Tem um jeito fácil de descobrir então... manda fazer uma cópia simples (R$ 3) e testa pra ver se funciona! Abraço!
Versão Imprimível
Tem um jeito fácil de descobrir então... manda fazer uma cópia simples (R$ 3) e testa pra ver se funciona! Abraço!
Mandei fazer a copia da chave comum...R$20,00 ¬¬...mas deu certo blz...abre as portas e pega na partida blz...
Eu também me informei sobre isso... A princípio a impressão de que a concessionária me passou é que simplesmente a outra chave não liga o carro. Mas a minha chave principal não é chipada. Segundo o atendente da concessionária, essas chaves têm um compartimento azul na parte oposta de onde fica a haste com o segredo (a parte que fica dentro da ignição) que é justamente o compartimento do chip.
Segundo ainda esse atendente, o que faz para o carro aceitar essa chave, é um "código secreto" de ligar/desligar o carro, não pareceu coisa de outro mundo, mas como cadastrar um novo controle remoto em alarme convencional.... mas não é que o cara é de concessionária que ele vai saber tudo também né.
Bom, quando eu descobri minha chave reserva perdida dentro do proprio carro, eu fui correndo ver se o controle do alarme funcionava (consertei) e se o carro ligava. Foi tudo sem problemas. A chave é fina como Pedro Eduardo falou, tem um lugar do emblema da ford com um orifício de fixação, mas nada de emblema ford. A chave reserva aparenta nunca ter sido usada e ambas têm uma marcação 'S' na junção da haste com o plástico. Isso indica que ou as duas são originais, ou as duas são terceirizadas. A ignição no carro tem sinais de que pode já ter sido aberta, então tudo pode ter acontecido ali.
Vou pesquisar um pouco sobre essa chave. Já sei que o sistema não tem proteção por chip, mas quero saber se as chaves são originais ainda. A "em uso" tem bastante sinais de desgaste por uso, e a "reserva" está ilesa, embora o controle esteja com marcas de uso (e tinha defeito). Presumi que o dono anterior trocou o controle quando deu problema, preservando a chave em uso.
Eu achei bastante chaves buscando por "ranger transponder ignition key" no eBay. :) (chaves 'virgens')
minha chave é igualzinha a essa:
Ford Vehicles Transponder Pats Key K02FS TFW | eBay
agora me deu a pulga atrás da orelha, se ela é chipada ou não.....
Mais uma coisa que tou lendo, importante, sobre essas chaves. Dependendo do anúncio eles mandam instruções pra você poder fazer você mesmo a réplica do código, desde que você tenha já duas chaves válidas. Se não tiver duas chaves, aí é no chaveiro ou concessionária, que deve furar o olho. Qualquer chave vem "virgem" pra ser trilhada da mesma forma que a chave original é. Já estou considerando fortemente fazer uma terceira chave mesmo!..
A do link acima você mesmo copia se tiver duas reserva. No eBay, pelo que vi, geralmente as que vêm com o logo da ford vêm de China/HongKong e não vêm com instruções de como copiar -- o vendedor instrui a copiar no chaveiro. Nessas sem o logo, geralmente estão nos EUA e o vendedor sempre fala que encaminha instruções simples de duplicar a chave caso se tenha as duas funcionais.
Pior é que tudo indica que esse diacho de chave é chipado sim. Não só achei dela no eBay pra comprar "dizendo que é chipada" como no manual eu vi as instruções de como cadastrar novas chaves (desde que se tenha duas cadastradas).
Eu vou de todo modo importar uma chavinha dessas (ou se tiver num preço bom no ML), fazer só o molde correto dela no chaveiro, e testar (sem antes tentar cadastrar). Segundo o manual, o carro simplesmente não vai dar a partida, é como tentar ligar ele sem apertar a embreagem.
Só um exclarecimento pro pessoal:
A chave que tem a marquinha laranja/vermelha é a "master key", essa é a primeira chave cadastrada na central e a que não pode ser perdida. Se essa chave for perdida só as concessionarias tem o programa da central pra cadastrar outras.
A que se usa geralmente é uma chave totalmente preta que é a segunda cadastrada. Essa se for perdida não tem problema pois ainda da pra cadastrar mais chaves na central.
O procedimento esta no manual, se não tiver o manual na internet se encontra facil.
Cada chave tem um codigo diferente no transponder, esse codigo precisa ser gravado na central eletronica do carro. Se não me engano até 5 chaves podem ser cadastradas e se vc tiver menos de duas chaves cadastradas fica gravado um erro na central.
No manual eu li (em resumo) que você coloca a chave principal, a segunda chave, e só então a chave a cadastrar. Para cadastrar uma quarta chave, coloca de novo a principal, a segunda, então a nova chave, até 8 chaves. Acima de 8 chaves (kkk) só na concessionária. Não houve menção a chave principal nem secundária. Mas minha viaturinhona não acende luz THEFT, mas eu não hesito em pensar que ela tá simplesmente queimada (claro que também pode ser que não funcione). Acho que vou comprar uma chave dessas dos EUA (já ofertei no leilão de uma que acho que fecha a 8 dólares+frete). Quando eu copiar ela, vou tentar virar o carro sem fazer o ritual de acasalamento... digo, de cadastramento de chaves.
avenger vai comprar a chave com chip pra q??
sua ranger num é 2.8??
a minha 2.8 a chave é igual essa do link do ebay...e não tem chip nenhum...inclusive a chave reserva q mandei fazer comum..tbm é parecida...e funciona a caminhonete normal....
Eu já tinha dado o 'bid' (lance) lá no eBay, mais pra ver qual era mesmo. Não fica muito cara a chave (uns 50 reais no máximo), e de um jeito ou de outro, iria funcionar! hehe
Eu sinto que ela "sente" a chave quando coloco ela na ignição, pode ser um sistema mecânico, mas ela pára um pouco o beep na hora que encaixo a chave, e volta a beepar (quando tá com a porta aberta)... A sua também tem essa "sensibilidade" com a chave?
Só as 3.0 que tem chip na chave. O chip da chave é lido em conjunto com um leitor que existe no compartimento da chave... por isso que quem transplanta o motor de Ranger tem que adaptar o mesmo sistema de ignição reconhecido pela ECU, senão o carro não pega.