Postado originalmente por Wallace
Oi Lauro,
Esta quase tudo errado... :(
O Niva a Land usam sistemas semelhantes.
Ou seja, são veículos onde só se pode andar em 4x4 (4x4 integral).
Então para isso eles possuem além dos diferenciais dos eixos o diferencial central que permite a diferença de rotação nos cardans. Ou seja o Niva tem sim o diferencial central ou não poderia ser um 4x4 Full-time.
Isso é necessário já que sem a diferença de rotação dos eixos a tendência é a tração alargar a curva (ou seja vai querer sair reto na curva).
Isso também evita quebras ou escorregamento de pneus em pisos com boa aderência.
Alguns veículos como algumas Pajeros e Cherokees tem sistemas similares só que ainda dispõem da opção de se andar em 4x2. Então não são 4x4 integral (pois podem andar em 4x2), mas tem diferencial central (então podem andar em 4x4 no asfalto na posição 4x4 Full-time) que ainda pode ser bloqueado (onde se fica na posição 4x4 Part-time).
Todos (Land, Niva, Pajeros, Cherokee) POSSUEM SIM uma forma de bloquear o diferencial central, ou seja, ficar com uma tração 4x4 semelhante aos CJ (Willys), Samurai, Vitara, etc...
Ou seja o 4x4 part-time sem diferencial central (ou com ele bloqueado). A desvantagem deste modo é que não se deve andar em 4x4 em pisos de boa aderência sob pena de ficar com o veiculo difícil de fazer curvas ou sujeito a quebras e desgaste prematuro (viu Fernando).
Mas fica com a vantagem de tracionar ambos os eixos sempre, ou seja, não perde toda a tração se somente uma das rodas ficar sem tração; que é o que acontece quando se está em 4x4 com o diferencial central trabalhando (sem estar bloqueado).
Mas existem algumas exceções como a algumas Cherokees que tem um diferencial central que trabalha sob demanda, ou seja, mesmo sem bloquear o diferencial central envia a tração para o eixo com tração e não para o eixo sem tração. Mas ainda tem a opção de bloquear o central se desejar.
E bloquear o diferencial central é fazer os cardans girarem na mesma rotação. O que vai de força para onde é função da aderência de cada pneu.
Com o diferencial central desbloqueado o que normalmente ocorre é que a rotação pode ser diferente e a força vai para onde for mais fácil (onde tiver menos tração).