x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 52

Tópico: Ranger na trilha

Hybrid View

Usuário Avatar de Marcio Martin
    Entrada
    01/09/2007
    Local
    Bauru/SP
    Agradecimentos: 0

Ranger na trilha

Olá pessoal,

Estou vendendo meu J e pensando numa Ranger para resolver meu problema de tranposrte na loja e ainda te-la como segundo carro e uma saida para trilhas qdo o tempo permitir.
    Não tenho preferencia por Diesel ou Gasolina, mas o $$$ só deve permitir Gasolina, GNV não gosto.
    Não conheço nada sobre a Ranger, fiz algumas pesquisas e as duvidas pipocaram, então é o seguinte:

1- Na faixa até uns 20 ou 25 mil consigo algo interessante, tem algum ano mais interessante ou menos problemático?
    2- A Ranger tem reduzida?
    3- Vem com algum tipo de bloqueio traseiro?
    4- As pontas de eixo ou homocinéticas (não sei opq usa nela) são resistentes?
    5- Tem bom desempenho em trilhas leves e médias?
    6- Oque necessitaria fazer para encarar trilhas desse tipo?
    7- Vi em alguns topicos problemas com rachaduras na carroceria (suportes) por ela suportar a maior parte da torção do chassis, oq devo fazer?
    8- Os angulos de entrada e saída comprometem muito?
    9- Alguma dica sobre oq olhar qdo comprar, ou devo seguir o ritual comum dos veículos?
    10- Tbm vi algumas coisas sobre RL a vacuo e 4x4 elétrica não serem bons, isso é real? Mesmo eu usando pouco em trilhas (talvez aí umas 10 no ano) talvez nem isso afinal com dois anos que tive um CJ fiz umas 6 trilhas.

Por enquanto é isso.

[]´s

Marcio

Entrada
    01/09/2007
    Local
    Bauru/SP
    Pessoal,

ja fiz varias pesquisas, encontrei algumas coisas outras não, por isso estou solicitando dicas de quem tem e usa uma Ranger no on e off road.

[]´s

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Estou vendendo meu J e pensando numa Ranger para resolver meu problema de tranposrte na loja e ainda te-la como segundo carro e uma saida para trilhas qdo o tempo permitir.
    Boa opção.

Não tenho preferencia por Diesel ou Gasolina, mas o $$$ só deve permitir Gasolina, GNV não gosto.
    À gasolina, as econômicas são as mais novas e 4x4 só as V6. A melhor opção ainda é a diesel e a manutenção desse motor é bem barata.

Não conheço nada sobre a Ranger, fiz algumas pesquisas e as duvidas pipocaram, então é o seguinte:

1- Na faixa até uns 20 ou 25 mil consigo algo interessante, tem algum ano mais interessante ou menos problemático?
    Uma Ranger CS 4x4 diesel fica nessa faixa de preço. Até 2001 tens que conferir o funcionamento das roda livres automáticas.

2- A Ranger tem reduzida?
    Sim! Muito desatolei caminhão na areia...

3- Vem com algum tipo de bloqueio traseiro?
    Nas 2.8 tem diferencial traseiro com LSD, mas é de 2002 pra cima.

4- As pontas de eixo ou homocinéticas (não sei opq usa nela) são resistentes?
    Só vi uma Ranger nesse fórum com homocinética quebrada. É coisa muito difícil de quebrar, inclusive a homocinética que saiu em 98 é ainda a mesma utilizada nas 3.0.

5- Tem bom desempenho em trilhas leves e médias?
    Vai em trilhas leves todo original.

6- Oque necessitaria fazer para encarar trilhas desse tipo?
    Pra uma trilha média, coloca uns pneus bons que ela vai embora. Guincho é bom também, mas com jeito ela vai em qualquer trilha.

7- Vi em alguns topicos problemas com rachaduras na carroceria (suportes) por ela suportar a maior parte da torção do chassis, oq devo fazer?
    Isso é mais incidente nas CD antigas, porém basta observar no momento da compra. Isso só ocorre nas picapes que sofreram algum abuso por muito tempo.

8- Os angulos de entrada e saída comprometem muito?
    O de entrada é bom e o de saída é um dos melhores entre as picapes. Se fizeres um BL e usares pneus maiores, fica melhor ainda. Se reparares nas fotos, verás que consegui melhorar muito os ângulos. Dessa maneira, subia barrancos de areia de 70cm de altura entrando em diagonal e os para-choques nem tocavam em nada.

9- Alguma dica sobre oq olhar qdo comprar, ou devo seguir o ritual comum dos veículos?
    É a mesma coisa de qualquer 4x4.

10- Tbm vi algumas coisas sobre RL a vacuo e 4x4 elétrica não serem bons, isso é real? Mesmo eu usando pouco em trilhas (talvez aí umas 10 no ano) talvez nem isso afinal com dois anos que tive um CJ fiz umas 6 trilhas.
    O sistema elétrico dá problema quando usa pouco. A minha eu usava o 4x4 quase que diariamente. É muito confiável. O sistema de RL pode ser substituído pela manuais da AVM que fica muito melhor inclusive que as 2001 em diante. O único problema que tive com a tração foi o chicote do 4x4 comido pelo meu cachorro. Se não fosse isso, nunca teria dado problema algum. Mesmo com o sistema elétrico debaixo d'água, o sistema funciona perfeitamente bem, com engates rápidos e o melhor, em movimento.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Ranger na trilha-img_0003.jpg   Ranger na trilha-pict0132.jpg  
    4X4 Brasil
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Entrada
    01/09/2007
    Local
    Bauru/SP
    EDINTRUDER,

obrigado pelas dicas, mas continuo com mais algumas perguntas para vc.

O seu uso da Ranger é em Dunas ou Trilha em matas, barrancos, etc? No meu caso seria a segunda opção, com um pouco de galhos, pedras, etc.
    No caso de fazer BL, qtas polegadas seria ideal e seria possivel fazer em casa, é coisa simples?
    Para conferir as RLs automaticas, alguma dica especial ou só rodar?
    E por fim ( eu acho ), vi em outros tópicos q o carros 4x4 e com reduzida devem ser usados frequentemente pra lubrificar as peças e sabemos q a marioria dos usuários nem sabem como usar isso, tem alguma forma de testar isso ou tbm é só ligar 4x4 e reduzida e roda um pouco?

[]´s

Márcio

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Na verdade o sistema elétrico precisa mexer para evitar possível engripamento do motor e eixos. Se a Ranger é 2001 em diante (modelo) o sistema está sempre se movimentando, dessa maneira não tem o que luibrificar, porém se for antes de 2001 o diferencial dianteiro fica parado e as peças metálicas internas expostas ao O², por isso é interessante o uso eventual. De tiver com RL manuais, bastaria acoplar que movimentam o diferencial. Nada demais.

O ideal é o BL de 3", porém podes ainda calçar mais 2" o eixo traseiro para melhorar a altura livre do solo caso pretendas usar em locais com pedras. Nesse caso também eu aconselharia erguer a dianteira nas barras, porém isso prejudica no uso urbano normal.

Eu usava em tudo o que era lugar que encontrava. A maioria das vezes era dunas pois morava na praia e eventualmente em terrenos alagados com barro e valos no sítio.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Nesse caso também eu aconselharia erguer a dianteira nas barras, porém isso prejudica no uso urbano normal.
    Edin eu elevei a L200 4cm na barra de torção, e continuou mto tranquila em altas velocidades, não senti alteração no dirigir. E a minha nem precisou alterar a cambagem, continua original... Fiz na Brabus aqui de São Paulo.

[]'s

E por fim ( eu acho ), vi em outros tópicos q o carros 4x4 e com reduzida devem ser usados frequentemente pra lubrificar as peças e sabemos q a marioria dos usuários nem sabem como usar isso, tem alguma forma de testar isso ou tbm é só ligar 4x4 e reduzida e roda um pouco?

[]´s

Márcio[/QUOTE]

A minha é uma 2004 e o mecânico da FORD disse q só precisava acionar a 4x4hi e low pelo menos 3 vezes por semana e com ela parada mesmo, nem precisava andar. Ele disse q só o motor elétrico de engate é q precisa ser acionado, pois a central é blindada e se ele "colar" por falta de uso só trocando por outro!! O pior é q eu sempre esqueço de manter essas "3 vezes por semana".

Entrada
    01/09/2007
    Local
    Bauru/SP
    ALAGOANO,

Não sou expert em Ranger, mas sei um pouco de 4x4, acho q ta meio exagerado isso heim, vc não tem o manual do proprietario?

Usuário Avatar de Rogerrm
    Entrada
    22/04/2008
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Uma vez por semana ta mais do que bom!
    Ranger CS 4x4 2001

Citação Postado originalmente por Marcio Martin Ver Post
    ALAGOANO,

Não sou expert em Ranger, mas sei um pouco de 4x4, acho q ta meio exagerado isso heim, vc não tem o manual do proprietario?
    Foi oq o mecânico da FORD disse, pode ser exagero mesmo....mas acho q o cuidado com a tração elétrica deve ser maior q a tração mecânica.... Vc já teve elétrica?

Já aconteceu da reduzida ficar engatada e não querer sair quando voltei o botão pra hi.....fiquei assustado, pois não tenho experiência....desliguei a viatura e liguei, daí deu tudo certo.... pense no susto!!!

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Comparativo: Hilux X Ranger X L200 X S-10
      Por Eduardo Eustaquio no fórum Comparações entre Veículos
      Respostas: 1317
      Última resposta: 17/03/2016, 12:02

Permissões de Postagem