"O que eu sempre usei com mais frequencia é alcool (sem misturas com gasolina), o GNV servia apenas pra ligar de manha, pois liga na primeira partida sem delongas",
Bom alcool eu nunca usei e nao gostaria de usar, este veiculo não esta preparado originalmente para este uso.
A partida se da na gasolina ou no seu caso no alcool.
Por ser o Gnv muito seco, então devemos rodar primeiro com o combustivel normal na partida, depois no gaz.
Se o alcool corroeu algo acho dificil saber.
Quanto a diferença de alcool para a gasolina, penso que no alccol ela sera muito mais gastadeira.
Sempre funciona na gasolina e desligo ao chegar na gasolina.
Quando falha ocorre oscilação da marcha lenta ou acontece como se algum cilindro não estivesse funcionando? Seu catalisador ainda é original? Já tentou o scanner na concessionária?
Quando falha ocorre oscilação da marcha lenta ou acontece como se algum cilindro não estivesse funcionando? Seu catalisador ainda é original? Já tentou o scanner na concessionária?
Abraço
olá amigo,
a lenta oscila sim, mas muito pouco....e só nestes momentos "chave".
o problema está mesmo em conseguir ganhar rotação e torque para fluir.
Vou tentar deixar o cenario um pouco mais claro, pelo que notei estes dias:
-Rodei na quinta feira, cerca de 40km de noite em sp.... peguei um pouco de transito, mas em geral fluiu bem.... NENHUM PROBLEMA
-Sexta fiquei quase 3 horas no transito pesado, logo pela manha.... Quando estava chegando em casa novamente, o problema surgiu a 1km de casa... voltei falhando, mas voltei.... foi quando testei se no GNV acontecia algo, mas neste combustivel estava funcionando perfeitamente.
- na sexta mesmo, fui a uma oficina, fiquei rodando um tempão com um mecanico dentro do carro e nenhum problema!
- Sabado, consultei os erros, zerei o modulo... e consultei os erros.... nada de erros!
- Rodei domingo, fui ao shopping levar e buscar as meninas, nada do problema aparecer... Consultei os erros novamente, nada de erros!
É dificil até mesmo de dizer o que parece, pois quando acontece normalmente estou em horario de rush, e o transito de sp não me deixa "escutar" muito do meu proprio carro. Mas aparentemente é algo um pouco mais "radical" do que um cilindro falhando, me parece falta de terra e/ou positivo, se estiver parado mal o carro consegue se locomover, ou então parece um pré-afogamento.
eu fiz o teste do modulo e pra minha tristeza acusou 1-1-1,
ou seja, tudo OK!
aliás, postei o pequeno manual de como consultar os erros aqui no forum pra ajudar os outros membros, segue o link:
pessoal, talvez eu tenha achado o problema,
mas não vou cantar vitoria antes do tempo,
só para saberem, domingo eu rodei sem problemas
e hoje (segunda) rodei muito no transito pesado e nada de problemas...
vou rodar mais alguns dias e se tudo correr bem (espero) posto aqui os resultados.
"O que eu sempre usei com mais frequencia é alcool (sem misturas com gasolina), o GNV servia apenas pra ligar de manha, pois liga na primeira partida sem delongas",
Bom alcool eu nunca usei e nao gostaria de usar, este veiculo não esta preparado originalmente para este uso.
A partida se da na gasolina ou no seu caso no alcool.
Por ser o Gnv muito seco, então devemos rodar primeiro com o combustivel normal na partida, depois no gaz.
Se o alcool corroeu algo acho dificil saber.
Quanto a diferença de alcool para a gasolina, penso que no alccol ela sera muito mais gastadeira.
Sempre funciona na gasolina e desligo ao chegar na gasolina.
oi parceiro, acho que eu não me expressei direito....
a partida em si no meu kit é obrigatoriamente no combustivel liquido, (nem se eu quiser ligar no gás não dá, pois eu uso comutador digital), quis dizer que
ela dá partida no liquido e já passa pro gás, ficando nele até atingir a temperatura ideal de trabalho.... alguns quarteirões ou kms, depois já passo pro liquido novamente.
Mas tenho novidades, desde que eu cansei dos mexanicos e resolvi colocar a mão na massa caçando problema em alguns itens, ela não falhou mais.... por uma questão etica, quero esperar mais uns dias pra ter segurança em dizer foi "isto".
Hoje ela não falhou (ainda bem!), coloquei os modulos flex novamente e completei o tanque de alcool...... Maravilha! funcionou muito bem, como era anteriormente!
desde que eu cansei dos mexanicos e resolvi colocar a mão na massa caçando problema em alguns itens, ela não falhou mais....
Amigo,
Não querendo dizer que todos os mecânicos são desprovidos de raciocínio, acho que a melhor definição é que muitos aprendem por repetição e acabam limitados e quando existe a necessidade de queimar alguns neurônios, não conseguem achar o ponto de ignição.
Com paciência, inteligência e pesquisa, o dono do carro é a pessoa mais indicada para resolver casos como o seu.
Toda vez que tive problema com defeitos intermitentes nos meus carros, a solução sempre foi muito simples, claro que sempre depois de penar.
pessoal, dando andamento a meu proprio topico, acho que já posso dar o assunto como encerrado.
Agradeço a todos os amigos aqui do forum que auxiliaram de alguma forma.
Embora este problema tenha me levado um pouco de $$$$, tempo e neuronios, foi de grande valia pois me trouxe mais experiencia.
Cansei de deixar na mao de mexanicos, resolvi colocar a mão na massa. Não sei com 100% de certeza qual foi a solução, porem fica aqui meu relato.
- Revisei todo o check-list daquele material que postei durante este meu topico. Aliás, achei muito bom! Parabens ao pessoal do Ranger Clube!
-A causa mais provavel: Revisei todos os conectores minuciosamente, e quando cheguei no regulador de voltagem, o conector femea me pareceu com o encaixe do meio um pouco chamuscado.... sinal me mal contato ou excesso de tensão... Foi aí que eu me lembrei que tinha mandado revisar o alternador pouco antes dos problemas aparecerem.
Comprei outro regulador de voltagem (R$129,00) e parafusei no lugar.
- Aproveitei que comecei e continuei o processo de limpeza (a proprosito foi outra lata de limpa contatos - Desta vez utilizei um produto chamado CONTATMATIC, muito melhor que o outro que eu havia utilizado anteriormente --- recomendo ---!). Achei varios conectores semi-oxidados com aquele pó branco-esverdeado, igual ao que se forma no polo da bateria. O limpa contatos removeu sem problemas.
- Limpei todos os sensores que eu consegui tirar, 2 de temperatura, tps, maf, rotação etc.... (a olho nu, me pareceram em ordem)
- retirei a bobina na esperança de não ser "blindada" mas foi em vão, pois ela é. Aproveitei e mandei limpa contato em todos seus orifícios.
- Achei um pequeno problema no radiador: a tampa não estava vedando corretamente, acabei pagando bem caro em outra tampa (R$ 80,00), pois ninguem tem a tampa na pressão indicada. Aproveitei o lance e esvaziei o radiador novamente (já tinha feito isso a 8 meses) troquei o produto de arrefecimento, e tbm limpei o reservatório de expansão.
- Encontrei uma pequena entrada de ar falsa no duto entre o filtro e a tbi, reparei sem maiores detalhes.
- troquei algumas braçadeiras que aparentemente não tinham problema, só estavam velhas.
Após estes itens corrigidos, BINGO! ....
Acabou-se (Não se apresentou em 1 semana, rotineiramente o "embaralho" ocorria diariamente).
Verifique os seguintes itens: Sistema de lubrificação dos tuchos (citado anteriormente) pode parecer brincadeira mas 1 tucho agarrando fez minha explorer ficar com os mesmo sintomas.