Postado originalmente por
Walter L. L. Casitta
Emerson,
Fui dar uma alhada no meu motor (que apesar de ser um 2.5, é idêntico ao 2.8, a não ser as diferenças que a gente já sabe), pra ver que tinha lá nessa na posição que você indicou e poderia ser fonte desse vazamento. E num é que achei uma mancha preta denunciando que alguma coisa já vazou por ali, no meu motor, naquele mesmo lugar que você indicou na foto (mais acentuada em cima do cabeçote, em volta da cabeça do parafuso).
Apesar de estar acentuada naquele ponto, esta presente em torno da junta de todo o coletor do escapamento.
No meu caso, pelo menos tenho certeza que não é óleo, porque a mancha é solúvel com água. Foi só jogar um pequeno jato de água e ela desapareceu. E agora?
A minha humilde conclusão diz que também no meu motor (+90.000Km) tem ou teve um vazamento de alguma coisa em torno da junta do coletor do escapamento e secou deixando uma espécie de fuligem levemente úmida.
O que vazou lá com certeza não era óleo, 8) porque apesar de ter deixado o meu dedinho preto, saiu completamente com um pequeno jato de água pura. E que também óleo não sai pela junta do coletor do escapamento.
Já que acabei limpando tudo resta continuar observando pra ver o que vai sair de lá. Também, se sai alguma coisa através daquela junta, é porque os parafusos do coletor estão folgados ou a junta precisa ser substituída.
Aos outro que tem Ranger, S10 ou Land, por favor se possível, dêem uma olhada nos seus motores pra ver se acham alguma coisa suspeita (mancha sinistra

) naquele lugar também e contem pra gente.