Amigos do fórum,
Três semanas atrás, a luz do óleo acendeu fracamente e logo depois ficou acesa, apagando e repetindo a situação após rodar com ela durante horas na cidade. Na primeira, parei o carro imediatamente, verifiquei o nível do óleo, vazamentos, verifiquei água e temperatura - tudo normal - e no dia seguinte fiz o mesmo processo, aproveitando o motor frio. A julgar pelo comportamento intermitente da luz, suspeitei do sensor. Levei-o no mecânico e medimos a pressão do óleo, onde apresentou pouco mais que 2 bar em baixa, motor quente, e pouco mais que 6 bar em 2000 rpm. Bomba de óleo boa, trocamos o sensor. Ao trocar o mesmo, comprado na autorizada International daqui de SSA, agora a luz estava acendendo direto, minutos depois do motor alcançar a temperatura, mesmo com o sensor desconectado (teste feito na oficina). Removido o sensor, fizemos uma limpeza e recolocamos apertando mais o mesmo e reconectando o fio. Rodei 3 horas na cidade em testes, parei e deixei-a parada funcionando por mais de 40 minutos e nada da luz acender. Dado o problema como resolvido, peguei a estrada. Após umas 3h de estrada, a luz acendeu de novo e assim ficou por umas 3 horas acesa, depois apagou e ficou apagada sem ser feito nada, apenas rodando na estrada em velocidades de 110-140 Km/h. Nas duas paradas, o comportamento foi o mesmo: apagada 3 horas, acendia por umas 3 horas e apagava de novo. Na última, no segundo dia de viagem, desliguei-a e liguei-a e a luz continuou acesa.
Gostaria de saber de vocês se já aconteceu algo com estes sensores ou com a parte de fiação / módulos eletrônicos, haja visto que a bomba de óleo está normal e rodei 1000 Km durante estas situações, após os testes na oficina (que rodei umas 3 horas em teste). E também traçar otras linhas de investigação.
Obrigado mais uma vez!