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Convex Datacenter
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  • #1

    Explorer – Suspensão sem solução - Ajudem




    Comprei uma Explorer XLT 1998 em 2008 e achei o carro perfeito até aparecer um rangido com estalo na suspensão do lado esquerdo. Durante 6 meses o carro já foi para os mecânicos ninjas, feras e em duas concessionárias Ford com o mesmo resultado, nunca descobrem o que faz o maldito rangido que sempre aparece em terrenos irregulares.
    Já troquei todas as peças da suspensão dianteira e nada, braço superior, pivôs, amortecedores e bandeja inferior completa. Não precisa dizer o quanto já gastei e nem quero lembrar, porque gastar sem ver o defeito resolvido vem fazendo que deixe de gostar de um carro que considerava perfeito.
    Venho até aqui para pedir qualquer ajuda, dica e conselho que venha a me ajudar solucionar isso antes que tenha de me desfazer do carro. Não me preocupo com consumo, preço de peças ou qualquer outra coisa que os ditos entendidos costumam dizer sobre a Explorer só não suporto ruído.

    Agradeço antecipadamente

  • #2
    Usuário Avatar de Alessandro,
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    Que zinca!

    Vc relacionou as peças que eu chutaria como culpados.
    Um procedimento que eu faria, é colocar o carro numa vala e pediria que alguem balançasse o carro enquanto eu ficaria em baixo tentando identificar de onde vem o barulho. Um recurso ainda é usar mangueira como estetoscópio.
    Ex-Explorer 97 XLT
    Atual Fit
    Breve Duster Oroch

  • #3

    Vou dar um chute!

    Será que não é algum suporte do motor ou algum tipo do coxim?

    OBS: Se a sua barra de torção estiver no talo tente abaixar um pouco, ou se estiver muito baixa tente subir um pouco pra testar....

    []´s

  • #4
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    Vou no setor de direção com folga..............

  • #5

    bom dia...

    puts deve ser o mesmo que esta acontecendo com a minha...todas vez que pego estrada ou passo em algum burraco faz um barulho chato... naum acho o que é... ja levantei ela olhei para ver se tinha algo solto,escapamento,direção e nada...agora vou ver as molas...pq minha traseira esta meia caida...vou ver se dando uma levantada melhora...e vou verificar mais alguma coisinha...se caso parar aviso vcs ...abraços
    EXPLORER XLT 97 4x2 4.0 V6
    DODGE DURANGO 99 4x4 5.2 V8

  • #6
    Usuário Avatar de jeb
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    Colega

    Complicado até de diagnosticar. Teria como gravar o som ou vídeo e postar para nós?

    O carro está bem alinhado/balanceado? trepida? está duro?

    J.
    Ford Ranger XLS 4x4 AT 2019
    Ex: Renegade Diesel Sport 4x4 2015 (agora com a chefa)
    EX: Toyota RAV4 4x4 2007 - Ex: Ford Explorer V6 4x4 1998

  • #7

    boa tarde...

    encontrei a solução do meu barulho...é o mola anti ruido que quebrou...fica na pastilha de freio...verifica se na sua esta normal pq costuma quebrar as perninhas... é essa da foto...
    se desse como vc gravar esse barulho...
    Imagens Anexas -molas-pastilha.jpg 
    EXPLORER XLT 97 4x2 4.0 V6
    DODGE DURANGO 99 4x4 5.2 V8

  • #8
    Anotei todas as sugestões e ontem verifiquei.
    Fiquei em baixo do carro em um posto de gasolina que faz troca de óleo no esquema antigo, abertura no solo e escada. Foi balançado e não rangeu, passei em cima de um cepo de madeira e nada. A mangueira um desses ninjas usou e não conseguiu descobrir.
    Mandei abaixar a frete do carro pela barra de torção, andei em terreno irregular e o ruído continuou, aumentei novamente e a mesma coisa.
    Os suportes de borracha do motor também foram trocados em dezembro.
    Mandei tirar um eixo que fica preso na caixa de direção, o eixo não tem folga e a caixa de direção está perfeita.
    Alinhei e fiz o balanceamento de todas as rodas no início de março e não trepida.
    Hoje mandei retirar as pastilhas de freio, as presilhas estão boas, o mecânico usou um produto anti ruído e passou silicone, andei e o maldito continua rangendo.
    Tentei gravar no celular, rangeu algumas vezes só que na gravação não aparece, esse ruído infeliz é tipo fundo musical, ouve quem está perto.
    Agradeço a todos pelas diferentes sugestões, fora a mangueira os ninjas e feras não tinham pensado nessas peças que vocês mandaram verificar. O rangido parece ser de metal, acontece em terreno irregular e não é toda vez que aparece.
    Se alguém tiver mais alguma sugestão, mando verificar amanhã.

  • #9

    hummmm

    Andre essa peça anti ruido...ela pode estar perfeita mas se ela ficar com um pouco de folga...qnd passar em algum lugar acidentado, vai parecer um monte de grilo cantando ao mesmo tempo...
    uma sugestão louca...vai aonde ela faz esse barulho e da um jeito de prender o gravador em baixo proximo da onde vc acha que esta saindo esse barulho...que ai vai dar para verificar melhor...rsrsrs
    mas prende direito para naum perder o gravador...abraços faz um teste e me fala...
    abraços...boa sorte...fiz isso na minha...
    EXPLORER XLT 97 4x2 4.0 V6
    DODGE DURANGO 99 4x4 5.2 V8

  • #10
    Usuário Avatar de Orleans
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    Amigo, sai fora desses ninjas e feras, procura um mecânico competente, com capacidade e humildade para fazer o que você está mandando (pagando) e verifica você mesmo o resultado. Quando alguém indica um mecânico ninja ou com qualquer outra nomenclatura que se usa, é porque entende 0,00 de mecânica, não tem interesse em aprender e supervaloriza serviços repetitivos.
    Um amigo se apaixonou por um mecânico porque o cara usou torquímetro para apertar os parafusos da roda do carro, que costumavam quebrar quando eram muito apertadose indica esse cara até para consulta médica

    Espero que tenha guardado suas peças antigas, porque se foram trocadas e nada mudou é porque estavam boas.

    Seu carro está com quantos kms? Você comentou que o barulho vem do lado esquerdo e como não consegue gravar não deve ser muito alto, ok?
    Se estiver sentado no lado do carona com outra pessoa dirigindo, consegue ouvir?

    Você usa o batente da suspensão original da Explorer ou o da Ranger que é maior? Se for o original, consegue um de Ranger emprestado (para não gastar mais) e testa o carro. Esse batente da Ranger além de ser maior e mais largo, segura melhor o carro em lombadas, a frete fica mais firme.

    Fala com quem for fazer o serviço que você quer testar o carro com o batente da Ranger 2005 > (salvo engano).

    Não resolvendo, verifica o isolador da barra estabilizadora. Ou já trocou também?
    Batente da suspensão (25)
    Isolador da barra estabilizadora (30)

    Seguindo as dicas dos colegas e tentando essas últimas sem ter resultado satisfatório, acredito que o barulho não está vindo da suspensão
    Depois posta o resultado.

    Ford V6

  • #11
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    Opa!

    Já tive um problema parecido e eram apenas as bieletas, que não eram originais, pois as originais são de NYLON, as que estavam na Explo eram feitas com um tubo de metal, eram novas, mas quando a estabilizadora trabalhava fazia um rangido em pisos irregulares e só de vez em quando!

    Coloquei as originais e resolvi o problema!

    Dá uma verificada, numa dessas....
    Abraço...
    CHEVY C-14 V8 5.7 1964 MTR 32"OFFHOT
    JEEP CHEROKEE HEMI V8 5.7 2005

  • #12
    Não perco tempo acabei de chegar da oficina.
    As bieletas foram trocadas na primeira concessionária Ford que estive. Obrigado pela sugestão.
    Também não gosto desse tipo de mecânico. Os caras são muito feras na hora de cobrar e devolver o carro do mesmo jeito.
    Com a vontade de ver a solução aceito mandar o carro de navio para os estados unidos.rs
    Tenho todas as peças antigas muito bem guardadas, na concessionária eles deixam dentro do carro, nas outras oficinas eu mandei deixar tudo na mala.
    O carro já rodou 108mil km e quem fica do lado do passageiro não ouve o rangido, se prestar atenção ouve muito pouco.
    Comprei uns batentes amarelos da Ranger, o dobro do tamanho dos quadradinhos originais e o ruído diminuiu, ainda tá lá só que agora aparece menos. e a frente do carro ficou mais estável.
    Como vou ter que conviver com ele melhor agora que aparece menos. Parece que fui o sorteado para ter que suportar isso, fazer o que? Se um dia eu descobrir o que é escrevo aqui. Já incomodei demais mas ainda aceito qualquer sugestão.rs.
    4X4 Brasil

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