x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 11 de 11

Tópico: Pneu Step Menor

  • #1
    Usuário
    Entrada
    01/05/2009
    Posts
    15
    Agradecimentos: 0

    Question Pneu Step Menor




    Caros Foristas,

    Por razões de segurança, estou tendo que trocar os 4 pneus de minha Ranger com um pouco menos de 50.000 km de uso. Em uma viagem que fiz nas minhas ultimas férias (Recife a Fortaleza), um dos pneus traseiros ( firestone argentino 235x75x15) simplesmente explodiu. Ficou com dois grandes rasgos laterais e não foi encontrado qualquer problema na banda de rodagem. Foi avaliado por um tecnico e me foi dito que não havia qualquer problema, que deve ter sido algum objeto que bateu lateralmente. Bem, não quero entrar nesta questão, pois me aborreci bastante com todo acontecido e com as explicações dadas naquela época. Agora um dos pneus dianteiros esta com desgaste irregular e com a banda de rodagem abaulada.

    Então, depois de ter decidido matar no peito este prejuízo de trocar 4 pneus com menos de 50.000 km, pois sei que poderiam durar no mínimo mais 10 ou 20.000 km, estou diante de um novo problema.

    Pensei em colocar pneus mais largos, pois melhoraria a estabilidade, acho eu, e também ganharia em estética. já li bastante aqui no forum sobre os melhores pneus, tamanho, etc.

    Meu pneu sobressalente obviamente é um 235x75x15, e o manterei, pois na ranger não daria no seu espaço reservado ao step o que pretendo colocar, um 31x10,5, nem compraria 5 em vez de 4 pelo custo dos mesmos.

    Fiz uma pergunta no forum da Comunidade Ranger sobre a colocação destes pneus maiores, e da viabilidade do uso de um step menor numa situação de emergência. O gouveia me respondeu que por ser uma ranger 4x2, não teria nenhum problema em rodar com um pneu menor até chegar a um borracheiro, porém estar com um pneu step menor que os que estão na rodagem não é legal pela legislação de transito brasileira.

    Agora vem minhas perguntas:

    1. Alguem que usa pneu maiores que os originalmente de fábrica usam o pneu sobressalente com o mesmo tamanho dos que estão rodando?

    2. Alguem já foi pego em uma fiscalização e foi checado se o step é igual aos pneus que estão rodando?

    3. Alguém já foi multado por usar pneu sobressalente menor que os da rodagem?


    agradeço os comentários.

    um abraç a todos.

  • #2
    Uso os BF 265 75 16 e o estepe eh 245. Nunca me questionaram ou multaram por causa da diferença do estepe...

  • #3

    Thumbs up

    puts os meus pneus fsr originais nao passaram nem de 40.000 km rodados....

    O 31x10,5 R15 cabe perfeitamente no suporte de estepe, ao inves de comprar 5 pneus 31 compre 4 novos e troque o seu estepe novo por um 31x10,5 usado, procure em uma borracharia, afinal e rarissimo usar o estepe mesmo...
    Amarok CS S 17/17
    Ranger CS XL 4x4 3,0 08
    sw4 manual 2006 (sucatona)

  • #4
    Usuário Avatar de Imperador!
    Entrada
    18/02/2010
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    36
    Posts
    5,369
    Agradecimentos: 30
    Eu também uso o 265 e o step é o 245.
    Nunca tive problemas. Aliás, nunca nem pediram pra ver o step.
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

  • #5
    Usuário
    Entrada
    01/05/2009
    Posts
    15
    Agradecimentos: 0

    Thumbs up

    Obg a todos. Volto a pensar em colocar o 31x10,5.
    Fiquei realmente impressionado, dudu, com seus firestones durando menos de 40.000 km, e ao mesmo tempo fico mais conformado com meu prejuízo.
    Como tenho entre os atuais um praticamente novo, que comprei em Fortaleza, vou mante-lo no estepe e vê o que dá. Também não imagino nenhuma blitz indo atrás de ver o tamanho do estepe.

    um abraç a todos.

  • #6
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    46
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Eu tinha na Ranger os 33" e por 3 vezes usei o estepe 235/75R15. Na traseira não dá nada, mas na dianteira puxa um bocado. Na F1000 eu uso os 33" com estepe fininho aro 16, equivalente na altura dos 31".
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #7
    É comum o uso de pneu menor como estepe.
    Vide os carros japoneses onde o estepe mais parece um pneu de bicicleta.
    Onde a ideia dele é só de servir para chegar no borracheiro e não ficar rodando direto
    Martin Melcop
    [EX]JPX 95 Enterprise E - MWM+Clark
    Em breve Galactica BSG 75 - Family Car

  • #8
    Usuário
    Entrada
    01/05/2005
    Local
    Dois Vizinhos/PR
    Idade
    55
    Posts
    374
    Agradecimentos: 0
    A única preocupação que o amigo deverá ter é para o uso no 4x4, aí fatalmente você provocará avarias na tração, sobretudo se o terreno for firme. Se for areia ou lama, o pneu compensará.

    Nunca ouvi falar que alguém se incomodou com a fiscalização quanto a pneus diferentes. Gastos, sim...

    Boa sorte

    Saudações

    Marco
    Pajero Full 2014 Branca
    EX Pajero Dakar HPE 2013 Branca
    Ex : C/D-10; F1000-229D; F1000 4x4;Ranger 2.5L; Galloper; Ranger 3.0; Amarok HL

  • #9
    Usuário
    Entrada
    01/05/2009
    Posts
    15
    Agradecimentos: 0
    caro martin, tenho esta mesma impressão sua, mas nossas leis de vez em quando não colaboram.
    para vc ter uma idéia, a citroen, que esta importando o modelo c4 para o brasil, teve que modificar a suspensão traseira do seu carro; lá na frança eles usam uma de muito mais tecnologia, tiveram que retirá-la, colocar uma mais simples, para poder caber o estepe no tamanho dos pneus da rodagem para se adaptarem as leis brasileiras. realmente é um absurdo, mas é fato.

    um abraç a todos.

  • #10
    Usuário Avatar de miguelcps
    Entrada
    26/03/2008
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    1,475
    Agradecimentos: 0
    Tambem estou nesta situaçao, acabei de colocar 4 pneus novos na minha Ranger na medida 265/70 16 e o estepe é 245/70 16, tambem nunca fiquei
    sabendo que dava multa ou coisa parecida se o pneu do estepe nao for da mesma medida dos demais, tanto que alguns carros importados tem o pneu de estepe bem diferente dos demais, isso por falta de espaço no carro, se vem de fabrica com esta diferença entao nao há problema algum junto a legislaçao, o problema é apenas funcional, estepe é para levar o carro até a borracharia mais proxima e efetuar o reparo.
    NOVA RANGER CD XL 4X4 2.2 13/14 150CV


  • #11
    Usuário
    Entrada
    01/05/2009
    Posts
    15
    Agradecimentos: 0
    leiam este link abaixo, fala exatamente sobre o que comentei neste tópico.

    http://noticias.uol.com.br/carros/ul...t634u2638.jhtm

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade