Vc envaretou o radiador antes de trocar? Me detalha melhor o teu problema e quanto custou o radiador?
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Junta do cabeçote ruim produz fumaça branca no escape, e a água do reservatório de expansão vai sumindo.
A bomba d'água só desmontando para verificar o estado. Se o rotor estiver com as pás quebradas ou gastas, deve ser substituída.
Se a colméia do radiador estiver muito suja, melhor tira-lo e lavar bem lavado(não usar esguicho que entorta a colméia).
Com o motor desligado, tente girar a hélice(ventoinha). Se ela girar oferecendo resistência enquanto empurra com a mão é porque está boa. Se girar sem resistência deve ser substituída. Se só girar juntamente com o motor em funcionamento é porque tem gambiarra, e também deve ser substituída.
Um bom aditivo da água do radiador, na proporção certa, vai fazer a diferença, também.
Abs
Anthon
O que é ´limpeza no radiador´? qual foi o serviço realizado?
usou aditivo no sistema de arrefecimento? qual? em qual proporção?
Não mexe ainda no cabeçote; começa pela bomba d´agua. Já postei aqui umas fotos, mas não consegui achar novamente, que mostram uma bomba de ranger 3.0 (na verdade era de troller) com o rotor interno rachado. Com isso, a vazão fica limitada e o carro esquenta.
Pra limpar o radiador tem que tirar ele fora. Na minha Ranger eu usei limpador de alumínio. Diluí mentade que o fabricante manda e, com o radiador deitado no chão, coloquei dentro do radiador e deixei uns 15 minutos. Depois enxaguei e fiz de novo com o produto diluído na proporção recomendada. mais uns minutos e enxaguei. A água saíu bem suja na primeira vez.
Por fora usei o produto puro, e após a reação, lavei com a Wap, usando o esguicho em leque. Ficou parecendo novo de tão limpo. Aproveita e tira a grade do motor e lava o radiador do AC por fora pois esse pega muita sujeira e restringe muito a passagem do ar.
Levei em uma oficina especializada em limpeza de radiadores, e eles tiraram o radiador fora varetaram e utilizaram produtos de limpeza, minha dúvida está entre a bomba dagua que custa R$145 e o cabeçote.
Se for cabeçote tem que retificar? Ou só trocar a junta?
Na prática, cada vez que desmonta o cabeçote, tem que aplainar, porém eu já tirei o meu em casa uma vez e só troquei a junta. O motivo foi conferir se havia válvulas com algum dano.