Já faz alguns meses que tenho deixado de lado um barulho bem incômodo e hoje decidi tentar descobrir a origem. Na procura do barulho me deparo com a homocinética do lado do motorista de uma forma como se estivesse sendo puxada e a ponta não encostasse na roda livre, como consequência fica batendo e fazendo um barulho metálico alto.
É possível movimentar ela na direção da roda como se fosse encaixar, mas um tipo de mola faz ela voltar em direção ao meio do carro, ao comparar com o lado do passageiro vi que ela já parecia bem encaixado.
Existe algum tipo de trava que faça ela ficar fixada no local? Uma vez troquei o cubo de roda do lado do motorista e não prestei muita atenção nesse detalhe da homocinética.
Este é o lado do motorista, dá para ver que a coifa aparece mais afastada da roda.
Este é o lado do passageiro e nesta a coifa já aparenta estar bem próximo a roda.
O veículo é uma Ranger diesel 2.5 4x4 1999
Edit_
Quando fui tirar a calota do lado do motorista, a roda livre saiu junto. Provavelmente só não perdi ela por estar presa na calota, pois quando tentei colocar ela novamente, não ficou mais presa.
Atualizando para caso alguém tenha o mesmo problema.
A ponta da homocinética estava sem uma trava, provavelmente quebrou com o tempo, e ficou batendo por vários meses, ocasionando desgaste no rolamento agulha e homocinética. A falta da trava "puxou" homocinética para o centro do carro e fazia ela ficar girando e batendo dentro do cubo.
O que foi constatado: Ponta da homocinética desgastada, rolamento agulha muito desgastado.
O que foi feito: Troca da homocinética do lado do motorista e o rolamento agulha.
Pós-serviço: A trava soltou/quebrou por conta de uma folga do rolamento no cubo (dito pela oficina), folga criada possivelmente por conta do rolamento anterior que estava ruim.
Sugestões de reparo: Troca do cubo ou alargamento da área interna para um rolamento maior e que encaixe sem folga na homocinética.
Será tentado o alargamento, senão, infelizmente a troca de um cubo pouco usado, carro roda menos de 2k por ano.