o selo que foi cortado, passe o cabo por ali, e já dentro da cabine, junte este cabo com o chicote que passa sob o carpete, sob a soleira.
Leve o cabo até junto do pedal do freio de estacionamento e passe o cabo pelo tubo de borracha que abriga o chicote elétrico da porta do motorista.



Como anteriormente você já identificou os cabos da trava, descasque os cabos (são dois) e junte cada ponta da trava elétrica da caçamba com um deles. As travas elétricas funcionam com dois fios positivos. Se você tiver montado certo, a travar e destravar das portas acontecerá de forma igual com a caçamba. Se tiver montado os fios de forma incorreta, ao travar as portas, a caçamba destrava, e ao destravar as portas, a caçamba trava. Alterne os fios de se necessário e enrole s emendas com fita isolante.
Remonte o forro da porta, o acabamento plástico junto pedal do freio de estacionamento e coloque a soleira no lugar, parafusando-a.
Toda vez que as travas elétricas forem acionadas, quer seja pelo controle da porta ou pelo controle remoto, o movimento será seguido pela trava da caçamba, pois ela receberá o mesmo comando
Pronto. Missão cumprida.

Espero que estas dicas sejam úteis.
Um grande abraço pra todos vocês.