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  • #1
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    Ranger 98 2.5 CD diesel - o que devo revisar para uma viagem longa (Ushuaia)




    Pessoal,

    Sou de Curitiba e estou querendo ir ao Ushuaia em Dezembro com uma Ranger 98 CD diesel.

    Gostaria de saber o que devo revisar e modificar para uma viagem tão longa como essa? A Ranger era de meu pai e está sendo pouco usada a uns 4 a 5 meses.

    Um detalhe, os amortecedores e a embreagem foram trocados em 2007, depois disso foram rodados 35 mil Km apenas.
    Outra coisa, a luz do sistema ABS as vezes fica acesa direto, mas normalmente não acende. Seria bom eu fazer uma revisão disso com certeza, não é? Alguém tem uma ideia de custos da manutenção ou troca do sistema ABS?
    A caminhonete está com 190 mil Km (acho). O motor 2.5 dela aguenta muitos Kms ainda?

    Por enquanto não sei nem se vou poder fazer a viagem pois a Ranger vai entrar em inventário, mas parece que minha irmã quer deixar a caminhonete para mim. Mesmo assim quero começar a fazer a manutenção e revisão como se eu fosse viajar com ela, pois caso não de certo eu pretendo ao menos deixá-la mais confiável para o dia a dia.

    Como eu não andava com a Ranger eu não sei nem a média de consumo que ela faz, mas acredito que seja 10 a 12 Km/l na estrada, segundo relatos que li.

    Qualquer ajuda será bem vinda.

    Abraços.
    Marcelo J. Manen
    Marcelo J. Manente

  • #2
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    Óleos em geral.. vazamentos: motor, freio, cambio, diferencial e etc... (cheque se quando você pisa no freio ele vai ate o fundo isso pode identificar um vazamento).. pneus bons sempre ajudam em frenagens e curvas rápidas com a calibragem exigida pelo pneu.. sistema de refrigeração do motor: vazamento de água do radiador, radiador sujo e o fluido.. sistema ABS é bom verificar porem muitas vezes pode ser apenas um mal contato ou coisa assim já que varias partes elétricas usam o mesmo "sistema" como o sensor do velocímetro.. estepe e as ferramentas de troca.. ao demais somente se você souber o que pode ser... desmontar a pick-up e montar de novo para achar defeitos pode sair bem caro!
    Ranger XLT 2.8 4x4

  • #3
    Usuário Avatar de BRAVOECONOVEMBER
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    Meus sentimentos pela sua perda.
    Fora que demontar pra ver pode provocar defeitos por si só.
    Se está andando bem, pegando fácil de manhã e consumo de 10 a 11 km/l, deixa quieto.
    Concordo com troca normal de fluidos, inclua de caixa e diferencial. Verifique particularmente se tem vazamento em retentor de roda do diferencial, eles podem vazar antes da falha de algum rolamento. Conferir lonas e pastilhas também é bom e não custa nada.
    Faça um alinhamento, e vá feliz.
    PS: tomara que saia a viagem, invejo-o no bom sentido, companheiro, quem sabe um dia ainda vou também.

  • #4
    Todos os fluidos e óleo do motor - correia dentada que na Ranger 2.5 é muito importante estar sempre monitorando, e se os pneus estiverem bons fica tranquilo

  • #5
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    Citação Postado originalmente por XAVIER S4T Ver Post
    Todos os fluidos e óleo do motor - correia dentada que na Ranger 2.5 é muito importante estar sempre monitorando, e se os pneus estiverem bons fica tranquilo
    Sim claro claro... item importantíssimo, kit tensor da correia dentada original. Nunca é demais lembrar.

  • #6
    lol em quanto dias pretende fazer essa viajem uns 4 no minimo né ? curtir bem a viagem !!

  • #7
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    Citação Postado originalmente por Francescolli Ver Post
    lol em quanto dias pretende fazer essa viajem uns 4 no minimo né ? curtir bem a viagem !!
    Francescolli,

    O roteiro completo inicial era de 30 dias, isto antes de meu pai falecer. Eu moro numa casa nos fundos da casa de meus pais e agora tenho de dar uma mão para a minha mãe que já tem 73 anos. Por este motivo diminui o roteiro para 15 a 16 dias.
    Vai ser mais rali e menos curtição como antes.
    Vou sair por Foz e descer até Ushuaia passando por Puerto Madryn, mas desviando Buenos Aires (gosto mais de natureza do que de cidades). Na volta passo por Torres del Paine, El calafate, Região de Bariloche e depois pé na estrada de novo.

    Abraços
    Marcelo J. Manente

  • #8
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    Você pretende voltar pela RN 40? vou andar nela agora, por isso não sei quantos km tem de rípio...

    Citação Postado originalmente por xexelo Ver Post
    Francescolli,

    O roteiro completo inicial era de 30 dias, isto antes de meu pai falecer. Eu moro numa casa nos fundos da casa de meus pais e agora tenho de dar uma mão para a minha mãe que já tem 73 anos. Por este motivo diminui o roteiro para 15 a 16 dias.
    Vai ser mais rali e menos curtição como antes.
    Vou sair por Foz e descer até Ushuaia passando por Puerto Madryn, mas desviando Buenos Aires (gosto mais de natureza do que de cidades). Na volta passo por Torres del Paine, El calafate, Região de Bariloche e depois pé na estrada de novo.

    Abraços
    Não devemos resistir às tentações: elas podem não voltar.

  • #9
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    Ok

    Citação Postado originalmente por BRAVOECONOVEMBER Ver Post
    Meus sentimentos pela sua perda.
    Fora que demontar pra ver pode provocar defeitos por si só.
    Se está andando bem, pegando fácil de manhã e consumo de 10 a 11 km/l, deixa quieto.
    Concordo com troca normal de fluidos, inclua de caixa e diferencial. Verifique particularmente se tem vazamento em retentor de roda do diferencial, eles podem vazar antes da falha de algum rolamento. Conferir lonas e pastilhas também é bom e não custa nada.
    Faça um alinhamento, e vá feliz.
    PS: tomara que saia a viagem, invejo-o no bom sentido, companheiro, quem sabe um dia ainda vou também.
    Bravo,

    A Ranger está pegando fácil e o consumo está mais ou menos no que vc disse. Vou fazer estas revisões indicadas.
    QUanto a vasamentos, não pinga uma gota de óleo no chão da garagem a tempos e as rodas, diferenciais estão secos.

    Agradeço pelas palavras.

    Um abraço.
    ,
    Marcelo J. Manente

  • #10
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    ola pessoal tenho uma ranger 2.8 01/02 e tem um vasamento no carter e minha primeira e gostaria de saber se tem junta ou se e so no silicone? e acho que voce vai adorar fazer essa viagem xexelo ainda mais se ouvir os conselhos

  • #11
    Com tantos verifique aqui e ali, mostra que uma Ranger dessa não tem a confiabilidade necessária para uma viagem tão longa. Eu procuraria um veículo mais novo pra viajar.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #12
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    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Com tantos verifique aqui e ali, mostra que uma Ranger dessa não tem a confiabilidade necessária para uma viagem tão longa. Eu procuraria um veículo mais novo pra viajar.
    Pensei a mesma coisa. Também tenho vontade de fazer essa viagem, mas vou esperar por uma pick-up mais nova, e ainda assim deixaria a viatura ir de navio até o RS pelo menos. Estradas brasileiras + pedágio ninguém merece.

    Mas se o amigo aí for, deixe para trocar kit correia e fazer outras revisões na ARG. Deve ser beemm mais barato.

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