x
Convex Datacenter
  • #2089
    Usuário Avatar de emschas
    Entrada
    08/04/2013
    Local
    BH/MG
    Idade
    51
    Posts
    208
    Agradecimentos: 0



    Citação Postado originalmente por Coophamat Ver Post
    Ola pessoal, levei a Ranger ao mecânico hoje para ver o filtro de óleo do motor.

    Começa pelo sextavado da tampa que está quebrado, mas acho que aquilo não da pra colocar muita força no aperto ou para soltar senão quebra mesmo, a solução para abrir ele foi usar aquela chave com uma corrente que serve para soltar filtro de óleo de lata.

    Anexo 501266

    Apos soltar vi que aquela vareta que tem no centro do filtro e o bocal que segura o filtro preso a tampa estão quebrados.

    Anexo 501267
    Anexo 501268

    Agora uma imagem do cabeçote do filtro.

    Anexo 501269

    Bom, dentro do cabeçote tem uma mola, eu não fazia ideia para que servia aquela valvula, eu presumi que fosse para o óleo não retornar, pois bem, conversando com um dono de desmanche que foi proprietário de uma Ranger ele disse que isso é um valvula que se abre quando o filtro de óleo fica saturado e entupido, mas essa mola está meio mole, da pra abrir ela com facilidade.

    Anexo 501270

    A ideia principal minha foi sair e comprar uma tampa nova, ja que a minha está com algumas partes quebradas e a rosca danificada (provavelmente tentaram apertar sem a rosca pegar corretamente), então começou minha busca pelas auto peças da cidade, fui em todas, autorizada MWM e concessionária e houve negativa em todas.

    Então fui buscar em desmanches (ferro-velho) e no primeiro que fui achei uma tampa, mas o cara só vende completo, tampa mais o cabeçote. Então continuei a busca e em outro desmanche consegui achar uma outra tampa, bem nova, sem marcas e o cabeçote bem novo também, foi quando decidi ver a tal mola que tem dentro, vi que nesse a mola está para cima e é bem dura, tem que fazer bastante força para abrir ela, diferente do meu que com qualquer força você abre.

    Foi esse senhor que me explicou a função dessa válvula, ele disse que o que pode estar acontecendo na minha e ela estar sem pressão. Mas ele disse que teve uma Ranger 3.0 que a luz do óleo piscava também do mesmo modo que a minha, ele até instalou uma manômetro de pressão do óleo para constatar que o defeito não se tratava de falta de pressão.

    Bom, amanhã vou ver se pego em consignação esse conjunto de óleo para colocar na minha e ver se muda algo, senão troco só a tampa que está avariada.

    Outra saída é a mudança do sistema de lubrificação para a da 2008 em diante, essa mudança é possível, mas deve trocar todo o conjunto, inclusive com o resfriador de óleo e o custo só das peças é de R$1600,00 na autorizada mwm.


    Parabéns Coophamat! Excelente levantamento você fez. Bom saber da existência e do funcionamento desta válvula e também da possibilidade de trocar o conjunto do filtro. Talvez a minha esteja com problema nesta mola também. Vou verificar. Talvez seja por isso que o óleo está voltando para o carter. A luz do óleo piscava também mas agora já tem algum tempo que não acende.

  • #2090
    Usuário Avatar de Coophamat
    Entrada
    17/01/2014
    Local
    Campo Grande/MS
    Idade
    39
    Posts
    627
    Agradecimentos: 15
    Dando continuidade ao reparo do filtro de óleo:

    Acabei comprando no ferro velho o cabeçote do filtro com a tampa, essa que por sinal está muito boa, nela vem indicado até o aperto que deve ser dado.

    -img_20150508_123731951.jpg

    Agora o cabeçote do filtro já lavado:

    -img_20150508_123548239.jpg

    Caso alguém queira tirar o cabeçote para conferir, não é dificil, mas é trabalhoso, pois o local é bem apertado, deve-se tirar a correia do AC, afastar o compressor, tirar a roda e a proteção que tem por baixo. São 8 parafusos e alguns deles tem que tirar girando bem devagar pela falta de espaço.

    -img_20150508_123558282.jpg

    Reparem na cebolinha do óleo, aquela peça branca é uma proteção, que deve ser colocada se for trocado a cebolinha, no meu caso eu aproveitei que estava fora e já coloquei uma nova, original mwm e o custo foi de R$40,00 na autorizada.

    Agora uma foto interna do cabeçote do filtro, a unica diferença que notei do cabeçote que veio na minha e esse que comprei, foi a pressão da mola, o da minha ela tinha pouca pressão, dava pra empurrar com facilidade e esse está com uma pressão bem maior, sinceramente acho que isso não interfere em nada.

    -img_20150508_123612016.jpg

    Agora a parte interna da tampa do filtro, essa bem mais nova e com a ponta da vareta bem mais rechonchuda, o local onde poe a borracha de vedação está bem melhor também, a borracha entra justa e na antiga ela estava com um pouco de folga.

    -img_20150508_123712823_hdr.jpg

    Essas quatro palhetinhas são um anti ciclone para evitar que o óleo fique circulando no interior do elemento filtrante.

    Por fim uma foto do motor sem o cabeçote do filtro:

    -img_20150508_134133990.jpg

    Aquele local que o cabeçote do filtro vai encaixado, é um radiador de óleo ou trocador de calor, ali o óleo circula e é refrigerado pela água do radiador. Existe uma junta de borracha para vedação. Como eu disse para mudar o sistema de filtro, deve-se trocar toda essa parte que vai na lateral do motor, a da 2008 em diante ja usa esse outro sistema que deve ser melhor que o da 2007 para baixo. Mas o custo para troca é muito alto, só de peça gasta em torno de R$1600,00.

    A conclusão:

    Comprei um filtro novo também da MWM (fabricado pela mann), junto vem as duas borrachas da tampa do filtro. Foi trocado as borrachas da tampa, colocado o filtro no lugar, o aperto foi feito com um pito nº 32 se não me engano usando um torquimetro e aplicado uma força de 25 Nm, logo em seguida trocamos a cebolinha do óleo e o mecânico montou o cabeçote no lugar.

    O problema da luz do óleo foi sanado, parou de piscar (sim, com certeza o defeito era só a cebolinha), mas o problema da bateção da distribuição continua, ela começa depois de o motor atingir a temperatura de trabalho, como muito conhecem é aquele barulho que parece algo raspando no ventilador.

    O custo da brincadeira foi de:

    R$300,00 do cabeçote de filtro com a tampa;
    R$60,00 do filtro de óleo lubrificante;
    R$40,00 da cebolinha do óleo;
    R$120,00 da mão de obra da oficina.

    Espero que possa ajudar alguém e se alguém precisar tenho um cabeçote de reserva e uma tampa meia boca.
    Vai que é mole!

  • #2091
    É isso aí Coop, e desculpe a brincadeira lá no outro tópico, também tô doido por uma efe mas não acho uma que valha a pena e tem que ser X10 4x4, e pode ser CS mas tem que ser "inteira" senão fico com a Branquela, faço BL e espero uma zentos e cinquenta no futuro, por que é cara.

  • #2092
    Usuário
    Entrada
    27/09/2014
    Local
    João Monlevade/MG
    Posts
    345
    Agradecimentos: 0
    Amigos, onde fica o filtro do ar condicionado??

  • #2093
    Usuário
    Entrada
    12/08/2013
    Local
    Campinápolis/MT
    Idade
    40
    Posts
    685
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por Borjaoo Ver Post
    Amigos, onde fica o filtro do ar condicionado??
    Não tem filtro. o máximo que pode fazer é dar uma limpada nos dutos.

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...do-ranger.html (Filtro ar condicionado - ranger)
    Ranger XLT 2.8 2004/5

  • #2094
    Borjaoo, é como o junior disse, as Rangers não tem filtro do ar condicionado. Achei estranho isso. Lamentável.

  • #2095
    Usuário Avatar de Coophamat
    Entrada
    17/01/2014
    Local
    Campo Grande/MS
    Idade
    39
    Posts
    627
    Agradecimentos: 15
    Pessoal, venho pedir ajuda aos colegas mais entendidos no NGD, minha Ranger ta fazendo o famoso barulho na distribuição, acontece que está muito frequente.

    Ao dar partida de manha ela vai numa boa sem barulho, mas depois que ela atinge a temperatura de trabalho ela já começa a fazer o barulho, ta bem acentuado.

    Já li os inúmeros tópicos aqui, inclusive o "barulho no motor da Ranger" e pelo jeito é desgaste no sistema de correntes.

    Acontece que esse kit de correntes foi trocado a cerca de 10 mil km, mas foi utilizado um tabajara paralelo.

    O que eu queria saber é, será que é mesmo problema do kit? Esse barulho ocorre pelo fato do desgaste das correntes, das guias, das engrenagens ou algum problema nos tensionadores (tuchos)?

    Dentro tem também um injetor de óleo, esse injetor pode dar problema e ocasionar o barulho?

    Existe outro tensionador alem desses dois tuchos?

    Desculpe as perguntas, mas é que para trocar esse kit entre peças e serviços gasta cerca de R$2000,00 e eu ja gastei muito nessa caminhonete e ela ja ta me deixando mais quebrado do que ja sou.
    Vai que é mole!

  • #2096
    Usuário
    Entrada
    30/06/2012
    Local
    Juiz de fora,MG/MG
    Idade
    59
    Posts
    117
    Agradecimentos: 0
    To desistindo da minha ranger, não aguento mais de tanta BOSTA!! acontecendo; A dias anos sem potencia sem força e ninguem "mercanico " nenhum acha o problema, depois de fervuras sem explicações,e procuras parece,parece esta resolvido, AGORA sem mais nem menos depois de estar funcionando dentro do "normal" paro desligo em alguns minutos volto a ligar e simplesmente não funciona, nem por nada, trisca a chave e nada até arrear a bateria e nada, fica parada por algumas horas ou no dia seguinte, bate a chave funciona normal *&%#@$¨%&¨&¨$&%#@%@ caraca meu que ranger *¨&%%$#, e o pior ninguem sabe o que fazer, aí é aquilo compra isso ,compra aquilo caraca num dá né ? em fim alguem ja passou por isso ?
    Magno pwer stroker 210cv chipado

  • #2097
    O Coop, vai na Shop Car, vê aquela efe pra mim, vende a sua, pega a minha que vc não vai se arrepender e eu volto de fimil pra BSB, KKKK! vamos fazer um tríplice negócio. A branquela é muito boa, gosto dela mas quero um caminhãozinho.

  • #2098
    Usuário
    Entrada
    27/09/2014
    Local
    João Monlevade/MG
    Posts
    345
    Agradecimentos: 0
    Amarok Highline Aut 12/12
    Ex Mitsubishi L200 Triton 3.2 12/12 - Ex Ranger 2.5 XLT Flex 14/15
    Ex Ranger Limited 3.0 PSE 07/08 - Ex Hilux SR 2.5 11/11

  • #2099
    Usuário Avatar de JRoberto
    Entrada
    08/06/2012
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    63
    Posts
    1,002
    Agradecimentos: 7
    Citação Postado originalmente por Borjaoo Ver Post
    Esse é da ventilação interna. O ar condicionado não tem filtro.
    Ranger XLT 3.0 4x4 CD 2011 - PU2RFU
    Montana Conquest 1.8 2007
    "Ando devagar porque já tive pressa..." Almir Sater

  • #2100
    Usuário
    Entrada
    12/08/2013
    Local
    Campinápolis/MT
    Idade
    40
    Posts
    685
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por JRoberto Ver Post
    Esse é da ventilação interna. O ar condicionado não tem filtro.
    E onde fica esse filtro?
    Ranger XLT 2.8 2004/5

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 100
      Última resposta: 22/08/2015, 02:14
    2. Respostas: 10
      Última resposta: 03/10/2011, 01:07
    3. Tópico da RANGER 2.5 e 2.8
      Por Imperador! no fórum Ford
      Respostas: 23
      Última resposta: 19/08/2011, 20:14
    4. Respostas: 12
      Última resposta: 04/06/2005, 09:51

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade