Eu recomendo sempre a maior bateria possivel.
Maior é a Amperagem de partida, ou CCA, principalmente se tiver ou pretende ter guincho eletrico.
Ai com duas iguais de CCA a de maior A/h (carga).
Versão Imprimível
Eu recomendo sempre a maior bateria possivel.
Maior é a Amperagem de partida, ou CCA, principalmente se tiver ou pretende ter guincho eletrico.
Ai com duas iguais de CCA a de maior A/h (carga).
Bateria maior que a original só vale a pena pra que tem guincho ou módulo de potência de áudio e usa com o motor desligado. Mesmo sendo maior dura o mesmo que a original.
A experiência mostra que o tempo de durabilidade de uma bateria está associada ao uso e a alguns cuidados evitáveis.
1 - não segurar na ignição(durante a partida) por mais de 5 segundos, pois cada tentativa, no caso da 2.5 e 2.8 diesel, vai consumir uns 185 A(corrente exigida pelo motor de partida de 12V e 2,2 KW).
2 - neste caso é importante que a bateria tenha corrente de partida(hot cranking) o mais alto possível. Ex.: uma bateria Moura Inteligente de 75 A, tem corrente de partida de 850 A à 25 graus Célcius, e capacidade de reserva mín. de 115 A(também é importante para não arriar a zero).
3 - o alternador entra nesse meio como repositório de carga, logo um alternador de 85 A ou 90 A, mais comuns nas 2.5 e 2.8 respect., vão repor a carga da bateria consumida pelo motor de arranque em uns 20 minutos.
4 - então, para aumentar a durabilidade da bateria, é importante que a viatura fique ligada uns vinte minutos após cada partida.
5 - o alternador(se Bosch deve ser um (p/ 2.5 - K1/14V/80A ou p/ 2.8 - KCB1/14V/90A) deve estar em boas condições de funcionamento, senão uma bateria nova vai durar uns poucos meses, quando deveria durar uns 4 anos, logo a durabilidade da bateria está associada ao número de partidas diárias(as vezes inevitável).
6 - seria melhor colocar uma de 80; 95 ou 100 A, mas geralmente o compartimento é menor.
7 - Remova o selo(cartaz) colado em cima da bateria e verifique se ela tem tampas; se tiver, reponha somente água destilada 1 vez por ano.
Quaisquer dúvidas filosóficas estamos aí, para trocar idéias até o fusível queimar. :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Anthon
Dizem que a Heliar, a Bosch, a Ajax e outras são de segunda linha. Será devido aos materiais empregados serem muito inferiores às de primeira linha ?
As Moura tem liga Prata-Estanho Ag-10, presente nas placas positivas.
As outras devem ter placas de chumbo apenas, ou alguma liga menos nobre.
Anthon
A minha vei com uma Delco 75 q paraou quando coloquei som, tinha comprado um somusado e ele veio com um fio amarelo e vermelho junto, liguei assim e comeu a bateria em uma semana, dei carga nela mas como tinha arriada até zerar ela não segura mais varga...
Agora coloquei uma moura 75 ($$$267$$$) a um mes e nao deu mais problema...
Hj reinstalei o som ligando corretamente ligando o fio amarelo na bateria e o vermelho na ignição, vamos ver se para por ai...
Abraços...
Fernando, a maneira correta de ligar um rádio, toca CD, ou outros módulos que consomem carga, você deve pegar do pólo positivo da bateria, fazer a corrente passar antes por um fusível adequado(geralmente 1, 2 ou 5A), depois por um relé de 10 ou 20A de 5 terminais(30, 87a, 87, 86 e 85), aí entra esse positivo pelo terminal 30 e sai para o módulo CD, ou rádio pelo 86; o terminal 85 você aterra na carcaça da viatura o mais próximo o possível. Para não ter retorno de carga para o módulo CD, o que sempre provoca interferências e qualidade na reprodução do som, melhor soldar um diodo entre os terminais 85 e 86 (obedecer a polaridade do diodo).
Se nessa instalação você acrescentar: amplificador, coolers, neon, etc., melhor pegar o positivo deles direto da bateria, porém fazendo antes passarem em separado por fusíveis adequados(aplif. 1A; Cooler 2A; neon 5A); e aterrar o neg. na carcaça da viatura. Nunca instalar esses componentes a partir da saída do módulo CD ou outro.
Anthon