A algum tempo eu vinha percebendo a necessidade de uma intervenção nos freios da viatura, quando de uma pisada mais forte fazia um barulho aparentemente na roda dianteira do lado do motorista.

Internei ela de urgência quando minha mulher teve que dirigir ela e ficou reclamando que ela estava puxando para a direita. Eu na verdade mal percebia, pois essa "característica" foi se acentuando com o tempo eu fui me acostumando a fazer o desconto e nem notava o quando ela puxava para a direita quando freiada.

Em uma oficina especializada em freios sugeri o mecânico dar uma volta para ver o problema, mas eles quiseram logo desmontar coisa&tal.Diagnóstico:
-Pinças sujas precisando de manutenção
-Troca de um cilindro de freio na roda traseira lado do motorista (que estava com vazamento) -Troca do fluido de freio.
Tudo por uns R$ 250,00. Pastilhas e discos são novos (menos de 15kkm) e tambor e sapatas ainda estão bons.

Autorizei o serviço e depois de uns 3 horas fui pegar a viatura. Quando chegei e perguntei se tinha dado tudo certo, estava o dono da oficina saindo com ela para mais um teste (ou seja, não deu tudo certo!).

Era sábado quase 13:00 expediente estava no fim. Ele argumentou que os serviços foram executados corretamente mas que devido a pinça do lado do motorista ter trabalhado algum tempo de forma irregular as pastilhas foram "alteradas" devido a alta temperatura, blá, blá, blá... e por isso ainda estava puxando um pouco, agora para o lado do passageiro pq ele colocou essas pastilha desse lado. Ele se prontificou a trocar as pastilhas como se em garantia estivesses e que isso resolveria o problema em definitivo.

Dos fatos:
Os serviços eram realmente necessários.
1- As pinça nunca foram nem limpas (eu apenas troquei bem uns três conjuntos de discos e sei lá quantos de pastilhas),
2- O fluido tinha sem dúvida mais de 100kkm e
3- O cilindro traseiro vazava um pouco.
4- O barulho desapareceu

Após o serviço o freio melhorou muito, minha mulher dirige a viatura e não nota nenhum problema.

Mas atento aos comentários do dono da oficina testei o freio de forma mais minuciosa: No começo ela freiou sem puxar para nenhum dos lados ou sutilmente puxando para a direita
(da forma que ele afirmou que ficaria). Mas depois de uns 2 dias ela voltou a puxar sutilmente para a esquerda.

Apesar do freio estar muuuito melhor, quando comparo com funcionamento de um carro 0km ela claramente puxa para a esquerda.

Dúvidas:
A troca das pastilhas deve resolver o problema?
Que outros itens podem estar causando essa puxada na direção? Mangueiras de freio? Cilindro mestre?