Então Rogério, a valvula foi retirada por ter dado o primeiro problema mas era o radiador que estava 80% entupido!
O Aditivo coloquei agora faz uns 2 mil KM...
Versão Imprimível
O que me deixa mais ... é que ela tinha ficado boa e agora quebrou novamente... e o pior é que eu estou com 4 funcionarios parados em Governador Valadares-MG esperando a camionete ficar pronta ! Como trabalho com Telecomunicações preciso da camionete por causa do Guincho de Elevalção de peças !! senão já teria vendido ela e comprado 2 carros pequenos para rodar !
Olha rodei mais ou menos 400.000 kms nos ultimos 10 anos com 03 carrosque estão aqui em casa.
Nenhum deles apresentou radiador entupido.
Isso é outro problema.
Mecanico de esquina:
Esquentou???
Vamos varetar oradiador.....
Fel
Como já disseram, tu arrumou um mecânico boqueta. Tirar valvula termostática??? está ai o resultado de fazer isso, novo problema.
Bixo aqui no forum tem tanta informação sobre isso que você mesmo vai entender que fizeram várias besteiras na sua viatura e que aqui muitos usam num rojão 3x pior que o seu e não dá metade desse tipo de problema.
faz assim, acessa o google e digita 4x4brasil + assunto + a viatura
Você vai achar muitas dicas.
agora, pode ter certeza que esses prblemas que vc passa hj foi devido a manutenção errada.
Quando falou que rodava o Brasil com o picape eu pensei que era sua desde 0Km, mas só rodou 20.000Km e ainda já é 3 terceiro dono. Com tantos problemas certamente a precedência do picape não era tão boa quanto você pensava.
Picape muito usada assim e sem manutenção preventiva vai ter mais problemas ainda mais tendo que consertar pela estrada...
Digo por mim, a manutenção da minha Ranger sempre foi feita por mim, e como as peças originais do motor são baratas, eu somente colocava as originais nele e nunca deu uma dor de cabeça sequer.
As peças da Ford que são caras eu coloquei 2a linha e passei sempre muito trabalho com a manutenção mecânica da Ranger em suspensão e rolamentos, porém esse é o efeito de peças de baixa qualidade.
Entenda que uma junta de cabeçote não original, pode te dar tanta dor de cabeça como um motor com meia sola...
Pára essa Ranger e faz o serviço direito nela com peças originais. Começa pela troca todas as mangueiras do sistema de arrefecimento e lubrificação antes que estourem e te deixem na mão mais uma vez. Tem coisas que és obrigado a fazer pra não gastar muito mais depois. A minha Ranger muito girou com rpm no vermelho e BI aberta e nunca deu nenhum tipo de problema.
Se olhares na foto, isso é resultado de bico injetor metendo muito diesel devido à BI com débito aberto. Todos mecânicos que viram essas fotos diziam que o motor estava ruim, que os bicos estavam ruins, que o cabeçote não prestava mais... etc, porém nessa foto o motor estava com 80.000km e rodei com ele até quase 150.000 sem trocar bicos, e pra piorar ainda abri mais ainda o débito. Porém o motor nunca aqueceu, nunca rodou com óleo vencido, e com filtros trocados na km correta. O sistema de arrefecimento sofreu manutenções preventivas como desmontagem, limpeza e troca da bomba de água, porém não esperei ele aquecer para verificar isso e muito menos rodei sem a válvula termostática (VT).
A propósito, essa desmontagem foi feita puramente por descargo de consciência, coloquei as juntas originais novas e montei tudo.
Edi, vc é o cara!
Parabéns. O cara que comprar sua picape é de sorte...
Possui 3 ranger 01;03;08, a ranger 2003 2.8 rodei150mil media de 5000/mês, já estiquei até 1300kms/dia sempre faço revisões periodicas tive problema de temperatura, mas foi resolvido c/ a troca da valvula e limpeza do sistema refrigeração do motor,o ponteiro de temperatura ñ passa de 1/4 do relogio, mas minha velocidade media é de 110 km/h c/ giro de 2300rpm e consumo de 12,5km/lts, motor a diesel é exelente mas ñ suporta altas rotações, este pode ser o caso!
Sorte pelo motor caixas, diferenciais, elétrica, acabamentos e pintura, porém terá que trocar rolamentos dianteiros, pivôs e ponteiras por originais, pois está tudo de 2a linha prontinho pra se aposentar e fazer os freios pois estavam umas casquinhas... rsrsrs!
Fora isso, sim teve sorte, pois eu andava inclusive com plásticos nos bancos na época de veraneio e praia...
Comprei uma ranger 2.8 2002 com 90.000km e vendi com 160.000km. Não tive nenhum problema com o motor...quando ameaçou esquentar foi só trocar a VT e ficou show.
Essa Ranger anda na mão de funcionário??? Então está explicado a maioria dos problemas dela... O pessoal não cuida mesmo, e acredita que picape diesel aguenta qualquer coisa...
Pra mão de peão, compra uma D-20 cabine dupla e seja feliz!