-
Eu tive uma ranger(que esta no meu album de fotos)vermelha ano 97 motor 2.3 4cc 8 velas e a vendi com 245.560 kilometros em perfeito estado,sem vazamentos ou barulhos,era meu xodó,tenho uma ranger 4cc 2.5 8 velas cabine dupla preta(do avatar) com 173.587 o motor esta como novo.
Meu vizinho borracheiro tem uma ranger xl 97 4cc 8 velas tambem que esta judiada de lataria e carrega peso e esta com mais de 260.000 kilometros e não baixa uma gota de óleo,ela pegou ela com apenas 45.000 kilometros.
Olha o que tenho a dizer que esse motores a gasolina antigos da ranger,tanto o v6 quanto o 4cc duram pra caramba,me arrisco a dizer que bem cuidados vão até pelo menos 400.000 kilometros,digo pelos que ja vi aqui em minha cidade,agora quanto ao duratec,não acho que tenha a mesma durabilidade doas antigos 4cc e v6,mas que chega aos 300.000 tenho certeza que chega.
-
Eu arrisco a dizer que atualmente os motores ciclo otto (gasolina ou etanol) duram mais que os diesel. Motor a diesel que durava muito acabou, ao menos os utilizados em pickups. Isso se deve à arquitetura, desenvolvida para gerar altas velocidades e rotações, somado às faltas de manutenções devidas e uso inadequado pelo condutor/proprietário. Basta ir numa rodovia ou até mesmo no youtube para ver a playboyzada andando a 200 km/h em camionete diesel - e ainda achando bonito! Eu tive uma S10 2.2 MPFI ano 97. Vendi com 242 mil kms e não baixava uma gota de óleo ou água, bem como fazia 12 km/l. Vendi para comprar uma 2005 2.4 MPFI, que estava com 15 mil kms e nunca tinha sequer rodado em estrada de terra. Mais confortável e tal, mas como utilitário a antiguinha era muito melhor que ela e deu muito menos problema! Eu acredito que se você souber usar o veículo, com as devidas manutenções e respeito aos seus limites, um motor à gasolina ou etanol chega facilmente a 400-500 mil kms. Eu já tive utilitários diesel e gasolina/etanol e digo que o custo benefício destes (gasolina/álcool) é melhor. Tenho hoje uma Hilux diesel, mas creio que se fosse à gasolina atenderia melhor. Saudações
-
Estou com um problema, hoje depois que mandei lavar a Ranger ela presentou uma falha.... Quando fui da partida nela, o marcador do RPM deu uma oscilada rápida coisa de 3 segundo, apos o motor estar ligado. Nunca tinha percebido antes. E depois q rodei alguns KM aqui na cidade, cheguei em casa e afoguei ela, e depois disso ela nao quer mais pegar. Tudo me faz pensar q seja por conta da lavagem.... Nao lavei o motor mais o lavador ficou muito tempo lavando ela por baixo eu achei até demais, mais ele realmente ficou jogando agua por baixo dela. Agora nao sei o q pode ser, ela nao firma depois da partida, c eu tirar o pé do acelerador ela afoga, em uma dessas vezes ela mligou e ficou falhando pipocando. E por conhecidencia ou não a bateria eu acho q estragou, pq ela so pega com uma outra caminhoneta fazendo chupeta. Vou ver amanha, vou deixar ela secando agora anoite. Acho q até amanha os conectores q eu acredito q ele molhou lá embaixo ja estejam secos. Abç's e Boa Noite!
-
Fala galera .... to aqui aproveitando o tópico para sanar algumas dúvidas quanto ao motor dessa Ranger 2.3.
Já vou adiantando que sou leigo em termos de mecânica, mas estamos aqui pra aprender.
Há alguma diferença entre os motores utilizados nos modelos 2005/2009 (frente mais arredondada) e no modelo 2010 (frente mais quadrada)?
Fazendo algumas pesquisas, vi que há uma diferença na nomeclatura dos motores: nos modelos 2005/2009, o motor é o duratec .... ja no 2010, é o duratec "high flow".
Nas fichas técnicas de ambos, a maioria das informações mostram o mesmo desempenho (torque, taxa de compressão, ...), no entanto há diferenças no diâmetro x curso (89 x 79,5 mm no 2009 e 87,5 x 94 mm no 2010).
A nomeclatura semelhante mostra que são os mesmos motores ou realmente houve uma reprojeção do motor duratec?
Aos colegas que possuem a ranger xls 2.3 ou a sport, como está o consumo médio em cidade?
Já vi gente falando em chegar aos 9 km/l ... um pouco demais para um motor 2.3, não?!
Quanto aos custos de manutenção, agora que a ranger já firmou sua presença no mercado, o valor de peças e mão de obra está mais competitivo?
Só para citar mais uma vez o que muita gente ainda pensa da Ranger: vi uma s10 2.4 flex, c.dupla, unico dono, uns 100.000km, lataria e mecanica excelentes ... conversei com o dono, disse que estava fazendo umas pesquisas entre ranger e s10 ... pra variar, o cara falou que ranger é quebradeira, peça cara, sem comercio, que é pra eu fugir de pickup ford.
Valeu ... flw
-
tenho uma XLT 2005 diesel 3.0 esta com 186 mil/km motor redondinho faz media de 10
ja no trabalho tem uma 2011 gasolina esta com 65mil/km media 7 gasolina comum, uso misto.
quanto a durabilidade do motor tudo depende de como é realizada a manutenção preventiva, e quando trocar peças sempre use de boa qualidade, pois elas não aceitam peças paralelas.
-
Olha o Duratec é um motor excelente (tive Focus com um Duratec 2.0) e com fama de durável. Assim como o "Cologne" V6 das Rangers e Explorers americanas dos anos 90. Tem gente que chegou a 600k com esse motor.
-
mesmo tirando tudo desses motor acredito que podem chegar aos 600
vamos a um exemplo um motor de caminhão que hoje chega aos 400cv facil, e mesmo assim roda pra mais de 900mil km,
acontece com os movido a gasolina tambem
se fizer manutenção preventiva acredito que pode dura muito
-
Os motores a diesel estão extremamente complexos, turbinas de geometria variáveis, EGR (reciclador de gases do escape), intercooler, bicos de alta pressão entre muitos outros. Já os motores Otto, gasolina e álcool, estão muito mais simples. Injeção eletrônica (que não são mais mistério pra ninguém), bicos injetores "convencionais" facilmente limpos e substituíveis, acelerador eletrônico, sonda lambda e só. São motores mais "simples" e tendem a dar menos problema. Por exemplo motor turbinado, ao dar partida e ao desligar, devem ser respeitados 30 segundos em marcha lenta para correta lubrificação da mesma. Nunca vi um usuário de picape moderna respeitar tal recomendação. Logo uma picape diesel, moderna, usada na cidade dificilmente fica mais de 250mil km sem sua turbina estragar. Quanto a durabilidade fico na gasolina atualmente.
-
É ... essa questão de diesel x gasolina/flex parece controvertida, tem muito debate hehe.
Tenho vontade (um dia ainda vou ter a minha) de uma pickup a diesel, mas ja coloquei algumas coisas no papel e por enquanto não é a hora $$$ =/ rsrs ... como o diogov8 disse, os custos de um diesel podem vir a causar um prejuizo pro meu bolso, por isso a opção (no momento) de um carro gasolina ... desde já to participando do fórum pra tentar aprender um pouco desse "mundo" e não me decepcionar ($$$) quando tiver a oportunidade de pegar uma viatura diesel.
Como os colegas falaram acima, e como deve ser pra se ter uma pickup em dia, manutenção e cuidados preventivos realmente fazem a diferença.
Agora quanto a esses motores 2.3 gasolina das Rangers, o que voces tem a me dizer sobre a evolução do motor: o duratec é o mesmo utilizado quando a versao a gasolina saiu? Pelas pesquisas que fiz, parece que inicialmente o duratec utilizado era o "repower" de 137 cv e posteriormente o de 150 cv ... correto?!
E esse 2.3 de 150 cv (2005 em diante): vi 2 nomeclaturas ... "duratec" e "duratec high flow" ... há alguma diferença?
Vendo a ficha tecnica desses 2 duratec citados vi uma diferença no diametro x curso dos modelos 2005/2009 (frente arredondada) e no 2010/2012 (frente quadrada) ... há alguma diferença tambem no comportamento do motor em termos de desempenho, consumo???
Valeu galera
-
1 Anexo(s)
Boa tarde pessoal,
Uma duvida pra que tem uma Ranger com motor 2.3 16v. Na ultima revisão o mecânico me mostrou essa mangueira da foto,me disse que estava muito dura e teria a necessidade de trocar,porem fiquei na duvida.Tem como alguém olhar na sua e ver se é uma mangueira rígida ou flexível? A mangueira é de combustível.
Obrigado,
-
Moises, comprei a minha recentemente e perguntei a mesma coisa pro mecânico, essa é a mangueira de combustível, e ele me disse que não precisa trocar até quebrar :) Quando ela quebrar você descobrirá rapidinho.