Bom dia, boa tarde, boa noite, boa madrugada a todos que estiverem lendo

Farei 18 anos em alguns dias e para meu primeiro carro, venho economizando e trabalhando para adquirir - ao contrário de muitos amigos meus que preferem o trio Uno/Palio/Gol - uma Ford Ranger usada, no mínimo com Ar e GNV (se for a Gasolina). Meu pai possui uma Ranger 2008 Cab. Dupla 3.0 Powerstroke, sempre que possível eu dou uma passeada com ela. Motor potente, ultrapassa qualquer veículo num instante e tem um ronco de carro macho. Melhor ainda com o carro parado, em neutra e ficar 'chutando' o acelerador; até hoje não sei o nome técnico, mas aquela inclinadinha que dá, dá pra tirar muita onda

Enfim, pretendo comprar uma Ranger. Gostaria de saber o que olhar nela, quais pontos devo prestar atenção e etc. Coisas normais de se ver num carro que se vai comprar usado, porém não sei esses detalhes (além de passar pro vendedor aquele ar de entendido, podendo assim barganhar bastante no preço hehehehe). Soube que dá pra 'atualizar' a frente de uma 98 com modelos anteriores a de 2010, procede?
Se não for pedir demais, também gostaria de saber a média de preços que vocês dariam, por alto, numa Ranger 97-98 CS com ar e GNV.

Um abraço e desde já, agradeço.

P.S.: A ranger do meu pai não engata o 4x4 Low, uma vez minha sobrinha ficou mexendo no acionador e ninguém percebeu. Do nada o carro engatou na reduzida e depois passou o dia sem conseguir desengatar (imaginem só, usar o carro em asfalto seco e em reduzida), depois do mesmo jeito que engatou, desengatou e até hoje não engata mais. Me falaram que seria problema no sensor de embreagem, porém não consigo encontrá-lo. Se possível gostaria de pedir a algum dono de Ranger modelo 2005-2008 a mostrar, em fotos, aonde fica o sensor. Novamente agradeço