Não sei quanto os demais proprietários de Ranger, mas a minha vou ter que trocar o eixo cardã urgente.
O que acontece é que o eixo cardã original é de alumínio, portanto a luva se desgasta causando o desalinhamento e consequentemente o desbalanceamento criando uma vibração que vai agravando com o tempo.
Esse defeito é mais comum do que se imagina. O pessoal costuma mandar fazer um cardã novo de aço já que o original é caro e não tem conserto.
É importante observar a vibração que ocorre pois se for ignorada ela causa rachaduras na caixa e cria vazamentos na caixa de transmissão e transferência. O cara que me falou disso pela primeira vez tinha gasto R$3000,00 consertando as caixas por ter ignorado esse defeito.
Na minha eu sentia essa vibração quando andava além de 130Km/h, com o passar do tempo foi reduzindo a velocidade para ela aparecer, no domingo fui ao Chuí e ela apresentava a partir de 118Km/h, quando voltei notei que começa a partir de 85Km/h!!! Hoje de manhã levantei ela e deixei virando, notei um desalinhamento de 1 cm aproximadamente no cardã.
A vibração é acompanhada de um ruído forte de ressonância.