UM amigo meu colocou quebrou 3 vezes ainda na garantia ate que colocou original, duas vezes que entortou e outra que quebrou por coincidencia eu estava junto, foram duas situaçoes ridiculas, buraquinhos de nada....
olá a todos, venho acompanhando o forum desde janeiro quando realizei o objetivo de ser propietário de uma Ranger XLT V6 98 CD, apaixonado por ela, venho acertando muitos problemas de manutenção do propietário anterior, comumente chamado de cupim de ferro, tbm estou com este detalhe de barulho de batida, e penso em resolver trocando as BUCHAS DA BARRA ESTABILIZADORA, já que as balanças superiores coloquei novas TRW, resolvendo cambagem e caster, as anteriores estavam fora de simetria, cuidado com paralelas, batente e bieletas novas, rodas livres AVM 470, faltava uma original que causava muito barulho, pretendo neste fim de semana trocar os amortecedores junto com as buchas da barra, pois andou um tempo com o batente estourado, olhando estava perfeito, mas quando fui trocar, estava oco, mantendo só a aparencia por fora, mas não segurava nem apertando com os dedos.
Peço desculpas pelo tanto que escrevi mas é que estou me apresentando, e peço uma opinião sobre alguem que conheça amortecedores ALLEN Shocks, que estão tentando me empurrar aqui no Rio como sendo melhor que cofap, braços a todos.
Olá Dragaobgon, seja muito bem vindo por aqui...
Nao conheço muito de amortecedores mas esses importados xingling nao sao muito confiaveis. Eu ficaria com os conhecidos Cofap, Monroe ou nakata....
Comprei e já coloquei os Cofap, consegui por R$ 294,00 o par dianteiro e repetindo a resposta que dei em outro tópico aqui do forum sobre as batidas de metal com metal na suspenção dianteira, sendo que no outro tópico era em relação a altura, dois sintomas mesma causa.
ISOLADOR TRASEIRO DE AJUSTE DA BARRA DE TORCAO e SUPORTE DE AJUSTE DA BARRA DE TORCAO, seria bom verificar o estado destas peças, como relatado pelo Sr Marcelo de Aguiar, não sendo a especificada ou desgastada, a barra de torção sai rente ao chassis do veículo, passando muito proximo a bandeija inferior ao invès de passar pelo centro do orificio, causando a batida de metal com metal em ondulações e buracos, as buchas descentralizadas tbm causariam este problema de batida metálica, não esquecendo de ver o estado das demais buchas ( barra de torção, amortecedor ) e batentes estourados. Todos estes fatores alteram a altura final do veiculo, não sendo necessáriamente fadiga da barra de torção.. Me desculpem se escrevi alguma besteira, pois não sou perito, apenas propietário de uma Ranger, e faço quase toda manutenção em casa, adquirindo alguma experiência com meu veiculo.
Levei um susto essa semana, na sexta feira a 2 dias atráz, quando fui sair com a ranger 3.0 ano 2007 da minha loja, não foi a primeira partida do dia. liguei o motor e percebí um barulho estranho no motor, tipo uma ruela solta dentro do motor, parece ser na parte de cima,andei um km e parei, desliguei o motor e liguei novamente continuou o barulho andei uns 2 km até em casa o barulho continuava, almocei e depois de meia hora liguei o carro e o barulho não estava mais, levei no mecãnico e o barulho do motor estava ok, ela não esquentou,não baixa óleo e não acendeu o luz do óleo, o mecãnico falou que o barulho provavelmente voltaria e qualquer coisa ligar pra ele na hora que fizer o barulho onde eu estiver desligar o motor . de lá para cá o motor tá blz sem barulho, que acontexeu será? detalhe; ela não perdeu rendimento na hora que fez o barulho. até achei que fosse alguma coisa solta sem ser no motor , mas acho que era no motor mesmo.
A outros relatos no forum de propietários que passaram por isso, e de acordo com uma das explicações em outros tópicos, tem haver com o óleo não ser sintético e estar fora da especificação 5w30, causando falhas na lubrificação do comando de tuchos hidraulicos, troquei o óleo da minha para um sintético 10w30 Helix x7 e ficou redondo, sem barulhos, estava com o helix x3 20w50 fazendo barulho de varetas de tuchos, obs: 4.0 v6
Inverti a barra de torção 180°, do lado direito, não houve mudanças, coloquei um calço de duraluminio de 7mm entre o isolador traseiro de ajuste da barra de torção e o chassis, tive um ganho de +-1cm de folga no buraco de passagem da bandeja, se aproximando do centro deste, reduziu em muito o barulho que era a barra batendo na parte superior do buraco da bandeja, as buchas estão sem folgas, levando a crer que a parte de fixação da barra na bandeja não esta alinhada com o buraco de passagem, ou a bandeja está empenada ou o chassis, como o veiculo esta alinhado, creio que seja a bandeja levemente torcida, como há varios relatos de propietários com barulho seco de metal com metal, quando passa em ondulações ou a roda descendo forte em depressões, saídas de lombadas e passagem rápidas por buracos, eis aqui o meu relato, troquei balança superior, buchas da barra estabilizadora, buchas da balança inferior, amortecedores, bieletas e batentes, só agravaram o barulho, pois ficou tudo justinho, rsrsrsrsrs, o impacto se tornou mais forte sem folgas, com o calço de 7mm foi um paleativo que não pretendo retirar só trocar por outro material bem forte que absorva mais vibrações que o duraluminio, ficou melhor que estava mas pode melhorar mais, se alguem teve uma solução mais profissional, poste aqui por favor, no meu amadorismo meu proximo passo é trocar a bandeja inferior direita.
Muito obrigado pela resposta. Eu tava em dúvida, pois ouvi muitas coisas sobre a 2.5, e como não conheço muito sobre veiculos a diesel, precisava de uma opnião de alguém que conhecesse. Eu até pensei em comprar uma S-10, mas pelas opniões que vi aqui, a Ranger é superior, e as vezes, com um preço bem mais atrativo com mais opcinais.
Eu gostaria de fazer outra pergunta. Eu vejo muitos anuncios de Ranger dizendo que tem ABS. A Ranger realmente saiu com ABS ou é conversa de vendedor? pois tem gente que confundi ABS com freio a disco na traseira.
Postado originalmente por TylerNTL
Os motores 2.5 e 2.8(132 cv e 135 cv) são basicamente o mesmo motor.
Essas comentários que o motor 2.5 é ruim quebra muito... é conversa mole de vendedor trambiqueiro. Os motores tem a mesma concepção e as peças dos dois tem a mesma fabricação e qualidade.
Existem diferenças nos pistões, bielas, coletores, etc do 2.5 para os 2.8 e turbinas diferentes, sendo a do 2.8 (135cv) com geometria variável mas são todas Garrett. A principal diferença são os 20 cv a mais do 2.8 (135 cv) e o mercado meio que já precificou essa diferença, pois uma Ranger 2.8 (135 cv) custa uns R$ 5k a mais que uma 2.5 no mesmo estado.
Na época do 2.5 a fábrica era Maxion, que na época do 2.8 foi fundida com a International e posteriormente com a MWM.
Não sei das Ranger Americanas mas essas argentinas, acho que são 1998 em diante, tem ABS na traseira até +-2005 e as mais novas tem nas 04 (não sei se em todas as versões).
Se bem que esse ABS na traseira não chega a ser "grandes coisa", acredito que seja muito mais uma forma de ter um freio minimamente funcional na traseira independente do peso carregado na caçamba.
"ABS" para para fornecer segurança tem que ser na dianteira.