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Convex Datacenter
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  • #1
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    22/01/2011
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    SOS temperatura Ranger 4.0 v6




    ola colegas desculpas se estou postando no lugar errado,
    comprei uma ranger recentemente ela é uma
    Ranger stx ce 4x2 4.0 v6 1996/1997 ela nao esta marcando a temperatura, o ex dono dela falou que o problema era no painel mas mandei testar e nao é,entaum fui na auto peças e comprei um sensor de temperatura novo e ficou do mesmo jeito que estava com o sensor velho,entaum creio que o problema é o modelo do sensor ,entaum peço ajuda se alguem tem essa mesma ranger que eu se puder conferir qual seria o sensor correto e pudesse me passar o codigo eu agradeceria muito. obrigado a todos e abs

  • #2
    Usuário Avatar de Orleans
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    02/01/2008
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    Ford V6

  • #3
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    20/12/2009
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    valvula termostatica

    A minha ficava so proximo ao "C" o ponteiro la embaixo...

    troquei a valvula termostatica, subiu para o meio. e ficou correto.

    abraço

  • #4
    Usuário Avatar de OtavioRamos
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    05/01/2015
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    Sei que este post é bem antigo, mas como o fórum me ajudou bastante, quero deixar minha contribuição para os futuros usuários.
    Comprei minha Ranger XL CS 97 4.0 V6 em Setembro de 2014. A primeira coisa que notei quando fui conhecer o veículo foi que o ponteiro de temperatura do líquido de arrefecimento não saia do mínimo. O ex-dono me informou que desde que ele havia comprado a caminhonete, em 2010, era assim que ela funcionava. "É assim que este motor funciona. Motor muito grande e potente, sobra muito e ele não esquente. Mas quando começa a esquenta a ventoinha da conta", ele disse.Ok, segui com a compra. Mas não tirei isso da cabeça.
    Fiz um teste. Peguei um trecho de Serra e após alguns Kms puxando um pouco mais e com AC ligado, o ponteiro começou a subir rápido. Tirei o pé e vi o ponteiro baixar após outros poucos kms. Duas constatações: O medidor estava funcionando, não era problema nos sensores. A outra, algo estava muito errado, se continuasse como estava iria torrar o motor, sorte não ter pego trafego pesado.
    Procurei informações em fóruns, nacionais e estrangeiros, mecânicos e concessionárias. Ouvi muita gente falando como o Ex-dono "é assim mesmo". Mas não é! Todo motor tem uma temperatura ideal de funcionamento, e esta temperatura nunca é fria (como mostrava o marcador) e nem super alta como acontecia quando puxava um pouco. O correto é o marcador ficar no meio o tempo todo (ele sai do mínimo após alguns minutos com o motor ligado e se mantem lá, na temperatura ideal de trabalho do motor).
    Encontrei muita gente falando sobre a troca da Válvula termostática, me pareceu algo simples e rápido então resolvi fazer. Além disso, descobri que o ex-dono usava apenas água no radiador, então resolvi fazer o serviço completo, tirar a água, lavar todo o sistema, trocar a válvula e colocar aditivo.
    Encontrei dois vídeos no YouTube que me serviram de guia:
    Limpeza e troca da água+aditivo do radiador.


    Troca da válvula termostática.


    Quanto custou a brincadeira:
    - Válvula Termostática nova (MTE) – R$45,00
    - Líquido de arrefecimento (Radiex R1892 - Já diluído na proporção correta), 8 litros – R$96,00
    - 2 horas de trabalho (não sou mecânico, um profissional deve levar no máximo 30 min se o motor já estiver frio).


    Quando retirei a válvula pude constatar que estava travada, o que impedia o líquido de circulando corretamente. Com certeza nunca havia sido trocada.
    Após tudo feito, o ponteiro permanece no meio do marcador, o motor esta rodando muito mais suave e silencioso. O consumo passou de 6,5 para 7 (na primeira medição).
    Aconselho os donos que acreditam que o normal da Ranger é rodar a frio, darem uma olhada no sistema de arrefecimento. É rápido, simples e barato.
    Abs a todos.

    Algumas informações sobre a tal Válvula:
    Válvula Termostática ? Superaquecimento, Falhas de Motor e Alto Consumo de Combustível : Doutor Carro

    Ranger XL CS 97 4.0 V6
    4X4 Brasil

  • #5
    Usuário Avatar de Múcio Luiz
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    29/08/2013
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    Amigos,

    O manual informa que o líquido de arrefecimento deve atender às especificações Ford ESSE-M97B44-A. O problema que não consegui encontrar esse líquido nem mesmo na internet, somente em sites gringos. Alguém tem alguma informação?

    []s!
    1997 FORD EXPLORER XLT 4WD ​manual

  • #6
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    Aditivo

    Mucio também quero saber. Usei um wurth etinoglicol numa ranger v6 qie tive, também to pesquisando para minha explorer. Abraços

    Citação Postado originalmente por Múcio Luiz Ver Post
    Amigos,

    O manual informa que o líquido de arrefecimento deve atender às especificações Ford ESSE-M97B44-A. O problema que não consegui encontrar esse líquido nem mesmo na internet, somente em sites gringos. Alguém tem alguma informação?

    []s!

  • #7
    Usuário Avatar de Múcio Luiz
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    29/08/2013
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    Campos do Jordão/SP
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    Citação Postado originalmente por Múcio Luiz Ver Post
    Amigos,

    O manual informa que o líquido de arrefecimento deve atender às especificações Ford ESSE-M97B44-A. O problema que não consegui encontrar esse líquido nem mesmo na internet, somente em sites gringos. Alguém tem alguma informação?

    []s!
    Ninguém???

    Qual o aditivo que vcs estão usando, já que não se encontra o da especificação correta?

    Sabem me dizer também qual a vida útil da bomba d'água?
    1997 FORD EXPLORER XLT 4WD ​manual

  • #8
    Usuário Avatar de danke
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    10/05/2014
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    Boa noite amigos,

    A minha é uma STX 95 e havia reparado que o ponteiro da temperatura ficava lá embaixo, demonstrando que estava fria.
    Comecei a procurar o líquido de arrefecimento que atendesse a especificação e encontrei o da marca PEAK (vende na Auto Zone).
    Comprei também uma válvula termostáatica nova da MOTORCRAFT (difícil de achar mas encontrei na Dragão auto peças).
    Mandei o mecânico limpar e sistema e trocar tudo. Agora o ponteiro da temperatura sobe, chegando até a metade com o ar ligado.
    Notei que o motor ficou mais redondo e o consumo caiu na gasolina (GNV se manteve inalterado).
    Ford Ranger STX 1995 GNV - Velas Iridium e Cabos de Velas 8.0mm

  • #9
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    28/01/2017
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    Citação Postado originalmente por Múcio Luiz Ver Post
    Amigos,

    O manual informa que o líquido de arrefecimento deve atender às especificações Ford ESSE-M97B44-A. O problema que não consegui encontrar esse líquido nem mesmo na internet, somente em sites gringos. Alguém tem alguma informação?

    []s!
    O aditivo Ipiranga Original (cor azul) atende às especificações Ford M97B44-A

  • #10
    Minha STX só trabalha gelada e como foi dito acima ela sobe um pouco a temperatura quando trabalho com o ar condicionado ligado e logo nota-se o funcionamento da ventoinha. Fazem pouco mais de 3 anos que tenho ela e confesso que isso já tem me deixado com a pulga atrás da orelha mas ao levar à um mecânico de confiança aqui da região não foi constatado nada. Até trancar a frente dela com um cobertor e deixar ela berrando lá um tempo pra ver se aquecia ou fazia alguma coisa e nada. Testamos o fluido do arrefecimento e parecia tudo certo. Resultado: Rodo assim até hoje e já peguei transito pesado e até mesmo trabalhos pesados no sitio e nada. Ta lá ainda. Sei lá se mexo ou se deixo quieto.

  • #11
    Usuário Avatar de Múcio Luiz
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    Citação Postado originalmente por _montanha_ Ver Post
    Minha STX só trabalha gelada e como foi dito acima ela sobe um pouco a temperatura quando trabalho com o ar condicionado ligado e logo nota-se o funcionamento da ventoinha. Fazem pouco mais de 3 anos que tenho ela e confesso que isso já tem me deixado com a pulga atrás da orelha mas ao levar à um mecânico de confiança aqui da região não foi constatado nada. Até trancar a frente dela com um cobertor e deixar ela berrando lá um tempo pra ver se aquecia ou fazia alguma coisa e nada. Testamos o fluido do arrefecimento e parecia tudo certo. Resultado: Rodo assim até hoje e já peguei transito pesado e até mesmo trabalhos pesados no sitio e nada. Ta lá ainda. Sei lá se mexo ou se deixo quieto.
    Você já experimentou trocar a válvula termostática?
    1997 FORD EXPLORER XLT 4WD ​manual

  • #12
    Ainda não mas segundo os testes do meca lá ela ta abrindo. Acho que vou fazer isso em casa mesmo.

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