Amigos!
O filtro de óleo desempenha ação fundamental que garante a longevidade do motor MWM International 3.0E. Porém, devido às características de seu projeto, cuidados devem ser tomados durante a troca do elemento. Os fatores responsáveis por inúmeros acontecimentos serão descritos a seguir:
1)A posição do filtro voltado para cima favorece a decantação de impurezas na base
2)Quando acontecer a troca do elemento, o filtro estará abastecido de óleo e, ao remover o elemento, as impurezas decantadas entram em contato com a parte pó-filtragem
3)Se a linha principal estiver contaminada, provavelmente com abrasivos, exporá o motor a consequencias graves
4)As inúmeras restrições calibradas existentes na linha principal de lubrificação ficam comprometidas, a ponto de, em alguns casos, obstruir a lubrificação
5)Os componentes que ficam comprometidos pelo óleo contaminado são os tuchos hidráulicos, as válvulas de retenção, as bronzinas e os eixos
6)Portanto se não puder remover a unidade completa para a limpeza e troca do elemento filtrante, utilize uma ferramenta guia(tarugo) de nylon para bloquear a passagem do óleo contaminado em direção às galerias do motor
Esta ferramenta é de confecção simples. É um tarugo de nylon de forma cilindrica com comprimento total de 22cm e diâmetro de 36mm, sendo que 3cm do comprimento total(uma das ponta) devem ter menor diâmetro de 32,9mm para encaixar no buraco, fechando assim a passagem do óleo contaminado para as galerias.
Obs:este texto foi transcrito do curso "Motor MWM International 3.0E, segredos da montagem, Controle dimensional"
Abraços